Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Verstappen lidera treino livre 2 no Bahrein. Norris fica 0s095 atrás e Hamilton é 3º

Max Verstappen foi o grande senhor da sexta-feira de treinos livres da Fórmula 1 no Bahrein. O holandês repetiu o feito da tarde e foi o mais rápido do TL2, nesta noite, em Sakhir

26 mar 2021 - 13h03
Compartilhar
Exibir comentários
Max Verstappen brilhou na noite de Sakhir nesta sexta-feira
Max Verstappen brilhou na noite de Sakhir nesta sexta-feira
Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool / Grande Prêmio

Ao menos no dia que abriu os trabalhos de pista da temporada 2021 com os treinos livres no Bahrein, Max Verstappen confirmou as expectativas já apresentadas durante os testes de duas semanas atrás. O holandês foi, nesta sexta-feira (26), o mais rápido das duas sessões e repetiu, no TL2, à noite, a grande performance já apresentada no período da tarde. Max registrou 1min30s847 na sua melhor volta lançada, com pneus macios, e provou a força da Red Bull. Quem também andou muito forte foi Lando Norris, que confirmou o desempenho exibido no TL2 para terminar o treino da noite em segundo lugar, ficando a apenas 0s095 do tempo de Max. Só então, em terceiro, é que apareceu o heptacampeão mundial Lewis Hamilton, com a Mercedes, 0s235 atrás do líder.

Novamente, assim como aconteceu no primeiro treino, no período da tarde no Bahrein (manhã no Brasil), a sessão foi bastante movimentada e dinâmica, em cenário que prova o acerto da Fórmula 1 ao reduzir o tempo das atividades de pista de sexta-feira de 90 para 60 minutos. Sem tempo a perder, as equipes tiveram de se desdobrar para realizar as simulações tanto em ritmo de classificação como também os trechos longos em corridas, chamados de long-runs.

Se a Red Bull, com Verstappen, fechou o primeiro dia de treinos livres mostrando ser a grande força, ao menos neste princípio de fim de semana, a McLaren conseguiu notório destaque nas duas sessões com Norris, que conseguiu performance melhor em relação ao seu novo companheiro de equipe, Daniel Ricciardo. Carlos Sainz foi o piloto da Ferrari melhor colocado, ficando em uma muito boa quarta colocação, entre Hamilton e Valtteri Bottas, que fechou a relação dos cinco primeiros.

Ricciardo foi apenas o sexto melhor colocado na tabela e ficou atrás de um surpreendente Yuki Tsunoda, piloto que debuta na temporada com a AlphaTauri. Lance Stroll, com uma Aston Martin apagada nesta sexta-feira, apareceu em oitavo, seguido por Pierre Gasly, da AlphaTauri, e por um ainda mais apagado Sergio Pérez, décimo colocado após sua volta lançada. O mexicano registrou a terceira melhor simulação em ritmo de corrida mas ficou 0s656 atrás de Verstappen na tabela de tempos. Charles Leclerc foi o P12 com a Ferrari, duas posições à frente de Sebastian Vettel, da Aston Martin, enquanto Fernando Alonso foi o 15º com o carro da Alpine, quatro colocações atrás de Esteban Ocon.

Os 15 primeiros pilotos do grid andaram dentro do mesmo segundo nesta noite de sexta-feira em Sakhir.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! .

Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Max Verstappen brilhou na noite de Sakhir nesta sexta-feira
Max Verstappen brilhou na noite de Sakhir nesta sexta-feira
Foto: Getty Images/Red Bull Content Pool / Grande Prêmio

O GP do Bahrein é o primeiro da temporada 2021 da Fórmula 1. O sábado tem mais um treino livre também de uma hora, às 9h, e a classificação às 12h. A corrida começa às 12h no domingo. Todos os horários são de Brasília, GMT -3. O GRANDE PRÊMIO transmite todas as sessões em tempo real.

Saiba como foi o treino livre 2 do GP do Bahrein

Depois de uma primeira sessão muito quente, marcada pela ótima volta de Max Verstappen nos minutos finais, uma tendência de reação da Mercedes e por uma McLaren bastante forte, a Formula 1 acelerou novamente nesta sexta-feira, mas à noite em Sakhir. O período noturno refletiu muito mais a real condição de cada carro porque aconteceu no mesmo horário da classificação, no sábado, e da corrida, no domingo.

