Ricciardo revela que "não conhecia meus pontos fortes" antes dos problemas de 2021
Daniel Ricciardo admitiu as dificuldades que enfrentou em 2021 e revelou um lado positivo da situação. Após um ano com a McLaren, o australiano soube reconhecer seus pontos fortes na F1
Um depois de estrear na McLaren, Daniel Ricciardo reconheceu que "realmente não conhecia seus pontos fortes" como piloto de Fórmula 1. O australiano, que decidira trocar a Renault pela equipe inglesa, viveu um 2021 difícil em que teve enorme dificuldade para se adaptar ao carro laranja. Ainda que tenha vencido o GP da Itália e encerrado um enorme jejum da esquadra de Woking, Daniel admitiu que precisou mudar seu estilo de pilotagem e se ajustar à força ao novo momento.
Na primeira parte do Mundial do ano passado, Ricciardo foi ofuscado pelo companheiro Lando Norris, que foi ao pódio em três oportunidades e chegou a se colocar na terceira posição da tabela. Mas após o triunfo em Monza, o primeiro da McLaren desde 2012, o homem de Perth passou a conquistar resultados melhores.
"Há muito que posso usar daqui para frente, simplesmente porque, sim, me ocorreu que realmente não conhecia mesmo meus pontos fortes", afirmou Daniel durante o lançamento do carro da McLaren, na tarde desta sexta-feira (11). "Eu sabia que poderia ser muito rápido, mas achava que era porque talvez fosse mais corajoso que os outros em curvas de alta velocidade, sem me importar muito, sei lá."
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
A McLaren lançou nesta sexta-feira o MCL36 para a temporada 2022 da F1 (Foto: McLaren)
+McLaren destaca "esforço total" no MCL36, mas prega cautela para "encostar nos líderes"
"Mas, passando por isso, percebi que tudo bem, isso é o que me fez rápido nos últimos anos. Isso é o que realmente dá confiança no carro. É aqui que sou melhor do que os outros", completou.
Ricciardo revelou ainda como foi que descobriu o que precisava fazer para se ajustar melhor à McLaren. "A realidade é que as coisas não têm solução da noite para o dia. Foi preciso trabalhar isso em mim também. E adaptar meu estilo para o carro. Definitivamente, aprendi meus pontos fortes. Acho que minhas fraquezas ficaram mais aparentes, mas foi realmente descobrir tudo isso", emendou.
Um campeonato todo depois, Ricciardo acredita que soube como influenciar melhor o projeto do novo MCL36, para enfrentar menos dificuldades em 2022. "Desde muito cedo, desde quando entrei no carro, estava passando informações sobre o que era diferente da Renault ou da Red Bull, então já estava passando muitos dados", revelou.
O australiano terá a chance de guiar o novo carro da McLaren no fim deste mês, durante a primeira sessão de testes coletivos, em Barcelona, na Espanha.
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.