Verstappen se torna 3º piloto da F1 a selar título com quatro corridas de antecedência
Verstappen se consagrou campeão da F1 2022 no GP do Japão! Com isso, piloto da Red Bull empata com duas temporadas de Michael Schumacher e uma de Sebastian Vettel na 3ª colocação da lista de títulos com maior antecedência da história
Max Verstappen já estava na história da Fórmula 1 antes deste domingo (9), mas o GP do Japão solidificou ainda mais o legado do holandês na principal categoria de automobilismo do mundo. Coroado bicampeão mundial em Suzuka, o piloto da Red Bull empatou com Michael Schumacher e Sebastian Vettel na terceira colocação da lista de campeões com maior antecedência em uma temporada.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Ninguém, na história da Fórmula 1, conseguiu colocar as mãos na taça tão cedo quanto Michael Schumacher em 2002. O piloto da Ferrari garantiu matematicamente o título com seis corridas de antecedência: foi na França, em uma corrida adversa, que o alemão igualou o pentacampeonato de Juan Manuel Fangio. O calendário ainda previa etapas na Alemanha, Hungria, Bélgica, Itália, Estados Unidos e Japão.
Antes de Schumacher, quem detinha o recorde era Mansell, em 1992: triunfou na 11ª de 16 corridas previstas naquela temporada. 30 anos depois, o piloto da Williams segue isolado na segunda colocação de tal ranking.
Na terceira posição da lista de títulos mais precoces, além de Verstappen, temos outro piloto do atual grid. Não, não se trata de Lewis Hamilton — e sim de Sebastian Vettel. O alemão está empatado com duas temporadas de seu maior ídolo e referência, Schumacher.
Em 2011, Vettel foi campeão na 15ª de 19 corridas daquele ano — com 4 ainda a serem disputadas, portanto, assim como Schumacher conseguiu em 2001 (título na prova 13 de 17) e 2004 (14 de 18).
Assim como Schumacher, Mansell e Vettel, Verstappen dominou sem dó nem piedade. O título do holandês veio com quatro corridas ainda a serem disputadas na temporada. O triunfo na 18ª de 22 etapas da F1 2022 diz muito sobre a performance do agora bicampeão.
O calendário da atual temporada prevê provas nos Estados Unidos, México, Brasil e Abu Dhabi. Na briga pelo título, pouco importa: o caneco, histórico, já é de Verstappen.
+ Verstappen atinge patamar próximo à perfeição e faz bi dominante parecer fácil
+ Verstappen celebra bicampeonato da F1 após confusão no Japão: "Ano incrível"
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.