O cenário climático foi um pouco parecido com o que os pilotos e as equipes enfrentaram na pré-temporada: clima (só um pouco) mais ameno, com 29º de temperatura ambiente e 33º na pista, mas com muito vento. Não o bastante, como a previsão do tempo já havia apontado, para acontecer uma tempestade de vento, prevista para sábado e domingo em Sakhir.

A dupla da Alfa Romeo, com Kimi Räikkönen e Antonio Giovinazzi, puxou a fila dos carros para os trabalhos noturnos em Sakhir. Sem tempo a perder em razão do tempo de treino, de 60 minutos em 2021, o que se viu foi uma grande movimentação na pista desde cedo, com nomes como Nikita Mazepin e Lando Norris, dando as suas escapadas aqui e ali. Um deles foi Lewis Hamilton, que teve seu tempo deletado por ter excedido os limites da pista na curva 4.

O treino livre desta sexta-feira representou de forma mais nítida a nova ordem de forças da F1 (Foto: Aston Martin)

Não demorou mais do que alguns poucos minutos para os pilotos virarem na casa de 1min31s, como aconteceu no treino da tarde, com a pista muito mais quente. Nos primeiros instantes, Max Verstappen, o mais rápido do TL1, assumiu a dianteira com 1min31s842, seguido por Carlos Sainz, da Ferrari, sendo o espanhol 0s208 mais lento naquele momento. E Pierre Gasly novamente se destacava e colocava a AlphaTauri em P3. No início, as principais marcas foram estabelecidas com pneus médios, os C3.

No fim do TL1, Verstappen superou Valtteri Bottas para liderar a sessão. Com 10 minutos de TL2, foi a vez de o piloto da Mercedes se colocar à frente de Max ao marcar 1min31s503, 0s339 mais rápido que o holandês. Sergio Pérez, com o outro carro da Red Bull, aparecia em terceiro, mas a ordem da tabela mudou logo em seguida depois que Hamilton cravou 1min31s261, deixando Bottas para trás por 0s242.

Kimi Räikkönen bateu o carro da Alfa Romeo na barreira de proteção no TL2 no Bahrein (Foto: Reprodução)

Enquanto Mercedes e Red Bull faziam suas voltas rápidas, Räikkönen escapava com sua Alfa Romeo na saída da curva 2 e bateu de frente na barreira de proteção. Tudo certo com o piloto, que conseguiu levar o carro de volta para os boxes sem a necessidade de bandeira vermelha, mas a equipe ítalo-suíça perdeu tempo precioso de avaliação nesta noite.

Antes da primeira meia hora da sessão, todo mundo voltou para a pista com os pneus macios para as primeiras simulações realistas em ritmo de classificação. Antes de as principais equipes apresentarem suas voltas mais rápidas, a AlphaTauri se colocou em segundo e terceiro com Yuki Tsunoda e Gasly.

Em seguida, o que houve foi uma grande alternância na liderança da tabela de tempos: Carlos Sainz, com a Ferrari, chegou a ocupar a dianteira com 1min31s127, mas Hamilton retomou a ponta com volta 0s045 mais rápida em relação ao espanhol. E foi uma volta somente razoável depois de perder tempo nos setores 1 e 3.

A Mercedes novamente ficou atrás da Red Bull nesta sexta-feira em Sakhir (Foto: Mercedes)

Foi aí que a McLaren apareceu de novo em posição de destaque nesta sexta-feira. Lando Norris registrou 1min30s492 para assumir a ponta da sessão, mas o britânico nem teve muito tempo para se ver como P1. Isso porque Verstappen, com a melhor parcial nos setores 2 e 3, retomou a dianteira ao cravar 1min30s847, somente 0s095 mais rápido que a McLaren #4 do jovem piloto.

Com meia hora de treino, quatro carros de quatro equipes diferentes estavam nas quatro primeiras posições: Verstappen, Norris, Hamilton e Sainz, com Bottas completando o top-5 e Daniel Ricciardo aparecendo em sexto. Em contrapartida, Pérez aparecia apenas em décimo com o carro da Red Bull e estava atrás também de Tsunoda, Lance Stroll e Gasly.

Os minutos finais do período noturno foram dedicados pelas equipes e pilotos às simulações de corrida nas condições que todos vão enfrentar no domingo. Foi aí que Verstappen mostrou novamente a força da Red Bull, sendo o dono do segundo melhor ritmo nas simulações nos long-runs, só atrás de Hamilton. Promessa de uma grande batalha no domingo depois de tudo o que o holandês andou, despontando como grande adversário da Mercedes na primeira corrida da temporada.

Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade