Teto Orçamentário x Red Bull: acordo com a FIA à vista?
As notícias que chegam de Austin é que a FIA teria proposto um acordo para a Red Bull para resolver a questão do teto orçamentário.
Este se tornou a grande notícia da F1 nos últimos tempos e mais uma vez a política toma o espaço dos feitos esportivos. Porém, como o teto orçamentário tornou-se um dos pilares da nova F1 para a Liberty Media, a coisa toma uma forma diferente.
Desde a divulgação pela FIA de que a Red Bull havia cometido uma “pequena brecha de desembolso”, uma imensa onda de calor atingiu o paddock e o público. Os defensores da Red Bull vieram na mesma velocidade daqueles que atacavam os taurinos. Muita coisa foi dita e escrita..., mas afinal de contas, o que realmente aconteceu?
Tão logo a notícia apareceu, uma série de versões começaram a ser citadas. Inicialmente, seria uma discordância de como as despesas de saúde e alimentação do pessoal estavam sendo contabilizadas. Posteriormente, foi dito que seria a apropriação do salário de Adrian Newey, que não entraria na lista dos técnicos que não entrariam no teto. De concreto, nada.
Nesta quinta (20), duas notícias acabaram botando mais fogo nesta fogueira: Primeiro, de que a Red Bull convocaria uma coletiva de imprensa na sexta pela manhã para dar a sua versão sobre a “pequena brecha de desembolso” constatada pela FIA. Segundo, trazido pelo Andrew Benson da BBC, que a FIA teria oferecido um acordo para a Red Bull para tratar a questão.
Soa parecido com o “acordão” fechado com a Ferrari no início de 2020 e que até hoje pouco se sabe. De acordo com Benson, a FIA teria deixado a opção da Red Bull aceitar o acordo ou deixar a coisa seguir o seu curso e ir para a avaliação do painel de gestão.
A pressão sobre a FIA tem aumentado muito. Como dito antes, a implantação do teto orçamentário é algo que se pensava inimaginável tempos atrás. E como até bem-dito por um colega no Twitter mais cedo, estes caras já estão acostumados a tratar das “áreas cinzas” dos regulamentos técnicos. Por que não fariam o mesmo aqui?
O fato é que o regulamento financeiro prevê “atenuantes” para aqueles que “agirem de boa-fé”. E a FIA deixou claro quando divulgou que todos colaboraram, embora a Red Bull tenha se revelado “surpresa” com o anúncio de que não havia cumprido o teto orçamentário.
Caso a Red Bull escolha não fechar o acordo, previsto no regulamento (Art 6.28 citado acima) a questão é levada para o Painel de Avaliação do Teto Orçamentário formado pela FIA. Ele tem um mínimo de 6 e máximo de 12 juízes em sua composição. Atualmente, sabe-se o nome de 4 deles. No fim de 2020, a FIA indicou três nomes, aprovados pela Assembleia Geral da entidade: os britânicos Christopher Stoner (experiente em arbitragem esportiva), Tiran Gunawardena (especialista em direito esportivo) e o Secretário Geral do Paris Saint Germain, Victoriano Melero. Em 2021, foi indicado o irlandês Niall Geaney. Pelo menos um grupo de 5 equipes tem direito a indicar representantes para a composição do Painel.
Os procedimentos de como será feito estão descritos no Artigo 7 do Regulamento Financeiro. Pelo menos 3 juízes serão indicados para analisar o caso, sendo que um tem que ser vindo da indicação de pelo menos 5 equipes. Então começam a ser ouvidas as partes, podendo ser convocadas testemunhas ou observadores. É de escolha deste painel definir se tudo será tratado confidencialmente ou as audiências serão públicas.
Uma vez as partes sendo ouvidas e os juízes estando satisfeitas com o material que tiveram acesso, uma decisão é tomada e pode ser unanime ou por maioria de votos. Salvo as informações consideradas confidenciais, toda a publicidade será dada ao caso. Caso alguma parte se sinta prejudicada, pode levar recurso a Corte Internacional de Apelos da FIA.
Como pode se notar, a FIA tem seus métodos e tempos. Claramente deixa a porta para evitar que se estenda mais esta situação. Isso não é necessariamente ruim. Porém, como já foi dito por muitos, inclusive aqui, pode se abrir um grande e péssimo precedente. A melhor coisa agora seria deixar claro qual é exatamente o problema, dar um tratamento exemplar e olhar adiante. Mas que o cheiro de forno esquentando está aumentando....