Verstappen vence mais uma na F1 em Abu Dhabi. Leclerc é vice
Sem sustos, Max Verstappen vence fechamento da temporada e estabelece recorde. Charles Leclerc segura Sergio Perez no fim e é vice
A temporada 2022 acabou da mesma forma que foi ao longo de todo o ano: com Max Verstappen à frente. O piloto da Red Bull largou da pole e não foi incomodado em momento algum da prova, vencendo com facilidade em estratégia de apenas uma parada. Foi a 15ª vitória do holandês na temporada, marca que se consolida como um recorde isolado na história da Fórmula 1.
Mas os olhos da F1 não estavam em Verstappen, e sim na disputa logo atrás dele. Charles Leclerc, da Ferrari, e Sergio Perez, da Red Bull, chegaram a Abu Dhabi empatados em pontos na briga pelo vice-campeonato.
Perez foi para uma estratégia de duas paradas, caiu para trás de Leclerc e veio tirando diferença volta a volta. Mas faltou tempo. No fim das contas, Leclerc cruzou a linha de chegada em 2º, 1s3 à frente de Perez. Com o resultado, o monegasco da Ferrari confirmou o vice-campeonato da temporada.
Carlos Sainz ficou com o 4º lugar, com George Russell logo atrás. Lewis Hamilton era o 4º até três voltas para o fim, quando sofreu uma quebra em seu Mercedes.
Entre os pilotos de saída da F1, Daniel Ricciardo conseguiu pontuar com o 9º lugar, assim como Sebastian Vettel, uma posição atrás. Os outros dois se envolveram em um enrosco: Mick Schumacher tocou em Nicholas Latifi e os dois bateram. Ambos terminaram a prova, mas fora da zona de pontuação.
Confira no detalhe como foi o encerramento da temporada 2022 da Fórmula 1.
LARGADA – Verstappen e Perez mantiveram a ponta. Hamilton passou Perez e subiu para 4º. Leclerc tentou o ataque sobre Perez na curva 5, mas não concluiu a manobra. Ao fim da longa reta, Sainz mergulhou por dentro de Hamilton, o inglês cortou a chicane para evitar o choque e se manteve à frente. Manobra muito semelhante a Hamilton x Verstappen no mesmo ponto na corrida do ano passado, também na primeira volta.
3/58 – Já com DRS liberado, Perez se mantinha a menos de 1 segundo de Verstappen, mas sem distância para atacar. Pouco atrás, Hamilton colava em Leclerc.
4/58 – Hamilton é instruído pela equipe a devolver a posição a Sainz pelo enrosco na primeira volta. Pouco depois, a Direção de Prova comunicou que o incidente não teria consequências.
5/58 – A ordem dos 10 primeiros era: Verstappen, Perez, Leclerc, Sainz, Hamilton, Norris, Russell, Ocon, Vettel e Alonso. Ainda na mesma volta, Hamilton recuperou a posição de Sainz e voltou ao 4º lugar depois de cedê-lo “de graça” ao espanhol.
6/58 – É a vez de Russell partir para cima de Sainz, mas o piloto da Ferrari se defende bem, já que consegue abrir o DRS por estar a menos de 1 segundo de Hamilton.
8/58 – Sainz passa Hamilton e retoma o 4º lugar. Pouco atrás, Vettel tenta passar Ocon, mas toma o troco.
9/58 – Hamilton também se vale do DRS para despachar Hamilton. O heptacampeão, por excesso de zelo da Mercedes, cai de um potencial 3º lugar para 6º.
11/58 – Ocon puxa uma fila com Vettel, Alonso, Tsunoda e Stroll.
13/58 – Stroll e Albon abrem as paradas nos boxes, trocando os médios pelos duros.
14/58 – Ocon, Tsunoda e Gasly também trocam pneus.
15/58 – Perez, que vinha perdendo ritmo, coloca pneus duros. Russell e Norris fazem o mesmo. Russell tem pis stop ruim e é liberado bem à frente de Norris, em saída perigosa.
Perez sai dos boxes atrás de Alonso e Vettel. Ele passa o espanhol, mas erra ao tentar passar Vettel, ficando preso atrás do alemão. Erro que pode custar a 2ª posição.
17/58 – Sainz troca pneus em boa parada.
18/58 – Hamilton para e volta atrás de Russell, mas com a má parada de George. O hepta reclama de uma possível quebra de assoalho em seu W13.
19/58 – Alonso e Ricciardo também vão para suas primeiras paradas. Enquanto isso, Sainz passa Vettel depois de mais de uma volta preso atrás do alemão.
20/58 – É a vez do líder da prova e do campeonato ir para os boxes, em parada de 3s4. Não perfeita, mas suficiente para voltar pouco à frente de Perez.
21/58 – Leclerc, por fim, faz sua troca. O monegasco volta em 3º, longe da dupla de Red Bull e exatamente à frente de Sainz, que respeita o colega e não o ataca.
23/58 – Alonso faz ultrapassagem dupla sobre Tsunoda e Bottas. O japonês retoma a posição sobre o espanhol. A briga se segue pela volta seguinte.
24/58 – Alonso concluiu manobra sobre Tsunoda e começa a abrir vantagem.
25/58 – Vettel é o último a parar. Ele parte para uma estratégia de uma única parada.
28/58 – Mais uma quebra da Alpine de Alonso. O espanhol recolhe o carro à garagem. Fim de sua temporada e de sua passagem pela Alpine/Renault.
30/58 – Verstappen, Perez, Leclerc, Sainz, Russell e Hamilton são todos separados entre si por algo entre 2 e 3 segundos.
33/58 – Leclerc começa a se aproximar de Perez. O mexicano entra nos boxes ao final da volta e abre a segunda rodada de paradas. Ele coloca um novo jogo de compostos duros.
36/58 – Hamilton começa a chegar em Russell e entra na zona de abertura de DRS.
39/58 – Mick Schumacher faz manobra precipitad sobre Latifi e bate no canadense. Ambos conseguem voltar à pista, sem necessidade de safety car. Mais à frente, Hamilton ataca Russell, que entra nos boxes antes de ser ultrapassado. Ele paga 5 segundos de penalização e coloca pneus médios.
43/58 – Vettel passa Zhou para ser 10º. Stroll pega o embalo e também supera o chinês, mas conclui a manobra por fora da pista e devolve a posição pouco depois.
45/58 – Perez alcança Hamilton e o passa na longa reta. Na reta seguinte, Hamilton abre a asa e dá o troco. Cena que lembrou a disputa entre os dois no mesmo ponto, em 2021.
46/58 – Perez segura o bote na primeira zona de DRS para ter direito a uso na segunda. Finalmente, o mexicano supera Hamilton e parte à caça de Leclerc. A distância entre eles é de menos de 10 segundos.
49/58 – Stroll passa Vettel e tira o tetracampeão da zona de pontuação. A estratégia de uma parada não funciona para o alemão.
55/58 – Hamilton sofre uma quebra que o impede de trocar marchas e abandona enquanto era 4º.
57/58 – Perez fica a menos de 2 segundos de Leclerc, em briga que vale o vice-campeonato.
58/58 – Verstappen vence sua 15ª prova na temporada. Leclerc cruza em 2º, uma posição à frente de Perez, e fica com o vice.