Verstappen sobra contra Ferrari e lidera TL2 do GP da Bélgica de Fórmula 1
O primeiro dia de atividades de pista no retorno da Fórmula 1, neste fim de semana do GP da Bélgica, terminou com Max Verstappen como o mais rápido no geral
TUDO SOBRE OS TREINOS LIVRES DO GP DA BÉLGICA DE F1 | Briefing
É impossível negar que o primeiro dia de atividades da Fórmula 1 no GP da Bélgica, em Spa-Francorchamps, foi movimentado. Anúncios de Audi e Alfa Romeo sobre chegadas e saídas, punições pelo grid e chuva indo e voltando na pista. Dentro de tudo que aconteceu, é Max Verstappen quem sorri ao fim desta sexta-feira (26), após liderar o segundo treino livre. Mesmo que saiba que vai largar lá atrás no domingo.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
O segundo treino livre, assim como o primeiro, foi marcado pela chuva aparecendo no fim. Mais cedo, com uma pancada menos forte nos seis minutos finais, teve correria para colocar os pneus intermediários e testar a situação. No fim do TL2, entretanto, a chuva veio forte. Após algumas escapadas, todos entraram na garagem. O treino terminou dez minutos antes, na prática, com apenas a Aston Martin tentando voltas de instalação com pneus de chuva extrema.
Verstappen garantiu a liderança ao anotar 1min45s507 com os pneus macios. A vantagem para a Ferrari foi boa: Charles Leclerc, em segundo, ficou 0s862 atrás. Lando Norris e Lance Stroll ainda terminaram na frente de Carlos Sainz. Lewis Hamilton, Fernando Alonso, George Russell, Daniel Ricciardo e Sergio Pérez fecharam o top-10.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Bélgica de Fórmula 1. No sábado, o terceiro treino livre está marcado para as 8h (de Brasília, GMT-3). Mais tarde, a classificação começa às 11h.
Max Verstappen liderou o segundo treino livre em Spa (Foto: Red Bull Content Pool)
Paddockast #162: F1 de volta! O que de melhor — e pior — aconteceu na primeira metade de 2022
Confira como foi o TL2:
Novamente, assim como acontecera antes do TL1, teve chuva em Stavelot pouco antes da Fórmula 1 tomar a pista. Na realidade, o primeiro treino livre teve chuva nos seis minutos finais — algo que afetou a classificação da Fórmula 3, na sequência, e que terminou com Caio Collet na pole. Mas na hora de abrir os trabalhos, pista quase inteiramente seca.
Já havia um festival de punições para a formação do grid. Max Verstappen, Charles Leclerc, Lando Norris, Esteban Ocon, Valtteri Bottas e Mick Schumacher trocaram o motor e largariam nas últimas posições da corrida, não importa o resultado que obtenham no sábado.
Com a bandeira verde, os pilotos resolveram ignorar o pouco de água na pista e ninguém saiu de intermediários. O pneu escolhido pela maioria foi o médio. Schumacher usou o macio rapidamente, ao passo que George Russell, Valtteri Bottas, Nicholas Latifi e Lewis Hamilton foram com os duros.
Carlos Sainz já colocou volta rápida de cara e fez 1min48s818. Em seguida, deu uma travada bonita nos pneus na hora de contornar a curva no fim da reta Kemmel, mas escapou. Charles Leclerc vinha em seguida, novamente atrás do companheiro. Enquanto isso, Guanyu Zhou fazia boa volta para pular ao terceiro lugar.
Os tempos ainda estavam altos porém. Sainz tentava dominar os limites da pista e passava pela brita. Voltaria a sair do traçado na Les Combes. Ainda brincou com a Ferrari, dizendo que estava participando de um pequeno rali. Chegou até a melhorar a volta um pouco antes, mas não durou muito na frente. Max Verstappen andou em 1min46s928 e assumiu a posição.
Hamilton foi outro com uma travada grande na entrada na Le Source. Nada muito representativo, porém. A pista deu uma acalmada depois disso, mesmo com Verstappen melhorando a volta da frente para 1min46s850.
Lance Stroll começou bem em Spa (Foto: Aston Martin)
Após 25 minutos de TL2, o movimento voltou a esquentar. Os pneus macios começaram a aparecer. Importante lembrar que a Pirelli escolheu a gama intermediária para o GP da Bélgica: os C2 são os duros, os C3 são médios e os C4, macios.
