Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Um carro chamado Senna

Projeto pensado por dois ex-McLaren, um esportivo com o nome de Senna foi pensado para fabricação no Brasil, mas não foi à frente...

1 mai 2024 - 12h40
Compartilhar
Exibir comentários
McLaren F1: esta seria a base do futuro esportivo Senna
McLaren F1: esta seria a base do futuro esportivo Senna
Foto: Sotherby's

Ao longo desses 30 anos sem Ayrton Senna, muitos projetos foram desenvolvidos em torno de seu nome. Afinal de contas, não é só um modo de deixar o legado vivo, mas também de gerar recursos para o trabalho desenvolvido pelo Instituto Ayrton Senna, que é custeado em boa parte desta forma.

Um deles foi comentado, mas fica escondido no meio de tantos outros e, infelizmente, não aconteceu: o projeto de um carro chamado Senna.

Pode soar como uma piada de mal gosto, mas não. Entre 2002 e 2006, este projeto realmente existiu e foi conduzido por Creighton Brown. Brown foi uma figura importantíssima na McLaren nos anos 80 e 90. Ele entrou na equipe junto com Ron Dennis (de quem era sócio na Project 4) em 1980 e ajudou no crescimento do time. Uma das ações foi a estruturação da área automotiva do time.

Senna e Brown tiveram uma grande amizade, tanto que o brasileiro foi padrinho de uma das filhas de Brown e as famílias ficaram próximas. Tanto que, quando saiu da McLaren, Brown se lançou a tentar fazer um projeto impressionante: um carro com o nome de Senna.

Casado com uma brasileira, Brown se radicou no Brasil e começou a buscar parceiros para a empreitada. A concepção inicial previa a construção de um complexo em Santa Catarina, que envolveria uma fábrica para montagem de carros e uma pista para testes e competição.

Para mostrar que não era um devaneio. Gordon Murray, ex-projetista da Brabham e Mclaren, inclusive aqui concebendo o McLaren F1, foi contratado para projetar o carro, que seria um esportivo insinuante, justamente tendo como base o supercarro britânico. Além disso, haveria também o licenciamento da montagem do TVR Tuscan.

Um grande terreno foi adquirido às margens da BR-101 em Joinville para este projeto. A ideia era tornar a fábrica, a South American Sports Cars, uma base de exportação e parte dos lucros seriam revertidos para o Instituto Ayrton Senna, que aprovava oficialmente a iniciativa.

Porém, diversas promessas de investimento não cumpridas fizeram a iniciativa patinar. Ainda se pensou em mudar a concepção para um minicarro também pensado por Murray, mas um câncer apareceu em Brown e não permitiu ir à frente. Tanto que o terreno foi leiloado para pagar dívidas.

Creighton Brown morreu em 20 de agosto de 2006 em Edinburgo (Escócia) sem ver seu sonho realizado. Seu nome apareceu nas redes nos últimos tempos pelo fato do McLaren F1 que era seu ir a leilão pela Sotherby’s no próximo mês. O carro já havia sido vendido anteriormente em 2021, mas o que chama a atenção é a baixa quilometragem: pouco mais de 400 km em 30 anos...  

Parabólica
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade