Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

TV belga suspende comentarista que chamou Stroll de "autista" durante GP da Áustria

Lionel Froissart se referiu a Lance Stroll como "o autista" durante o GP da Áustria, num tom totalmente pejorativo. A emissora disse que abriu investigação para apurar o que motivou o "incidente"

13 jul 2022 - 11h48
(atualizado às 11h51)
Compartilhar
Exibir comentários
Lance Stroll
Lance Stroll
Foto: Aston Martin / Grande Prêmio

O comentarista do canal RTBF Sport, da Bélgica, Lionel Froissart, foi suspenso pela emissora após se referir a Lance Stroll em tom pejorativo durante o GP da Áustria, disputado no último domingo. Durante um determinado momento na transmissão da corrida, Froissart se referiu ao canadense como "o autista".

O comentário capacitista — que discrimina pessoas deficientes por uma preconcepção sobre a capacidade delas — foi imediatamente repreendido pelo colega Gaetan Vigneron: "Isso é muito pesado, você foi longe demais". Mas Froissart deu de ombros, dizendo ainda que "francamente, a verdade é essa".

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Lance Stroll foi alvo de comentários pejorativos (Foto: Aston Martin)

A RTBF Sport emitiu uma nota de repúdio, condenando a atitude do comentarista. "A RTBF condena veementemente as palavras usadas no domingo, 10 de julho, pelo consultor Lionel Froissart durante o GP da Áustria. Associar o autismo com a forma de comunicação de um piloto é errado e totalmente inconsistente com os valores da RTBF", disse a nota.

A emissora ainda prometeu investigar o caso para entender a razão de o comentário em tom de ofensa ter sido feito. "Será feita uma investigação interna para ouvir todos os envolvidos. Queremos entender detalhadamente o que pode ter provocado este incidente. Enquanto aguardamos o resultado dessa investigação, a RTBF não vai trabalhar com o consultor em questão até novo aviso", completou.

O caso é mais um que entra para a lista de insultos e ofensas em série com os quais a F1 lidou nos últimos dias. Primeiro, Lewis Hamilton foi alvo de comentários racistas e homofóbicos da parte de Nelson Piquet durante uma entrevista feita ano passado. O caso repercutiu no mundo todo e provocou reações de praticamente todo o grid em apoio ao heptacampeão.

O GP da Áustria, além de casos de racismo e homofobia nas arquibancadas, também trouxe uma face obscura, porém que não é novidade nos autódromos: o assédio contra mulheres. Durante o último fim de semana, várias torcedoras compartilharam nas redes situações de importunação sexual — como a fã de Hamilton que teve o vestido levantado e ouviu que torcedores do inglês não mereciam respeito.

A F1 também se manifestou sobre o caso, prometendo ações. Pilotos como Sebastian Vettel e Hamilton, no entanto, cobraram atitudes mais contundentes por parte da categoria para proibir o acesso dessas pessoas aos circuitos.

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade