Verstappen diz que F1 "teria uma chance" de realizar corrida
Holandês afirma que "não venceu como gostaria" e que a solução para que GP da Bélgica acontecesse normalmente seria não ter adiado a largada
Se o sábado foi caótico por conta da chuva intensa no circuito de Spa-Francorchamps, o domingo de corrida conseguiu ser ainda mais confuso. Depois de incertezas, um adiamento de mais de três horas e, enfim, relargada — que aconteceu exatamente às 13h17 (de Brasília) — atrás do safety-car, a direção de prova da FIA decidiu por fazer duas voltas, estender bandeira vermelha, encerrar a prova e dar metade dos pontos ao top 10 do grid de largada.
É a primeira vez desde o GP da Malásia de 2009 que uma corrida termina em distribuição de metade dos pontos. O resultado dessa não-corrida? Max Verstappen vencedor e saindo do GP da Bélgica com 199.5 pontos, diferença de três para o líder Lewis Hamilton. Ainda assim, o holandês não ficou 100% satisfeito com o que aconteceu ao longo do dia.
Na parte da manhã e diante de condições tão extremas, a direção de prova primeiramente anunciou que o procedimento de largada para o horário previsto anteriormente, 10h (de Brasília, 15h pelo horário local). Mas a chuva recrudesceu e a escolha foi adiar o início de fato da corrida. Max Verstappen, dono da pole-position, não se mostrou satisfeito com o adiamento. O piloto mais tarde explicou que, para ele, a solução para a F1 seria começar a corrida no horário original, já que o temporal só aumentou.
Por isso, Verstappen também diz entender a decisão da Federação Internacional do Automobilismo (FIA): "É assim que as regras são escritas. Eles (dirigentes) precisam de um resultado. Não é a maneira mais agradável de obter resultados, mas era impossível (correr) pelas condições climáticas. Se alguém batesse na Eau Rouge, poderia se machucar bem feio. A aderência era extremamente baixa e o tempo não melhorou".
A Fórmula 1 volta a acelerar já no próximo fim de semana, com o retorno do GP da Holanda ao calendário da categoria, abrindo as disputas de setembro no reformado circuito de Zandvoort.