Verstappen tem recuperação incrível e vence GP de Miami de F1
Holandês da Red Bull vai de 9º para 1º e consolida liderança no mundial de F1. Sergio Perez, também da Red Bull, é 2º, com Alonso em 3º
O GP de Miami proporcionou uma corrida melhor que a encomenda. Mesmo sem chuva nem safety cars, o GP realizado na Flórida teve bastante ação em pista. Só que ação na pista não significa resultado inesperado. Deu Max Verstappen!
Em dia inspirado, o holandês largou do 9º lugar, escalou o pelotão com pneus duros (contra médios do resto), e dominou a corrida com tranquilidade. Na parte final da prova, quando fez sua parada, precisou superar Sergio Perez, mas a diferença de pneus tornou a manobra um mero protocolo.
Perez terminou em 2º, sem chances contra o colega fora-da-curva. Fernando Alonso, da Aston Martin, chegou a ter algum embate com seu compatriota Carlos Sainz, mas navegou sozinho rumo a mais um 3º lugar na temporada. Quarto pódio em cinco etapas.
O top 10 se seguiu com George Russell, Carlos Sainz, Lewis Hamilton, Charles Leclerc, Pierre Gasly, Esteban Ocon e Kevin Magnussen.
Com a vitória e a volta mais rápida, Verstappen chega aos 119 pontos, contra 105 de Perez. Alonso continua sua sina de fazer 15 pontos em todos os fins de semana, chegando aos 75 pontos.
Confira no detalhe como foi o GP de Miami de F1:
PRÉ-CORRIDA – Estratégias variadas. Houve quem optasse por começar com cada um dos três tipos de pneu. Os sete primeiros começaram com a estratégia padrão, de pneus macios. Ocon e Verstappen, 8º e 9º, saíram com duros. Hamilton, o 13º, idem. Os dois carros da McLaren, vindo do fundo, começaram de macios novos.
LARGADA – Perez conseguiu se posicionar bem na pista e manteve a ponta. Alonso e Sainz mantiveram as posições seguintes. Magnussen largou mal e perdeu várias 3 posições. Verstappen chegou a perder uma, mas recuperou ainda na primeira volta.
Piastri fez ótima largada, ganhando 5 posições com seus pneus macios novos. Norris também começou bem, mas foi tocado por De Vries na primeira curva e viu sua corrida prejudicada.
Volta 02/57 – Verstappen supera Bottas e passa a ser o 8º, ainda antes de abrir o DRS. Sargeant entra nos boxes para trocar o bico.
03/57 – Magnussen partiu para cima de Leclerc e ganhou a 6ª posição. Os dois seguiram duelando por meia volta. Melhor para Verstappen, que conseguiu embutir na briga e superar os dois de uma única vez. O bicampeão já era 6º.
07/57 – Perez se mantém a cerca de 2 segundos de Alonso, controlando a distância. Mais atrás, Verstappen se aproximava de Russell, que se valia do DRS para manter a posição.
08/57 – Mesmo sem conseguir ficar tão próximo, Verstappen mergulhou por dentro no final do retão e passou Russell.
09/57 – Verstappen repete a manobra da volta anterior, agora sobre Gasly. O francês perdeu um pouco de tempo ao sair da tangência enquanto se defendia de Verstappen. Como consequência, foi ultrapassado também por Russell na curva seguinte.
11/57 – Perez aperta o ritmo, abre 2s5 de Alonso e faz a volta mais rápida. Verstappen, 4º, vem no mesmo embalo e retoma a melhor volta para si. O holandês seguia como o mais rápido na pista mesmo com pneus duros.
13/57 – Leclerc e Magnussen seguiam na briga. O monegasco passou e tomou um X do dinamarquês.
14/57 – Verstappen despacha Sainz e chega a uma posição de pódio. Enquanto isso, Magnussen era o primeiro a trocar os médios pelos duros.
