Rowland vê grid da FE superior ao da F1 e diz: "Leclerc e Russell não dominariam aqui"
Titular da Mahindra acredita que o nível dos competidores na categoria de carros elétricos é mais alto e, por isso, nem os pilotos da Fórmula 1 seriam capazes de ganhar títulos ou corridas de forma consecutiva
Lewis Hamilton e Max Verstappen são os maiores nomes da Fórmula 1 atualmente, e, nos últimos anos, a principal categoria do esporte a motor está vendo os dois pilotos enfileirarem títulos e vitórias de forma consecutiva. Mas isso não significa que eles teriam facilidade em outros campeonatos, como a Fórmula E.
A opinião um tanto 'controversa' é de Oliver Rowland, titular da Mahindra na classe dos carros elétricos. Ao contrário do que já foi visto na F1, a FE nunca teve longos períodos de domínio. O maior foi quando Jean-Éric Vergne conquistou o bicampeonato nas temporadas 2017-18 e 2018-19. Ainda assim, nesse período, o francês conseguiu 'apenas' sete vitórias ao longo de 25 corridas.
Relacionadas
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
É por isso que Rowland acredita que repetir esse feito na categoria dos carros elétricos é algo impossível, já que "a média na FE é maior que na Fórmula 1".
"Não acho que você poderia colocar qualquer piloto de F1 na Fórmula E onde eles venceriam facilmente", disse Rowland.
"Acho que Max [Verstappen] é o destaque na F1 no momento em termos de ritmo, talento e habilidade natural. [Mas] eu avalio muito os outros, especialmente os mais jovens como Charles [Leclerc] e George [Russell], mas eles não viriam aqui e dominariam", continuou o inglês.
Leclerc e Russell são considerados jovens promessas e futuros campeões mundiais que, em breve, serão líderes absolutos de suas respectivas equipes — Ferrari e Mercedes. No entanto, isso não muda a opinião de Rowland, que continua a cravar que eles não seriam dominantes, pois conhece suas capacidades desde as categorias de base.
"Já corri contra eles [nas categorias juniores] e conheço o nível deles. Eu diria que a média aqui [na FE] é melhor [que na F1]. Gostaria de recebê-los aqui a qualquer momento", finalizou.
A Fórmula 1 tem retorno previsto para 5 de março, dia que marca a abertura da temporada 2023 com o GP do Bahrein.
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.