Verstappen faz valer lógica e conquista última pole da F1 2022 no GP de Abu Dhabi
Como já era esperado, Max Verstappen varreu a competição para conquistar a sétima pole-position na temporada 2022. É primeira fila da Red Bull em Abu Dhabi
A Fórmula 1 definiu o grid de largada pela última vez na temporada 2022. No fim da manhã deste sábado (19) [já noite no horário local], pilotos e equipes tomaram a pista de rua estabelecida na Marina de Yas para a classificação derradeira, a #22 de 22. O resultado em nada surpreendeu: a Red Bull larga na primeira colocação. Max Verstappen conquistou a terceira pole seguida para o GP de Abu Dhabi e ainda conta com a companhia do companheiro Sergio Pérez na primeira fila.
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Desde os treinos livres estava evidente que havia uma vantagem robusta da Red Bull para as principais rivais. E, ao longo da classificação, cada vez a diferença ficava maior. Mercedes e Ferrari não conseguiam se aproximar de quem quer que fosse o melhor piloto rubro-taurino em cada fase. Verstappen liderou o Q2, ao passo que Pérez ponteou o Q2. Depois, na hora decisiva, novamente Verstappen: a sétima pole dele em 2022.
A diferença de Verstappen para Pérez foi de 0s228, enquanto Charles Leclerc, terceiro colocado, foi somente 0s040 mais lento que o mexicano. A Ferrari deu um passo de recuperação na classificação. Se a impressão era que estava em desvantagem para a Mercedes, Leclerc e Carlos Sainz trancaram a segunda fila.
Lewis Hamilton e George Russell fecharam a terceira fila para a Mercedes, ao passo que Lando Norris, Esteban Ocon, Sebastian Vettel e Daniel Ricciardo fecharam o top-10 na pista. Desta maneira, Vettel larga na nona posição para a última corrida da carreira.
Já Ricciardo, que tem punição de três posições desde o Brasil, cai para o 13º lugar. Assim, Fernando Alonso é o décimo, ao passo que Yuki Tsunoda e Mick Schumacher ganham um espaço.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO E EM TEMPO REAL todas as atividades do fim de semana do GP de Abu Dhabi de Fórmula 1. No domingo, a largada está marcada para as 10h [de Brasília, GMT-3].
Confira como foi a classificação:
A Fórmula 1 conseguiu manter o horário planejado para o começo da classificação em Abu Dhabi mesmo após um atraso de mais de 20 minutos que fez com que a cerimônia do pódio da Fórmula 2 acontecesse cerca de 15 minutos antes das 19h locais [11h de Brasília, GMT-3], horário marcado para o começo da tomada de tempos.
A temperatura ambiente estava conforme previsto: 28°C, ventos consideráveis mas não tão fortes e asfalto batendo em 34°C. Era hora de formar o último grid de 2022.
Q1 - Vettel impressiona e escapa com sobras. Gasly cai cedo na despedida da AlphaTauri
Conforme o cronômetro começava a mexer, a imagem da transmissão oficial da Fórmula 1 mostrava o pai de Sebastian Vettel, Norbert Vettel, vestido de Aston Martin na garagem da equipe. Como homenagem a ele e ao filho, até a Sky Alemanha, detentora dos direitos de transmissão no país, convidou 'Nobby' a ser comentarista durante o terceiro treino livre.
Assim que o pit-lane abriu, uma fila de carros da Aston Martin, AlphaTauri, Haas e Williams já estava formada. Nicholas Latifi foi o primeiro a sair e também a garantir volta rápida: 1min26s841. Uma enxurrada de voltas foi cronometrada nos segundos seguintes, porém.
Somente três minutos depois é que outras equipes apareceram. Ferrari e Mercedes seguiram a Red Bull, bem como Alpine e McLaren. A Alfa Romeo saíra instantes antes. A pista passava a estar completa.
