Verstappen critica safety-car da Aston Martin: "Tão devagar quanto uma tartaruga"
Piloto da Red Bull reclamou que não conseguiu esquentar corretamente a temperatura dos pneus com a falta de velocidade do carro de segurança da Aston Martin
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O carro de segurança foi acionado por duas vezes no GP da Austrália de Fórmula 1: na segunda volta, quando Carlos Sainz foi parar na brita, e na volta 23, após o acidente de Sebastian Vettel. Em ambas ocasiões, Max Verstappen ficou logo atrás do líder Charles Leclerc. Após a corrida, o holandês reclamou da falta de velocidade do safety-car e expressou preocupação quanto à regulagem de temperatura dos pneus.
Vale lembrar que, desde 2021, a Mercedes faz um revezamento de fornecimento do safety-car e do carro médico da F1 com a Aston Martin. Em Melbourne, foi a vez dos ingleses.
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Safety-car da Aston Martin (Foto: F1/Divulgação)
"Temos pouca aderência e o safety-car estava pilotando muito devagar, parecia uma tartaruga. Inacreditável. Andar a 140 km/h na reta, quando não havia nenhum carro danificado na pista, me faz não entender porque estávamos tão devagar. Temos que investigar isso", esbravejou Verstappen, atual campeão mundial e com somente 25 pontos somados nas três primeiras corridas da F1 2022.
"Com certeza o safety-car da Mercedes é mais rápido por conta da aerodinâmica extra, porque esse da Aston Martin é realmente devagar. Definitivamente precisa de mais ritmo, porque nossos pneus estavam muito frios. No momento, a maneira com a qual estamos pilotando atrás do carro de segurança é bem terrível", continuou o piloto da Red Bull.
Também após a corrida, Charles Leclerc deu sua opinião sobre o assunto. Segundo o ferrarista, a reclamação de Verstappen é justificável. No entanto, o monegasco saiu em defesa de Bernd Maylander, piloto do carro de segurança.
Leclerc defendeu o safety-car da Aston Martin (Foto: Ferrari)
"Para ser sincero, tudo sempre parece devagar quando estamos dentro dos carros. É muito difícil, especialmente nos compostos que estávamos usando na hora, os duros. Estava com muitas dificuldades de colocar temperatura neles. Honestamente, eu queria reclamar, mas então vi o quanto o safety-car estava deslizando nas curvas e pensei que não havia mais nada que ele poderia fazer. Não quis colocar pressão", analisou Leclerc.
Bernd Maylander foi perguntado depois da disputa em Melbourne quanto às críticas de Verstappen, mas preferiu focar no que o atual líder do Mundial de Pilotos teve a dizer. "Claro que é bacana que Charles (Leclerc) viu que eu estava absolutamente no limite. Era tudo que eu poderia fazer", disse o piloto à revista alemã Auto Motor und Sport.
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