Verstappen leva torcida à loucura em Zandvoort e conquista pole do GP da Holanda
A briga tripla de equipes pela pole-position do GP da Holanda era mesmo real. No meio do caos, Max Verstappen levou vantagem e conquistou a posição de honra
Mesmo num fim de semana em que nem sempre se encontrou com o carro e onde a Red Bull tinha companhia e ameaça de Ferrari e Mercedes, Verstappen fez o que o Mar Laranja esperava ao tomar as arquibancadas em casa: superar os demais.
Lewis Hamilton colocou a Mercedes na segunda fila, embora não tenha conseguido participar, de fato, da batalha no Q3. Sergio Pérez, que ainda rodou no fim e fechou a classificação com uma bandeira amarela, vai largar em quinto. George Russell, Lando Norris, Mick Schumacher, Yuki Tsunoda e Lance Stroll fecham o top-10.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Holanda de Fórmula 1. No domingo, a largada está marcada para as 10h (de Brasília, GMT-3).
Confira como foi a classificação:
Os treinos livres apresentaram diferentes desafios. Max Verstappen teve problemas na sexta-feira e trocou a caixa de câmbio, andou pouco e não conseguiu superar o rendimento geral de Ferrari e de uma impressionante Mercedes. Sergio Pérez não teve problemas, mas muita dificuldade para se encontrar com o carro e andou menos que o companheiro.
A Mercedes surpreendeu e colocou George Russell e Lewis Hamilton sempre muito próximos da Ferrari. Charles Leclerc foi o mais rápido dos treinos, mas não conseguiu abrir sequer 1s para Russell. Era a situação mais interessante das Flechas Prateadas na chegada a uma classificação em 2022.
Q1 - Verstappen lidera, enquanto Ricciardo e Vettel são eliminados
Quando Ferrari e Red Bull tomaram o traçado, a Mercedes e a Alpine eram as únicas equipes ainda na garagem com 12 minutos pela frente na fase de abertura da atividade. Antes que os melhores carros do grid tivessem oportunidade de completar uma volta, Lance Stroll pingou na liderança. A Aston Martin teve um bom princípio dos trabalhos do fim de semana, diferente da Alfa Romeo de Zhou e Bottas.
Lando Norris tomou a ponta por um instante, 0s4 melhor que o companheiro Daniel Ricciardo, mas Max Verstappen já estava no caminho para assumir a dianteira. Foi o que fez ao anotar 1min11s317, mais que o suficiente para voltar aos boxes e encerrar a participação no Q1.
Pierre Gasly reclamou com a AlphaTauri de uma liberação insegura de Norris por parte da McLaren na saída de ambos do pit-lane. De fato, a imagem da TV mostrou que a equipe inglesa não tomou muito cuidado, ainda que a direção de prova tenha rapidamente anunciado que avaliaria a situação depois da classificação. Provavelmente para uma multa financeira.
Já a dupla da Mercedes, quando finalmente tomou a pista por fim, depois da Alpine, não preocupou ninguém. Russell e Hamilton pularam para terceiro e quarto tempos, bem posicionados. Fernando Alonso colocava a Alpine no top-10, algo que Esteban Ocon não fez num primeiro momento.
O Q1 se aproximava do fim com as duas McLaren ameaçadas, bem como Ocon e Sebastian Vettel. Era hora de ver quem ia conseguir sair do prejuízo.
Ocon e Norris conseguiram escapar. Norris, com sobras, fez o quinto tempo; Ocon, nem tanto, foi o 13º. Mas Vettel e Ricciardo não conseguiram. Daniel foi extremamente lento, ao passo que Vettel errou na tentativa derradeira e saiu da pista. Desta maneira, Bottas foi o 16º colocado e abriu a fila dos eliminados que contou com Ricciardo, Magnussen, Vettel e Nicholas Latifi.