Charles Leclerc saltou para a liderança num primeiro instante, mas a volta de Max Verstappen, em seguida, seria melhor: 1min24s754 que já garantia a vaga no Q2. Verstappen tinha Sergio Pérez no mesmo décimo, mas Carlos Sainz era o terceiro, já 0s3 atrás. Leclerc vinha na sequência, enquanto Lando Norris furava as Mercedes: George Russell era o quinto, Norris no meio e Lewis Hamilton em sétimo, 0s840 atrás de Max.
No meio do primeiro stint de voltas rápidas, Fernando Alonso conseguiu cravar somente o 12º tempo. O motivo foi a sacudida que deu na curva nove e quase fez perder o carro. Na realidade, Alonso teve problemas parecidos em duas oportunidades no TL3. O bicampeão estava com certas dificuldades para se entender com o carro e os limites da pista.
Com o traçado quase vazia na marca de cinco minutos para o fim da sessão, os boxes estavam repletos. Quem queria uma tentativa final, trocava pneus para tentar uma volta rápida mais no Q1.
Ameaçado? Vettel cruzou voando e ficou com a quinta colocação momentânea na última chance dele. Guanyu Zhou foi outro que se pôs bem enquanto o companheiro Valtteri Bottas não fazia o carro render. Daniel Ricciardo e Alonso escaparam por pouco, terminando na 14ª e 15ª colocações, respectivamente.
Os eliminados, contudo, foram Kevin Magnussen, Pierre Gasly, Bottas, Alex Albon e Latifi, nesta exata ordem, entre o 16º e o 20º lugares.
Q2 - Pérez sobra na ponta, enquanto Alonso acaba eliminado
O primeiro a sair para a segunda parte da classificação foi Hamilton. O heptacampeão logo mandou uma atualização preocupante para a Mercedes: "o freio ainda é um problema". Com isso, a volta rápida ficou 0s4 mais lenta que a de Russell. Na tentativa seguinte, Hamilton travaria o carro na curva seis. De fato, estava afetado com alguma questão do carro.
A pista ia sendo ocupada aos poucos. Yuki Tsunoda, Mick Schumacher e a Aston Martin vieram em seguida. Esteban Ocon e Vettel rodaram melhor que Lewis, até.
A liderança mudaria de mãos quando a Ferrari apareceu. Sainz foi para a frente, seguido por Norris e Leclerc, mas os três ficariam na traseira da Red Bull. Um pouco depois dos carros vermelhos, os rubro-taurinos vieram também e mostraram que tinham ampla vantagem: Pérez fez 1min24s419 e foi 0s6 melhor que Sainz.
Na verdade, o mexicano sobrou até mesmo para Verstappen: 0s443 de diferença. O ritmo da Red Bull era bastante robusto.
A segunda tentativa de Hamilton foi superior e colocou a Mercedes atrás apenas de Pérez, enquanto Russell ficou atrás de Verstappen. Mesmo assim, Lewis estava assustado. "Três décimos atrás?", questionou. Ainda havia tempo para todo mundo tentar mais uma volta se assim quisessem.
Como no Q1, Vettel apareceu cedo para a tentativa final e novamente se jogou para o quinto lugar momentâneo. Mas os tempos evoluíam. Ocon fez a volta rápida o bastante, mas ficou atrás de Vettel.
Pérez terminou na frente, com Leclerc e Sainz pintando atrás. Verstappen só na quarta posição, ao passo que Hamilton seguiu, com Norris na frente de Russell. O top-7 em Abu Dhabi parecia bastante estabelecido e claro. Vettel se segurou em oitavo e garantiu o Q3, bem como Ocon e Ricciardo.
O 11º colocado e primeiro eliminado foi Alonso, seguido por Tsunoda, Schumacher, Stroll e Zhou. Cabe uma lembrança: como Ricciardo tem punição de três posições no grid por conta da infração do GP de São Paulo, ainda era possível que alguns destes pilotos subissem uma posição no grid.
