Verstappen defende estrategista da Red Bull e cobra controle das redes sociais
Hannah Schmitz e Yuki Tsunoda, da AlphaTauri, foram alvos de diversas críticas e mensagens de ódio na internet, que os acusavam de conspirar para beneficiar Verstappen na Holanda. O campeão mundial quer uma atenção maior das empresas para mediar esses comentários
Max Verstappen não está nada satisfeito com as críticas que sua estrategista, Hannah Schmitz, sofreu após o GP da Holanda, etapa vencida pelo atual campeão mundial. A britânica foi alvo nas redes sociais com muitas mensagens de ódio direcionadas a ela.
O triunfo de Max em Zandvoort veio após o acionamento do safety-car virtual (VSC) por conta de um pneu solto de Yuki Tsunoda, da Alphatauri e equipe B da Red Bull. Isso levou a a diversas teorias de conspiração, que alegaram conchavo entre os times. A equipe de Faenza divulgou um comunicado após a corrida afirmando que as acusações eram "inaceitáveis, falsas e completamente desrespeitosas".
Verstappen, perguntado sobre o tema, parabenizou a AlphaTauri pela atitude, mas ressaltou que isso não deveria nem estar sendo discutido. "Em primeiro lugar, pensar sobre esse tipo de coisa é ridículo por si só, porque como pode pensar que isso pode ser possível neste esporte?", indagou.
Hannah Schmitz sofreu com diversas críticas nas redes sociais após vitória de Verstappen na Holanda (Foto: Mark Thompson/Getty Images)
E é neste cenário que entra Hannah, que estava entre os alvos dos teóricos da conspiração e foi defendida por Max. "Ela é uma pessoa muito forte, sabe o que está fazendo. Não preciso dizer isso a ela o tempo inteiro, por isso, não devemos dar atenção porque essas pessoas não merecem."
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
O holandês credita a responsabilidade da publicação destas mensagens anônimas de ódio às empresas de mídia social. Na visão dele, como tudo é aberto, as pessoas podem dizer o que quiser, sem qualquer responsabilidade. "Acho que precisa jogar uma lupa sobre esse problema. Essas organizações precisam abrir os olhos para isso, porque há a chance de criar outros tipos de contas e seguirem destilando raiva, mesmo com o IP bloqueado."
Verstappen seguiu com as críticas às instituições, alegando que são pessoas com inteligência suficiente para contornar essa questão. "São eles quem precisam solucionar o problema, as mídias sociais seguem em uma crescente. Em geral, são ferramentas muito interessantes, mas por outro lado, um pouco negativas. Acusar-nos de jogo sujo é ridículo", completou.
Yuki Tsunoda foi acusado de fazer conchavo para beneficiar Verstappen em Zandvoort (Foto: AFP)
Por fim, deu de ombros a essas teorias de conspiração, afirmando que não o tiram do sério. "Espero que, em um futuro muito breve, essas coisas não sejam mais possíveis de fazer. Somos uma equipe forte e nos concentramos apenas em nosso trabalho", falou Verstappen.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Itália de Fórmula 1. O TL2 está marcado para logo mais, às 12h (de Brasília).
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.