Verstappen diz que chegou a duvidar de título, mas que "nunca imaginou tantas vitórias"
Ao receber o troféu de campeão mundial de Fórmula 1, Max Verstappen fez uma análise da temporada 2022. O holandês afirmou que, apesar do domínio imposto ao longo do ano, chegou a hesitar sobre a chance de título. No entanto, destacou o papel da Red Bull no desenvolvimento do RB18 e na capacidade de reação da equipe
Max Verstappen enfim recebeu o troféu de campeão da Fórmula 1 2022. Em cerimônia realizada na sexta-feira última, na Itália, o holandês fez também uma avaliação da conquista do segundo título - que foi muito diferente do primeiro, quando a disputa se estendeu até a corrida final. Desta vez, Verstappen garantiu a taça com quatro provas de antecedência após dominar o campeonato. Só que, apesar da impressionante atuação, Max revelou que chegou a duvidar de que seria possível arrebatar o Mundial deste ano.
É bem verdade que a Red Bull se impôs ao longo de 2022, especialmente diante de uma temporada inconstante também da rival Ferrari. No entanto, no início do campeonato, os taurinos enfrentaram problemas de confiabilidade. Max abandonou duas das três primeiras etapas - Bahrein e Austrália. E foi nesse momento que achou que a jornada pudesse ter um desfecho mais complicado e de menos sucesso. O ponto de virada foi a união da equipe, de acordo com o holandês.
"Tivemos um início de ano muito difícil. Eu disse a certa altura que não acreditava mais no título, mas vi como o time realmente se manteve unido e conseguimos mudar as coisas muito rapidamente", contou o dono do carro #1.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Verstappen ainda reforçou que, por conta desse trabalho, o campeonato deste ano acaba sendo também mais saboroso. "Ganhamos [títulos] de pilotos e construtores, tivemos muitas vitórias como equipe, então eu diria que este ano é melhor e mais gratificante".
"Acho que fomos mais competitivos neste ano. Além disso, acho que foi mais legal por causa da forma como trabalhamos neste ano, como equipe o tempo inteiro."
O bicampeão também se mostrou surpreso com o número de vitórias em 2022. O holandês bateu o recorde de triunfos em uma única temporada ao vencer 15 corridas das 22 do calendário. "Todas as vitórias que conquistamos é algo que eu nunca poderia imaginar na minha vida. Depois do ano passado, ganhando dez, eu pensei: 'Se eu puder fazer algo assim de novo, seria incrível'", contou.
Verstappen terminou o ano com 146 pontos de diferença para Charles Leclerc, o vice-campeão, enquanto a Red Bull impôs 205 para a Ferrari.
*Texto escrito por Carol Sales
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.