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Sainz cobra FIA e pede punição "rigorosa" para Red Bull por violação do teto de gastos

Carlos Sainz pediu para que a Red Bull seja punida por ultrapassar o limite do teto orçamentário de 2021, argumentando que qualquer dinheiro gasto no desenvolvimento do carro torna a disputa injusta na F1

15 out 2022 - 04h31
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Carlos Sainz acredita que Red Bull merece punição por extrapolar teto de gastos de 2021
Carlos Sainz acredita que Red Bull merece punição por extrapolar teto de gastos de 2021
Foto: Toshifumi Kitamura/AFP / Grande Prêmio

A polêmica que tomou conta da Fórmula 1 com a divulgação da FIA sobre a infração ao teto orçamentário de 2021 por parte da Red Bull continua reverberando no paddock, e agora foi a vez do espanhol Carlos Sainz comentar sobre o assunto. Apesar de evitar emitir opiniões sobre o tema, o piloto da Ferrari fez questão de ressaltar que o regulamento já prevê punições para aqueles que desrespeitarem o limite de gastos pré-estabelecido.

"Isso é para a FIA", disse Sainz, se esquivando de comentar sobre o assunto. "Eles precisam agir sobre o que acreditam que sejam as regras. É para isso que existe o regulamento e também as penalizações que já estão determinadas, dependendo de quanto você ultrapassar o teto orçamentário", alegou.

Apesar da confirmação por parte da FIA de que a Red Bull de fato infringiu o regulamento, a quebra no teto de gastos foi considerada "mínima" pela entidade, que ainda não divulgou qual será a punição dos austríacos. Sainz, por sua vez, espera que "eles sejam punidos de acordo com a infração".

Sainz destacou a importância do desenvolvimento do carro, principal objetivo das equipes na F1
Sainz destacou a importância do desenvolvimento do carro, principal objetivo das equipes na F1
Foto: Ferrari / Grande Prêmio

A entidade revelou que a Aston Martin quebrou os procedimentos das regras financeiras, enquanto a Red Bull, campeã de pilotos na temporada passada com Max Verstappen e também do campeonato de 2022, quebrou regras de procedimentos e gastos menores acima do limite orçamentário.

O órgão confirmou que, por ser o primeiro ano da aplicação do regulamento orçamentário, a FIA se limitou em apenas em revisar as documentações enviadas e não realizou uma investigação formal sobre. A administração orçamentária ainda estuda a punição que será dada para as duas equipes, e que mais informações sobre serão divulgadas de acordo com as regras.

Sainz destacou a importância de se ter mais dinheiro para desenvolver o carro, objetivo de absolutamente todas as equipes presentes na Fórmula 1. Por fim, o piloto disse esperar por uma punição pesada à equipe austríaca.

Christian Horner ficou furioso com as declarações dos rivais, mas depois viu a FIA confirmar a infração
Christian Horner ficou furioso com as declarações dos rivais, mas depois viu a FIA confirmar a infração
Foto: Mark Thompson/Getty Images / Grande Prêmio

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"Nós todos sabemos o quão importante é o desenvolvimento na Fórmula 1 — é tudo", ressaltou o piloto da Ferrari. "É o coração da Fórmula 1. Então, se você ignora essa regra, é claro que precisa haver uma punição rigorosa", encerrou.

teto orçamentário foi introduzido na F1 no ano passado e, de início, fixado em US$ 145 milhões (R$ 782 milhões, na cotação atual). Para 2022, a entidade optou por reduzi-lo em US$ 5 milhões (R$ 26 milhões), mas permitiu um acréscimo de 3,1% com o campeonato em andamento por correção inflacionária. Mesmo assim, as equipes do grid, sobretudo as ponteiras (Red Bull, Mercedes e Ferrari), já fizeram várias reclamações públicas sobre como o limite de gastos compromete o trabalho de desenvolvimento do carro.

A Fórmula 1 volta às atividades com a disputa do GP dos Estados Unidos, em Austin, marcado para acontecer entre os dias 21 23 de outubro.

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