Verstappen questiona aproximação de Leclerc sob VSC: "É sempre uma interrogação"
Max Verstappen conseguiu superar Charles Leclerc para vencer GP da Arábia Saudita, mas foi ouvido pelo rádio reclamando da aproximação do monegasco após último safety-car
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Max Verstappen enfim havia conseguido ultrapassar a Ferrari de Charles Leclerc no GP da Arábia Saudita, quando um safety-car virtual foi acionado na disputa pelos abandonos de Fernando Alonso e Daniel Ricciardo, que não conseguiram chegar com segurança aos boxes. Assim, o monegasco teve mais uma oportunidade de se reaproximar do neerlandês, que foi ouvido pelo rádio reclamando da pouca distância entre os carros.
Após a corrida, Verstappen reafirmou ter ficado surpreso com a proximidade da Ferrari em relação à Red Bull, mas confessou que não possui meios para indicar se Leclerc estava realmente próximo demais. De acordo com o neerlandês — que manteve a liderança até a bandeirada para vencer pela primeira vez em 2022 —, essa é uma questão que está constantemente presente ao longo dos regimes de bandeira amarela.
"Para ser honesto, eu fiquei um pouco surpreso com o quão perto ficou, mas não sei o quanto Charles [Leclerc] se aproximou de fato em relação ao delta", admitiu o atual campeão do mundo. "Isso é sempre meio que um ponto de interrogação", disse Verstappen.
Leclerc chegou a se aproximar de Verstappen, mas atual campeão segurou o primeiro lugar para vencer em Jedá (Foto: Red Bull Content Pool)
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"Mas também, às vezes depende de onde a relargada acontece: se é em uma curva que favorece o carro da frente ou não", explicou. "Acho que eu estava mais na linha da reta e consegui entrar melhor na curva 4 também. Então, é um pouco complicado", salientou.
Os dois pilotos travaram uma briga à parte pela vitória, com Carlos Sainz bem atrás e Sergio Pérez em quarto — após perder a liderança justamente devido à entrada de um safety-car. Na vez do mexicano, entretanto, foi por uma batida de Nicholas Latifi na última curva do circuito.
Charles Leclerc e Max Verstappen travaram batalha tática em Jedá até no momento de frear (Foto: F1)
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A questão é que sempre que um piloto ultrapassava na segunda zona de ativação da asa móvel, acabava perdendo a posição na reta principal — que vinha logo depois — justamente pelo outro carro ter a possibilidade de utilizar o DRS. Assim, Verstappen e Leclerc foram vistos 'disputando freada' na última curva do circuito, em momento de extrema inteligência e percepção de ambos.
"Você sempre tenta, é claro, fazer um bom uso do DRS ao entrar na zona final", destacou. "Onde você tem uma série de curvas rápidas e não dá para ultrapassar, então é claro, Charles foi muito inteligente mas também pareceu que o modo de ataque e defesa deles é muito poderoso", opinou.
"Então, para mim, precisei ir ainda mais rápido. Foi bem difícil de conseguir a ultrapassagem, mas eventualmente funcionou", encerrou.
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