Tsunoda mira seguir na AlphaTauri, mas atrela renovação ao que "acontece nos bastidores"
Japonês disse sentir que Helmut Marko quer mantê-lo, mas frisou que preferiria saber de uma vez qual será o futuro na Fórmula 1. Piloto de 22 anos disse não ver muitos motivos para deixar AlphaTauri
McLAREN SEM RICCIARDO (E SEM PALOU TAMBÉM?) + AUDI PERTO DA FÓRMULA 1 | TT GP #66
Yuki Tsunoda afirmou que a permanência na AlphaTauri na temporada 2023 depende de "coisas que estão acontecendo nos bastidores". O japonês, porém, disse sentir que Helmut Marko, consultor da Red Bull, deseja mantê-lo na estrutura da fábrica de energéticos.
O mercado de pilotos da Fórmula 1 vive um momento de ebulição desde o anúncio da aposentadoria de Sebastian Vettel. Fernando Alonso deixou a Alpine para substituir o alemão da Aston Martin, enquanto Oscar Piastri negou a vaga do espanhol, possivelmente para ocupar o lugar de Daniel Ricciardo, que teve o contrato com a McLaren encerrado mais cedo. Enquanto isso, a Williams renovou com Alex Albon.
Yuki Tsunoda admitiu pressão por não ter futuro definido (Foto: AlphaTauri)
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Apesar do assento livre, Franz Tost, chefe da AlphaTauri indicou anteriormente que Tsunoda tinha uma "boa chance" de manter o lugar. Ainda assim, o piloto espera uma posição mais sólida da equipe.
"Nós dois, claro, queremos seguir no próximo ano, mas as coisas estão acontecendo nos bastidores, então depende disso", disse Tsunoda. "Ainda não sei o que está acontecendo. Mas, do meu lado, eu gostaria de ficar com a AlphaTauri. Para mim, não há muita razão para que não possa ficar aqui", ponderou.
Tsunoda chegou à Fórmula 1 também graças ao apoio da Honda, que deixou o campeonato no fim do ano passado como Construtora, mas ainda mantém uma parceria não só com a AlphaTauri, mas também com a Red Bull.
Questionado se existem complicações comerciais ou relacionadas à Honda para a renovação do contrato, Tsunoda respondeu: "Bom, não posso dizer nada em relação a isso".
"Em relação a mim, o que posso fazer agora é focar em mim e fazer o resultado. É o que posso fazer", frisou.
Ainda, Yuki contou que a impressão que tem de Helmut Marko, consultor da Red Bull, é que "ele quer me manter", mas torceu por uma decisão rápida.
"Claro que eu gostaria de ter uma resposta o mais rápido possível", declarou. "Para ser sincero, não estou tendo uma vida completamente confortável agora, pois tem um pouco de pressão, algo assim. Então, é, se tivesse essa informação o mais cedo possível, sentiria mais confiança e poderia focar totalmente em mim", encerou.
No segundo ano na Fórmula 1, Tsunoda soma 11 pontos em 2022 e ocupa a 16ª colocação no Mundial de Pilotos. O piloto de 22 anos, porém, tem só cinco pontos a menos do que Pierre Gasly, o companheiro de equipe.
5 MOTIVOS PARA ACOMPANHAR O FIM DA TEMPORADA 2022 DA FÓRMULA 1
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.