De macios, Sainz bateu Verstappen por um momento, mas o holandês responderia ao cravar 1min45s507. A volta de Sainz, na verdade, não fora tão boa. Leclerc, Norris e Lance Stroll logo passaram por ele. Aliás, um primeiro dia forte de Stroll, que terminou o TL1 no top-5 e voltava a figurar naquela área.
Com metade do treino, Verstappen liderava e tinha como companhia no top-10 uma lista de Leclerc, Norris, Stroll, Sainz, Hamilton, Russell, Daniel Ricciardo, Alexander Albon e Zhou. Russell tinha certas dificuldades para aquecer os pneus, conforme relatou à Mercedes, mas seguia perto de Hamilton. O ritmo das Flechas Prateadas não era ótimo.
Com bastante gente na pista, o tráfego se tornou inevitável: Norris precisou sair da pista para evitar tocar Stroll na Bus Stop. Pierre Gasly, que assumia o carro de volta após Liam Lawson guiar a AlphaTauri no TL1, escapou brevemente da pista e teve de passear pela briga por bons metros.
Na transmissão da Sky Sports, detentora dos direitos da F1 na Inglaterra, o chefe da Haas, Guenther Steiner, revelou que a equipe teve de trocar a bateria no carro de Magnussen após o problema no fim do primeiro treino.
O sumido Sergio Pérez tentava tirar algum tempo do carro com os pneus vermelhos, mas tinha problemas. Se Verstappen liderava, o mexicano conseguia somente ficar 1s6 atrás. E não teria muito mais a fazer, porque a chuva chegou.
Com 12 minutos no relógio, a água caiu de uma vez. Verstappen disse no rádio que "chovia muito", enquanto Norris saia da pista na Les Combes e Russell quase perdia o controle na Eau Rouge. Spa!
Schumacher foi mais um a sair da pista e passear pela brita. Com o aviso de Norris à McLaren, de que chovia muito, o treino praticamente terminou. Todo mundo resolveu ir para a garagem. Vettel e Stroll saíram rapidamente com pneus de chuva extrema apenas para uma volta de instalação de cada antes de voltarem aos boxes, mas era isso. Restava somente simulações de largada, mas nada de volta registrada.
1 | M VERSTAPPEN | Red Bull Honda | 1:45.507 | |
2 | C LECLERC | Ferrari | 1:46.369 | +0,862 |
3 | L NORRIS | McLaren Mercedes | 1:46.589 | +1,082 |
4 | L STROLL | Aston Martin Mercedes | 1:46.635 | +1,128 |
5 | C SAINZ | Ferrari | 1:46.649 | +1,142 |
6 | L HAMILTON | Mercedes | 1:46.893 | +1,386 |
7 | F ALONSO | Alpine | 1:46.975 | +1,468 |
8 | G RUSSELL | Mercedes | 1:47.042 | +1,535 |
9 | D RICCIARDO | McLaren Mercedes | 1:47.255 | +1,748 |
10 | S PÉREZ | Red Bull Honda | 1:47.346 | +1,839 |
11 | A ALBON | Williams Mercedes | 1:47.520 | +2,013 |
12 | G ZHOU | Alfa Romeo Ferrari | 1:47.617 | +2,110 |
13 | Y TSUNODA | AlphaTauri Honda | 1:47.658 | +2,151 |
14 | P GASLY | AlphaTauri Honda | 1:47.782 | +2,275 |
15 | S VETTEL | Aston Martin Mercedes | 1:47.867 | +2,360 |
16 | E OCON | Alpine | 1:47.944 | +2,437 |
17 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | 1:48.208 | +2,701 |
18 | V BOTTAS | Alfa Romeo Ferrari | 1:48.419 | +2,912 |
19 | N LATIFI | Williams Mercedes | 1:48.612 | +3,105 |
20 | M SCHUMACHER | Haas Ferrari | 1:49.941 | +4,434 |
Tempo 107% | 1:52.892 | +7,385 |
SAINZ × PÉREZ: QUEM PODE SER MAIS DECISIVO A FAVOR DO COMPANHEIRO DE EQUIPE NA F1 2022?
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.