Mesmo classificado, Vettel estava incomodado com o tráfego. "Como isso é possível? Três vezes seguidas em chego na última curva atrás desse pessoal, e eles não abrem. É um décimo perdido", questionava enquanto a imagem mostrava Pérez na frente. A reclamação de Sebastian era pelo fato de que os carros da Red Bull — fora Verstappen no Q1 — atrapalhavam suas voltas rápidas enquanto esperavam para ver se precisam terminar a volta andado forte ou não por conta da posição na tabela de tempos.
Q3 - Verstappen faz o que mundo inteiro esperava. Vettel termina em nono
Havia um favoritismo claro na definição da pole-position. Mas a Red Bull mandou Pérez sair na frente por conta de alguma mexida de última hora que a equipe fazia no carro campeão.
Vettel andou forte, colado em Russell, mas Sainz pulou para a frente com a Ferrari. Nem mesmo Pérez conseguiu superar o espanhol, que ficou na frente. Leclerc logo atrás do mexicano.
Até que Verstappen saiu e fez o que todo mundo esperava dele. Ao anotar 1min23s988, acabou com o tempo de Sainz por quase 0s3 e tomou uma dianteira que, com aquela diferença, dificilmente não se transformaria em pole-position.
Bem como nas outras duas partes da classificação, Vettel saiu antes dos demais para encontrar tempo. E chegou a se pôr como melhor do resto, mas o resultado foi sendo batido conforme os segundos finais passavam. Apenas Ricciardo não melhorou.
Leclerc chegou a ser segundo com uma volta forte, mas que nem se aproximou de Verstappen. Pérez viria depois para recuperar o segundo posto e fechar a primeira fila da Red Bull. A segunda fila, contudo, era toda da Ferrari, com Leclerc e Sainz; a terceira, da Mercedes, com Hamilton e Russell. Norris e Ocon apareciam antes de Vettel e do punido Ricciardo — desta feita, Alonso subia ao décimo posto do grid.
F1 2022, 22ª etapa, GP de Abu Dhabi, Marina de Yas, Grid de largada:
1 | M VERSTAPPEN | Red Bull RBPT | 1:23.824 | ||
2 | S PÉREZ | Red Bull RBPT | 1:24.052 | +0.228 | |
3 | C LECLERC | Ferrari | 1:24.092 | +0.268 | |
4 | C SAINZ | Ferrari | 1:24.242 | +0.418 | |
5 | L HAMILTON | Mercedes | 1:24.508 | +0.684 | |
6 | G RUSSELL | Mercedes | 1:24.511 | +0.687 | |
7 | L NORRIS | McLaren Mercedes | 1:24.769 | +0.945 | |
8 | E OCON | Alpine | 1:24.830 | +1.006 | |
9 | S VETTEL | Aston Martin Mercedes | 1:24.961 | +1.137 | |
10 | F ALONSO | Alpine | 1:25.096 | +1.272 | |
11 | Y TSUNODA | AlphaTauri RBPT | 1:25.219 | +1.395 | |
12 | M SCHUMACHER | Haas Ferrari | 1:25.225 | +1.401 | |
13 | D RICCIARDO | McLaren Mercedes | 1:25.045 | +1.221 | P + 3 |
14 | L STROLL | Aston Martin Mercedes | 1:25.359 | +1.535 | |
15 | G ZHOU | Alfa Romeo Ferrari | 1:25.408 | +1.584 | |
16 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | 1:25.834 | +2.010 | |
17 | P GASLY | AlphaTauri RBPT | 1:25.859 | +2.035 | |
18 | V BOTTAS | Alfa Romeo Ferrari | 1:25.892 | +2.068 | |
19 | A ALBON | Williams Mercedes | 1:26.028 | +2.204 | |
20 | N LATIFI | Williams Mercedes | 1:26.054 | +2.230 | |
Tempo 107% | 1:29.692 | +5.868 |
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