Verstappen passa Hamilton no fim e vence GP dos EUA de F1
Rivais revivem disputas de 2021 e brigam por vitória no fim, com o holandês levando a melhor. Red Bull é campeã de construtores
Ao melhor estilo 2021, quando Max Verstappen e Lewis Hamilton disputaram cada corrida de forma acirrada, os dois tiveram uma interessante batalha nos EUA. Mas a diferença entre os carros é grande demais. Hamilton se viu na liderança após um raro erro no pit stop da Red Bull, mas não conseguiu segurar Verstappen quando o holandês se livrou de Charles Leclerc.
A 13ª vitória de Verstappen no ano iguala os recordes de Michael Schumacher em 2004 e Sebastian Vettel em 2013. Além disso, sua vitória e o 4º lugar de Sérgio Perez renderam à Red Bull o título antecipado no Mundial de Construtores.
Destaque para as atuações de dois veteranos. Fernando Alonso, da Alpine, largou em 14º, ganhou posições, caiu para úlitmo após tomar fechada de Lance Stroll e ainda se recuperou para ser 6º. Já Sebastian Vettel, da Red Bull, andou entre os ponteiros até a parte final da prova, quando teve um péssimo pit stop e caiu para 13º. Em poucas voltas, subiu até o 8º posto.
Confira no detalhe como foi o GP dos EUA.
PRÉ-CORRIDA – Esteban Ocon, que já havia ficado no Q1 da classificação, optou por trocar sua unidade de potência e partiu dos boxes. Yuki Tsunoda (19º), Fernando Alonso (14º), Charles Leclerc (12º) e Sergio Perez (9º) eram os pilotos com perda de posições no grid, também por troca de peças fora do prazo.
Com relação à escolha dos pneus, Kevin Magnussen (13º), Alonso (14º), Mick Schumacher (16º) e Ocon (boxes), ou seja, ambos os carros de Haas e Alpine, optaram por começar com os compostos duros. Todos os outros preferiram começar com os médios.
LARGADA – Max Verstappen partiu melhor que Sainz e tomou a ponta ainda antes da curva 1. Sainz tentou cruzar atrás de Verstappen para um “x”, mas foi otimista demais, bateu em George Russell e rodou. Coube a ele recolher seu carro aos boxes e abandonar. Sua pole foi jogada no lixo ainda na primeira curva.
Hamilton ficou em 2º, com um surpreendente Lance Stroll em 3º, à frente de Russell e Vettel, em bom começo da Aston Martin. Seguiam no top 10 Perez, Norris, Gasly, Leclerc e Albon.
3/56 – Verstappen já abria quase 2 segundos em relação à Hamilton, escapando de um potencial ataque de seu antigo rival.
4/56 – Perez passa Vettel e assume o 5º lugar. O mexicano tem danos em sua asa dianteira direita causados por toque com Bottas ainda na largada.
5/56 – Russell abre o DRS e passa Stroll, virando 3º. A direção de prova entende que Russell foi culpado pelo toque com Sainz e anuncia punição de 5 segundos para o inglês.
Na mesma volta, Latifi erra sozinho no setor 1 e roda, caindo para último. Com os pneus danificados pela rodada, ele para nos boxes para troca-los.
6/56 – Perez despacha Stroll e vira o 4º colocado. Leclerc já é o 7º. Os dois imediatamente atrás trocam de posições, com Gasly passando Norris.
8/56 – Perez, mesmo com a asa danificada, pressiona Russell, mostrando que o carro da Red Bull é mesmo o melhor da temporada.
10/56 – Gasly, Norris e Bottas travam boa disputa pelo 8º lugar. Ao fim da volta, Bottas é o primeiro dos pilotos do top 10 a entrar nos boxes.
12/56 – Leclerc passa Vettel e assume o 6º lugar. Enquanto isso, Hamilton faz sua parada nos boxes e troca os médios por duros.
14/56 – Verstappen e Russell entram nos boxes e também colocam pneus duros. Russell cumpre sua penalização de 5 segundos. Perez assume a liderança provisoriamente. Leclerc passa Stroll ao fim da longa reta.
15/56 – Perez faz parada de 2s1, a melhor da temporada.
16/56 – É a vez de Stroll entrar nos boxes. Ele arrisca estratégia diferente dos demais ao trocar os médios por outro jogo de médios, indo, obrigatoriamente, para uma estratégia de duas paradas.
17/56 – As Mercedes vão abrindo caminho sobre os pilotos que ainda não haviam trocado de pneus. Hamilton passa Vettel e Russell despacha Alonso.
18/56 – SAFETY CAR – Bottas roda sozinho na penúltima curva do circuito e vai para na brita. Seu carro fica atolado em área perigosa, e o safety car é acionado. Leclerc, que era 2º, aproveita a deixa para fazer sua troca de pneus. Vettel, 4º e Alonso, 6º, fazem o mesmo. Os dois carros da Haas e Ocon, que vinham no fim do grid, também param.
19/56 – Sob bandeira amarela e com todos os pilotos tendo feito uma parada nos boxes cada, a ordem era: Verstappen, Hamilton, Perez, Leclerc, Russell, Vettel, Stoll, Gasly, Alonso e Norris. Desses, os dois carros da Aston Martin e Alonso tinham pneus médios, contra duros dos demais.
22/56 – RELARGADA – Posições mantidas entre os líderes. Pouco atrás, Alonso passa Gasly e Tsunoda supera Norris, entrando na zona de pontuação.
SAFETY CAR – Alonso tenta passar Stroll na reta, mas o canadense fecha o espanhol de forma acintosa e causa acidente. Safety car na pista novamente. A Aston Martin bateu com força, mas Alonso, apenas de decolar, conseguiu voltar aos boxes e voltar à corrida.
26/56 – RELARGADA – Posições mantidas. Verstappen abre distância segura para se manter fora da alça de mira de Hamilton
29/56 – Leclerc tenta passar Perez, mas espalha na freada e tem que devolver a posição.
30/56 – Novamente, Leclerc tenta o ataque sobre Perez no fim da reta. O monegasco retarda a freada, mergulha por dentro e se segura na pista para concluir belíssima manobra. Com isso, o piloto da Ferrari passa a ser 3º.
31/56 – Gasly segura Tsunoda, Norris e Mick Schumacher, em trenzinho que faz todos perderem tempo. O francês tem punição de 5 segundos a cumprir por infringir o procedimento de safety car.
32/56 – Russel chega em Perez e ameaça tomar o 4º lugar do mexicano. Leclerc, logo à frente, não consegue abrir vantagem em relação ao piloto da Red Bull.
33/56 – Hamilton começa a tirar a vantagem de Verstappen. De 2 segundos, para 1s4. Leclerc, Perez e Russell, a mais de 5 segundos os líderes, andam juntos. Alonso, mesmo depois do acidente, já era 12º.
34/56 – Hamilton, apesar do bom momento, surpreende e para nos boxes, colocando pneus duros novos. Norris faz o mesmo.
35/56 – Verstappen e Leclerc entram nos boxes. Em momento raro, a Red Bull erra no serviço e perde muito tempo. Seu pit demorou 11 segundos. Leclerc passa o holandês nos boxes. Enquanto Hamilton tinha pneus duros, Leclerc e Verstappen calçavam médios.
36/56 – Russell também faz sua troca.
37/56 – Verstappen e Leclerc duelam de forma ferrenha, enquanto Hamilton abre vantagem.
39/56 – Verstappen mergulha na curva 1, mas toma um belo “x” de Leclerc. Ainda na mesma volta, ao fim da longa reta oposta, Verstappen finalmente despacha o piloto da Ferrari. Hamilton tinha 4s4 de vantagem sobre o holandês da Red Bull.
40/56 – Perez sai dos boxes exatamente à frente de Russell. Os dois travam bela disputa, e Perez leva a melhor.
41/56 – Hamilton passa Vettel, que ainda não havia parado e ocupava a liderança. Com isso, o inglês assume a ponta. Vettel para no fim da volta, mas a Aston Martin se atrapalha com um dos pneus e solta o alemão na pista em 13º, arruinando a bela prova do veterano.
43/56 – Com todos já em suas estratégias definitivas, a ordem era: Hamilton, Verstappen, Leclerc, Perez, Russell, Magnussen, Alonso, Ocon, Albon e Norris.
46/56 – Verstappen tirava a vantagem de Hamilton, pouco a pouco. A diferença já era de 2 segundos, a 10 voltas do fim. Leclerc, que acompanhou Verstappen por um tempo, perdia contato.
48/56 – Alonso passa Magnussen e chega a um impressionante 6º lugar. Enquanto isso, Verstappen consegue ficar a menos de 1 segundo de Hamilton.
50/56 – Verstappen mergulha no fim do retão. Ele e Hamilton andam lado a lado por duas curvas, e Verstappen leva a melhor, reassumindo a liderança.
51/56 – Vettel vai se recuperando do mau pit stop e já é 9º, após concluir bela ultrapassagem sobre Albon.
54/56 – Russell coloca pneus macios novos para tentar a volta mais rápida, então com Verstappen.
56/56 – Verstappen cruza a linha à frente e vence o GP dos EUA. Hamilton é 2º e Leclerc fecha o pódio. Vettel, à moda tetracampeão, passa Magnussen no fim e é 8º.