Script = https://s1.trrsf.com/update-1734630909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Verstappen pega Leclerc no desgaste de pneus e joga com tática no GP da Emília-Romanha

De novo, a Red Bull pegou a Ferrari no melhor rendimento dos pneus. Um inesperado desgaste final da borracha fez com Charles Leclerc tivesse de lidar com um Max Verstappen mais rápido. Mais uma vez, o campeão mundial não hesitou e levou a sprint da F1 em Ímola, assegurando a melhor posição de partida para o GP da Emília-Romanha

23 abr 2022 - 17h43
Compartilhar
Exibir comentários
Max Verstappen celebra vitória na corrida sprint da F1 do GP da Emília-Romanha
Max Verstappen celebra vitória na corrida sprint da F1 do GP da Emília-Romanha
Foto: AFP / Grande Prêmio

Assim como acontecera na classificação, a Red Bull foi capaz de pegar a Ferrari naquilo que o próprio carro italiano tinha de melhor: o ótimo gerenciamento de pneus. Charles Leclerc foi pego de surpresa pelo desgaste excessivo e repentino do composto macio, especialmente na frente. E depois de notar a dificuldade do rival, Max Verstappen foi paciente, ao mesmo tempo em que reservou energias para a parte derradeira da sprint do GP da Emília-Romanha. Por isso, apesar da perda da primeira posição logo de cara, o holandês apenas acompanhou o ferrarista até 3 voltas do fim, quando deu o bote certeiro, para levar a vitória e garantir o melhor posto de largada para a corrida em Ímola - além dos oito pontos que tanto carece para reduzir a diferença para o adversário. Para o domingo, a tática deve novamente fazer seu papel.

Esse é realmente o mesmo cenário da sexta-feira, quando o campeão do mundo tirou proveito do caos para cravar a pole-position, conseguindo otimizar a temperatura dos pneus. Desta vez, Verstappen precisou só de um pouco mais de tempo. E ainda contou com um belo primeiro setor - o RB18 voa nesta primeira parte do circuito de Ímola, onde também está o principal (talvez único) ponto de ultrapassagem. Por isso, quando chegou o momento, Leclerc não teve lá muita chance na combinação pneus em frangalhos + DRS.

É um começo forte para Max. "A largada realmente não foi boa. Demorou um pouco para conseguirmos pressionar. Acho que fomos melhores no controle dos pneus e, quando chegamos no alcance do DRS, tivemos uma boa disputa na segunda curva. Fomos rápidos, aumentei o ritmo", contou Verstappen.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Verstappen venceu a corrida sprint e somou oito pontos no Mundial de Pilotos (Foto: Red Bull Content Pool)

"Não sei exatamente o motivo da largada ter sido tão ruim. Mas, depois, tivemos que manter a calma e, inicialmente, parecia que Charles estava tendo mais ritmo, mas ele começou a ficar sem pneus e consegui diminuir a distância e ir para a ultrapassagem na curva 2", completou.

Christian Horner corroborou a sensação de que a Red Bull venceu no fato de ter sido melhor no controle da borracha e já tem ideia do que fazer no domingo. "Max merece todo o crédito, manteve a cabeça no lugar, teve paciência para ficar atrás de Leclerc e, quando surgiu a oportunidade de retomar a ponta, ele aproveitou", disse o chefão da Red Bull.

"Percebemos também que o pneu macio da Ferrari começou a ruir, então, precisamos ter certeza de que não cometeremos erros no domingo. Temos dois carros na frente do grid e esperamos capitalizar isso", emendou.

De fato, será fundamental mover de forma inteligente as peças desse tabuleiro, prevendo ainda uma prova de uma única parada - dentro das condições normais. Leclerc vai largar da segunda posição, tendo Sergio Pérez em terceiro e o colega ferrarista, Carlos Sainz, em quarto. É bom destacar aqui que o espanhol não sofreu das mesmas mazelas do monegasco - pelo contrário, o melhor gerenciamento da borracha fez crescer e recuperar posições nas 21 voltas da corrida sprint.

+Leclerc destaca 1ª fila, mas fala que Ferrari 'precisa ter certeza de estar pronta'

+Pérez sai satisfeito com perfomance da Red Bull e busca dobradinha em Ímola

Portanto, será interessante entender a escolha de pneus de cada uma para amanhã. É verdade que os pneus macios não funcionaram com o líder do campeonato, que também forçou muito na parte inicial da prova. Por outro lado, Max conduziu uma forte simulação do ritmo de corrida durante o TL2 em cima dos compostos vermelhos, os mesmos que usou na prova sprint. Então, há opções diferentes aí e essa impressão também é compartilhada pela Pirelli.

"O pneu macio realmente teve um desempenho melhor do que muitas pessoas esperavam, e é por isso que foi selecionado pela maioria dos pilotos para a sprint. Isso foi uma surpresa: pessoalmente, eu esperava que mais pilotos gravitassem em direção à escolha mais clássica, que seria do pneu médio", explicou Mario Isola, o chefe da fabricante italiana.

"Houve um pouco de desgaste do pneu macio, mas não mais do que seria normalmente esperado nessas circunstâncias, com uma pista pouco emborrachada após a chuva de ontem e um clima razoavelmente frio. Então, acho que podemos ver agora que existem algumas opções interessantes de estratégia na mesa amanhã para o GP, assumindo, é claro, que permaneça seco - o que não é garantido", acrescentou.

A previsão do tempo fala em 70% de chance de chuva para o domingo, mas isso não quer dizer que vá acontecer no momento da corrida. De qualquer forma, o clima segue com temperaturas mais baixas, na casa dos 17ºC.

Charles Leclerc liderou a maior parte da corrida sprint, mas terminou em segundo (Foto: Ferrari)

A Ferrari também deixou claro o peso da tática para a corrida de amanhã."A verdade simples é que a Red Bull é muito forte e muito rápida. Não só Max [Verstappen], mas Checo [Sergio Pérez] também. A distância entre nossos carros é pequena neste fim de semana, então a vitória será decidida nos mínimos detalhes", afirmou Laurent Mekies, diretor-esportivo da Ferrari.

"Um carro vai se desgastar mais e usar mais pneu, mas estamos preparados para este tipo de cenário. Claro que queremos tomar a liderança e ficar com ela até o fim, mas tivemos mais desgaste que esperávamos", continuou.

"Amanhã a equação será diferente. Todos aprendemos com o que aconteceu, todos tínhamos quilometragem bem limitada em pista seca e sei que vamos passar a noite inteira analisando informações. Todas as opções de pneu ainda estão disponíveis, então será um bom jogo de xadrez", completou o engenheiro.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do GP da Emília-Romanha AO VIVO E EM TEMPO REAL. No domingo, a largada está marcada para as 10h [de Brasília, GMT-3].

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.
Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade