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Verstappen estava fora da posição de largada? Como a FIA viu

Várias imagens que apareceram dando a entender que Verstappen estava fora do lugar de largada na Austrália, a FIA disse que não. Entenda

2 abr 2023 - 07h17
(atualizado às 18h35)
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Esta foto circulou nas redes e deixou todo mundo em duvida: Verstappen estava fora ou não da posição de largada?
Esta foto circulou nas redes e deixou todo mundo em duvida: Verstappen estava fora ou não da posição de largada?
Foto: RubensGPNetto / Twitter

Mais uma vez, a questão da posição no colchete de largada levantou dúvidas. Muita gente questionou se Max Verstappen estava fora ou não da sua posição na relargada do GP da Austrália e a foto que ilustra esta matéria correu as redes. Vamos desdobrar um pouco este assunto...

Para este ano, a FIA decidiu endurecer as regras de posicionamento no grid. Além dos controles de largar antes da autorização formal, a entidade definiu que os carros deveriam ficar exatamente dentro dos colchetes pintados no grid de largada. Só que agora este ponto também seria passível de penalização aos pilotos.

Depois do que aconteceu com Esteban Ocon no Bahrein e Fernando Alonso na Arábia Saudita, com ambos sendo penalizados, a FIA tomou a decisão de aumentar o tamanho do colchete em 20 cm para o GP da Austrália, bem como aumentar as indicações. Pode parecer uma grande bobagem, mas como os pilotos acabam por ter um campo de visão reduzido, as referências acabam sendo poucas e um erro desse pode ser corriqueiro.

Antigamente, todo este processo era controlado pelo olho humano. Atualmente, a FIA instala 2 sensores de sinal (ou conhecidos como Transponders) no carro: um no bico, na parte inferior e um segundo na extremidade traseira, embaixo da lâmpada de chuva.

Localização dos sensores (transponders) nos carros para a fiscalização da largada pela FIA
Localização dos sensores (transponders) nos carros para a fiscalização da largada pela FIA
Foto: Scarbstech / Twitter

Através destes sensores, os comissários conseguem ver exatamente quando cada carro larga, bem como o posicionamento. Nos casos aqui citados, a situação se enquadraria no Artigo 48 do Regulamento Esportivo da F1. São passíveis de penalização os seguintes casos:

a) mover antes que o sinal de partida seja dado, com tal julgamento sendo feito através de sensor aprovado e fornecido pela FIA instalado em cada carro;

b) posicionar o carro no grid de tal forma que o sensor não posa detectar o momento no qual o carro se mexeu pela primeira vez de sua posição no grid após o sinal de largada ter sido dado; ou

c) qualquer parte de contato dos pneus dianteiros tenha sido feito fora das linhas (em frente e aos lados) no momento do sinal de largada.

Extrato do Regulamento Esportivo que trata do posicionamento dos carros na largada
Extrato do Regulamento Esportivo que trata do posicionamento dos carros na largada
Foto: FIA / Regulamento Esportivo F1 - Rev. 4

No caso específico de Verstappen, algumas imagens deixaram dúvidas se o piloto estava ou não na posição correta. Porém, houve a confirmação da FIA de que nenhuma ação seria tomada e outras que mostram a Red Bull no limite do posicionamento. Como nenhuma parte do pneu excedeu os limites das linhas, não houve o questionamento.

Outro angulo da posição de Verstappen e mostra que o piloto estava no limite
Outro angulo da posição de Verstappen e mostra que o piloto estava no limite
Foto: Twitter / Divulgação

Ainda deveremos ver muita discussão sobre o tema nas próximas provas. Todo caso, tanto a FIA como os pilotos irão redobrar a atenção para que este assunto não se torne um problema no restante das provas.

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