Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Rosberg vence com sobras GP agitado e abre vantagem na ponta

20 jul 2014 - 10h37
(atualizado às 15h48)
Compartilhar
Exibir comentários

Mais líder do que nunca, Nico Rosberg (Mercedes) confirmou o domínio no campeonato e, aclamado pela torcida em casa, venceu o GP da Alemanha, seguido por Valtteri Bottas (Williams), que conquistou seu terceiro pódio consecutivo. Lewis Hamilton (Mercedes), que largou em 20º, concluiu a prova em terceiro e deu show em sua prova de recuperação.

Confira a classificação da Fórmula 1

Com a quarta vitória na temporada, Rosberg chegou a 190 pontos e ampliou a vantagem sobre seu companheiro, que agora tem 176 pontos. A Mercedes permanece isolada no Mundial de Construtores.

A corrida também ficou marcada por acidentes e uma polêmica. O brasileiro Felipe Massa capotou na primeira volta, o russo Daniil Kvyat teve de deixar seu carro em chamas às pressas e o alemão Adrian Sutil parou no meio da pista nas voltas finais. A escolha da organização do GP em tirar o carro sem a presença do safety car provocou polêmica, pois uma relargada colocaria Hamilton e Bottas na briga pela vitória garantida com tranquilidade pelo piloto da casa.

Logo na primeira volta o brasileiro Felipe Massa (Williams) se envolveu em acidente, assim como na corrida anterior em Silverstone. Desta vez, o piloto da Williams, que largou em terceiro, foi atingido na roda traseira por Kevin Magnussen, da McLaren, e capotou. O acidente provocou a entrada do safety car por duas voltas, e a relargada contou com Rosberg ainda na primeira posição, seguido por Bottas e Sebastian Vettel (Red Bull), que ficou com o terceiro lugar do brasileiro.

Felipe Massa capotou na primeira curva, após bater em Magnussen
Felipe Massa capotou na primeira curva, após bater em Magnussen
Foto: Kai Pfaffenbach / Reuters

A direção de prova de Hockenheim investigou a batida e considerou o incidente normal. Por isso Magnussen não foi punido e permaneceu na prova, já que seu carro não sofreu os mesmo problemas que Felipe Massa.

Na sequência da corrida, as Mercedes, que lideram o campeonato, chamaram a atenção nas pontas opostas. Enquanto o alemão Rosberg, que correu em casa, liderava com sobras, Lewis Hamilton, que teve problemas nos freios nos treinos livres de sábado e largou em 20º após troca da caixa de câmbio, fez uma corrida de recuperação. O inglês ganhou dez posições em doze voltas, e em uma manobra ultrapassou Kimi Raikkonen (Ferrari) e Daniel Ricciardo (Red Rull), alcançando a sétima posição ainda na 13ª volta. 

Carro de Kvyat pegou fogo
Carro de Kvyat pegou fogo
Foto: Christopher Lee / Getty Images

Com estratégia ousada da Mercedes, Hamilton parou apenas na volta 17, e chegou a ficar em segundo lugar, atrás de seu companheiro, que não teve a primeira posição ameaçada em nenhum instante.  Na luta pelo pódio, Bottas, Vettel e Alonso duelaram bastante, e Hamilton permaneceu alternando as posições e tentando chegar.

O GP da Alemanha teve mais momentos de sustos. Na volta 46 o carro do russo Daniil Kvyat (Toro Rosso) pegou fogo e o piloto precisou sair às pressas, com um certa demora até a chegada da equipe de apoio com os extintores. E na 50ª volta, Adrian Sutil não conseguiu controlar sua Sauber e rodou na curva. O piloto saiu, mas o carro ficou parado em local perigoso, que foi sinalizado com bandeiras amarelas para que os outros pilotos diminuíssem a velocidade. A entrada do safety car chegou a ser cogitada, mas foi evitada pela direção de prova. 

Nas últimas voltas uma briga entre Riccardo e Alonso, pela quinta posição, foi emocionante, e o ambos trocaram posições, passando a linha de chegada muito próximos, mas com o espanhol em vantagem.  

Confira o resultado oficial do Grande Prêmio da Alemanha:

Posição Piloto País Equipe Tempo
1 Nico Rosberg ALE Mercedes 67 voltas
2 Valtteri Bottas FIN Williams Mercedes +20s7
3 Lewis Hamilton GBR  Mercedes +22s5
4 Sebastian Vettel ALE Red Bull Renault +44s
5 Fernando Alonso ESP Ferrari +52s4
6 Daniel Ricciardo AUS Red Bull Renault +52s5
7 Nico Hulkenberg ALE Force India Mercedes +64s1
8 Jenson Button GBR McLaren Mercedes +84s7
9 Kevin Magnussen DIN McLaren Mercedes +1volta
10 Sergio Perez MEX Force India Mercedes +1volta
11 Kimi Raikkonen FIN Ferrari +1volta
12 Pastor Maldonado VEN Lotus Renault +1volta
13 Jean-Eric Vergne FRA Toro Rosso Renault +1volta
14 Esteban Gutierrez MEX Sauber Ferrari +1volta
15 Jules Bianchi FRA Marussia Ferrari +1volta
16 Kamui Kobayashi JAP Caterham Renault +2voltas
17 Max Chilton GBR Marussia Ferrari +2voltas
18 Marcus Ericsson SUE Caterham Renault +2voltas
Não completou Adrian Sutil ALE Sauber Ferrari  
Não completou Daniil Kvyat RUS Toro Rosso Renault  
Não completou Romain Grosjean FRA Toro Rosso Ferrari  
Não completou Felipe Massa BRA Williams Mercedes  

Fonte: Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade