Tsunoda e Lawson trocam de lugares: impaciência ou estratégia?
Após as discussões nos últimos tempos, Red Bull confirma Yuki Tsunoda na Red Bull no lugar de Liam Lawson já no GP do Japão.
Existem certos padrões na F1. Quando se começa a ler nos principais meios de informação o termo em inglês “set to” (algo como “pronto para”) é que se trata de algo vai acontecer em questão de tempo. A bola da vez foi a troca de Liam Lawson por Yuki Tsunoda no mundo Red Bull a partir do GP do Japão, na próxima semana. A conversa começou ainda na China e o alarme veio da Holanda. Posteriormente, a coisa correu como um rastilho de pólvora e se confirmou nesta quinta (27/03).
Há quem argumente que a Red Bull não é uma máquina de moer pilotos. Segundo estes defensores, o time não é um daqueles que prefere sangrar lentamente, mas busca performance rapidamente, numa visão competitiva e extremamente pragmática. Porém, a mudança feita somente após duas provas foge até mesmo dos breves padrões estabelecidos pelos taurinos, embora já tenham acontecido antecedentes: Robert Doornbos fez 3 provas em 2006 e Vitantonio Liuzzi fez 4 provas em 2005.
Não teremos acesso a todos os dados que fizeram a Red Bull tomar este tipo de decisão. Não se pode negar que o desempenho fraco de Lawson nas duas primeiras provas tenha pesado aqui. Porém, abre muitas linhas de pensamento...
A primeira é a de que Red Bull teria se equivocado em subir Lawson após 11 corridas ao invés de Tsunoda. O neozelandês é um daqueles pilotos que é cuidadosamente criado há tempos na chocadeira do Dr. Helmut Marko e não foi falta de informação sobre. Podemos até dizer que o mesmo aconteceu com Tsunoda, mas em uma escala menor. Não podemos esquecer que o japonês é um piloto Honda que foi incorporado ao programa Red Bull.
Já houve uma certa comoção ano passado quando o anúncio de Lawson foi feito logo depois de Tsunoda ter feito testes na Red Bull e, aparentemente, ter feito um bom desempenho. Porém, o time optou por seguir com um dos seus “puros”, enquanto Tsunoda seguia na Racing Bulls.
Não temos acesso a todos os dados, mas pode se acreditar na linha que a Red Bull tenha optado por Lawson justamente por ser um dos seus desde sempre e por acreditar que Tsunoda não tivesse mais espaço para crescimento, mesmo com mais vivência na categoria.
O segundo ponto seria que Lawson simplesmente não se adaptou ao RB21. Aqui, entra o ponto do artigo escrito dias atrás sobre a Red Bull ter uma Verstappendependencia (ver aqui). Embora não se possa afirmar que o time técnico faça um carro voltado para o gosto de Max, ele é quem mais se adapta aos caprichos do carro. E o outro piloto que se vire. Lawson é mais novo exemplo após 2 corridas.
Aqui reside também um grande problema: se Tsunoda também não tenha um bom desempenho no segundo carro da Red Bull, como é que faz? Aí ficaria claro que o problema reside no carro e teria que se fazer um grande ato de desagravo a todos que passaram por ali. Sem contar o trabalho de tentar deixar o carro mais “dirigível”. Hoje o time não muitas tem opções razoáveis para uma possível falha de Tsunoda. Subir Hadjar? Voltar Lawson? Promover Lindblad? Trazer Ricciardo de volta?
Será interessante ver Tsunoda na Red Bull em Suzuka. Ele pedia por uma chance e finalmente a terá (fator Honda entrou em ação aqui). Como valerá a pena ver como será o desempenho de Lawson na Racing Bulls, em uma pista que ele conhece dos seus tempos de Super Fórmula, em um time que conhece bem e, aparentemente, em um carro mais “controlável”.
Como disse antes, não temos todos os dados que levaram à decisão. Mas a duvida é agora: agir no impulso ou ser frio para garantir resultados mais à frente?
Existem outras nuances aqui nesta situação, como o real papel das Academias na formação de pilotos, a busca da Red Bull por um novo Verstappen a qualquer custo para garantir a linhagem, até onde se deve ter paciência com um piloto... Porém, isso é conversa para outros artigos. A máquina de moer carne do Dr. Marko segue implacável e a F1 segue sendo um campo extremamente duro de competição. Trocas deste tipo foram feitas antes e algumas deram certo. A ver.