Q2 - Sainz pega Verstappen e lidera enquanto Alpine encerra o dia
Assim que a bandeira verde apareceu para a segunda parte do treino, a Williams mandou Alexander Albon para a pista. Entretanto, assim que o tailandês entrou, bandeira vermelha. O motivo foi um sinalizador laranja, problema para a organização do GP da Holanda desde o ano passado, arremessado bem no meio do traçado e espalhando fumaça.
Além do sinalizador, Albon avisou a equipe que também havia muitos pombos espalhados por um setor da pista. De qualquer maneira, a interrupção durou oito minutos até que o pit-lane foi aberto novamente.
Pelo tempo perdido, pista encheu rapidamente após a retomada da sessão. Quando Verstappen apareceu, público foi ao delírio nas arquibancadas. E o campeão mundial agradeceu na pista: pela primeira vez no fim de semana, alguém baixou da casa de 1min11s: fez 1min10s927. Pérez seguia longe e virou 0s4 atrás.
Quem se aproximou foi Hamilton, tirando bastante do W13. O heptacampeão fez 1min11s0, 0s148 mais lento que Verstappen, mas melhor que Russell e as duas Ferrari. Aliás, os carros vermelhos viraram tempo que não garantiam nenhum dos dois no Q3 e foram aos boxes. Stroll e Norris estavam na frente dos dois.
A pista ficou vazia, como de costume, depois da primeira rodada de voltas. Foi novamente Albon quem escolheu sair antes do demais, com pouco mais de quatro minutos no relógio, para abrir a rodada final de tomada de tempos. Alex era o décimo colocado e brigava por vaga no Q3. Até melhorou a volta, mas manteve a mesma posição.
Leclerc conseguiu igualar Verstappen na casa de 1min10s, mas atrás do piloto da casa. Sainz, ao contrário, cravou 1min10s814 e tomou a dianteira da setor intermediário da classificação. Russell voou igualmente e pulou para o segundo posto. Hamilton ficou com a volta anterior e foi quinto, seguido por Norris, Pérez, Stroll, Mick Schumacher e Yuki Tsunoda.
Desta maneira, Pierre Gasly terminou na 11ª colocação a abriu a lista de eliminados. Logo atrás dele, Ocon e Alonso — que reclamou de tráfego causado por Pérez —, Zhou e Albon.
Q3 - E quem mais seria? Verstappen faz torcida holandesa delirar
A Red Bull resolveu abrir a pista assim que possível no Q3, não quis esperar para ficar por último e sair sabendo que precisaria fazer para superar as rivais. Verstappen voltou a se impor e colocou 1min10s515 no relógio. Volta impressionante mesmo com um pequeno equívoco na curva três e que terminou por ser 0s562 melhor que o tempo de Pérez.
Leclerc, porém, não teve erro algum. O monegasco alcançou 1min10s456 e tomou a frente no Q3, enquanto Hamilton passou em terceiro, seguido por Sainz. Os quatro separados por menos de 0s3. Russell, como Pérez, não foi bem e era o sexto no momento.
Norris, Tsunoda e Schumacher davam sequência à tabela de tempos, ao passo que Stroll tinha problemas técnicos. A Aston Martin avisou que o canadense não voltaria a participar e, desta feita, ficava com a décima colocação. Assim, a pista ficava vazia na marca de seis minutos para que todos se preparassem para as voltas derradeiras.
Era a hora de decidir. Leclerc dessa vez foi primeiro e melhorou ligeiramente a volta para
1min10s363. Sainz, depois, foi mais lento que o monegasco e abriu a porteira para Max, que vinha na sequência. Após um setor intermediário absolutamente voador, Verstappen anotou 1min10s342 e superou Leclerc por 0s021. Os três primeiros no mesmo décimo.
Hamilton e Russell nem se aproximaram, decretando a pole para o piloto da casa e colocando o Mar Laranja em polvorosa. Lewis larga em quarto, seguido por Pérez e Russell. Norris, Schumacher, Tsunoda e Stroll fecham a lista. O treino terminou em bandeira amarela após Pérez rodar sozinho e ficar ao contrário no traçado.