15/57 – Verstappen chegava ao 2º lugar ao superar Alonso. A distância entre os carros da Red Bull era de 3s8.
18/57 – Russell e Leclerc fazia sua troca de pneus, calçando compostos duros.
19/57 – Sainz entra nos boxes no limite, travando os quatro pneus para chegar ao limite de velocidade. O espanhol volta bem atrás da briga entre Hamilton e Hulkenberg. Ao fim da volta, ele supera Hamilton.
20/57 – Perez é chamado aos boxes quando tinha pouco mais de 1 segundo de vantagem sobre Verstappen.
22/57 – Perez supera Ocon sem dificuldades e ganha pista livre para tirar vantagem de Verstappen.
23/57 – Sainz recebe punição de cinco segundos por excesso de velocidade nos boxes. Enquanto, Hamilton passava Hulkenberg depois de várias voltas tentando. O inglês assumiu o 6º lugar com a ultrapassagem.
24/57 – Russell consegue boa manobra sobre Stroll e vira o 9º.
25/57 – Alonso é o último dos que largaram de médios a trocar para os duros. Ele volta em 5º, um segundo atrás de Sainz, que tem punição a cumprir.
26/57 – Verstappen lidera, com 16 segundos sobre Perez. Ocon, também sem parar, era o 3º. Depois vinham Sainz, Alonso, o trio Hamilton, Hulkenberg e Tsunoda, ainda sem para, com Russell e Gasly fechando o top 10.
27/57 – Alonso supera Sainz e vira o 4º na pista, 3º na prática.
29/57 – Russell seguia sua escalada ao passar Hulkenberg e chegar ao 7º posto. Alonso superava Ocon e virava 3º também na tabela.
30/57 – Sainz também superar Ocon e se mantém próximo a Alonso.
33/57 – Hamilton abre caminho para Russell, em estratégia diferente, ganhar mais uma posição.
34/57 – Uma boa briga se forma entre Tsunoda, Hulkenberg, Gasly, Stroll, Magnussen e Leclerc, valendo o 8º lugar. Hulk faz sua parada ao fim da volta, sendo um dos primeiros a sair dos duros para os médios.
35/57 – Verstappen seguia fazendo volta mais rápida, mesmo com pneus bastante desgastados.
36/57 – Russell passa Gasly e chega ao 5º lugar. O inglês não pode reclamar de falta de ação em sua corrida... Enquanto isso, Perez responde à Verstappen e faz a volta mais rápida.
37/57 – Russell, ainda no embalo, passa Sainz e vira o 4º.
E a briga de Leclerc e Magnussen seguia: mais uma vez, o ferrarista fazia a ultrapassagem para ser superado logo em seguida.
38/57 – Leclerc, finalmente, supera Magnussen. Hamilton coloca os médios e volta em 13º.
40/57 – Hamilton passa Bottas na reta dos boxes. Ocon sai dos boxes exatamente entre os dois, quase batendo em Bottas. A ordem era Hamilton 10º, Ocon 11º e Bottas 12º.
43/57 – Verstappen seguia em ritmo alucinante com os pneus duros e abria 18s5 sobre Perez, distância que, em tese, permitiria que voltasse ainda em 1º após sua parada.
45/57 – Finalmente, Verstappen sua troca para pneus médios ao fim da 45. Perez reassume a ponta por pouco mais de 1 segundo.
47/57 – Com pneus muito mais novos e mais aderentes, Verstappen cola em Perez. O mexicano faz jogo duro, mas perde a liderança na abertura da 48.
54/57 – Leclerc, ameaçado por Hamilton, acelera e supera Gasly. Hamilton se aproveita e também despacha Gasly na mesma volta.
55/57 – Hamilton se espreme entre o muro e o Leclerc e assume o 6º lugar.
57/57– Verstappen cruza em 1º, com o ponto extra pela volta mais rápida. Perez é 2º, mais de 5 segundos atrás. Alonso, sozinho na pista, fecha o pódio.