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Verstappen x Hamilton: as tretas que definiram a temporada

Os GPs de Emília-Romanha, Espanha, Inglaterra, Itália e Arábia Saudita traçaram o roteiro para um campeonato que chega à última de 22 etapas com Verstappen e Hamilton empatados e a disputa pelo título completamente aberta

10 dez 2021 - 04h00
(atualizado às 07h36)
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Chegou a hora da grande final da F1 2021
Chegou a hora da grande final da F1 2021
Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio / Grande Prêmio
A temporada 2021 da Fórmula 1 tem um roteiro dos mais imprevisíveis. Restando apenas o GP de Abu Dhabi, Max Verstappen e Lewis Hamilton chegam em Yas Marina empatados com 369,5 pontos e meio e com a disputa pelo título completamente aberta.

A paridade, porém, não é o único ponto de destaque em 2021. Ao longo da temporada, foram pelo menos cinco os rounds que definiram o roteiro da disputa até aqui: os GPs de Emília-Romanha, Espanha, Inglaterra, Itália e Arábia Saudita.

Às vésperas da decisão, o Grande Prêmio recorda os polêmicos incidentes de 2021 em um esquenta para a decisão de Yas Marina.

Round 1: GP da Emília-Romanha

O primeiro toque entre os protagonistas do campeonato aconteceu ainda em Ímola, na segunda corrida da temporada. Naquela caótica corrida, Verstappen largou melhor que o rival da Mercedes, emparelhou na entrada da chicane da Tamburello, tocou as rodas de Hamilton, forçou o rival a sair da pista e tomou a liderança na pista molhada.

Apesar do lance, o tom não escalou. Verstappen alegou que nem viu toque, enquanto Hamilton se limitou a detalhar o que aconteceu, sem criticas mais duras ao rival.

Os dois saíram do traçado italiano separados por apenas um ponto na classificação, com Hamilton liderando Verstappen com 44 pontos.

Round 2: GP da Espanha

A corrida em Barcelona já começou com a expectativa de um intenso duelo entre a dupla. Afinal, Hamilton tinha a pole, com Verstappen saindo logo atrás. Logo nos primeiros metros, o rubro-taurino atacou e, de novo, deu um chega para lá no heptacampeão para tomar a liderança na curva 1.

O desfecho da corrida, porém, foi outro. A Red Bull apostou em uma estratégia de uma parada, enquanto a equipe de Brackely fez dois pit-stops e comemorou o 98º triunfo de Hamilton.

Depois desta quarta etapa da temporada, Hamilton tinha a liderança do campeonato, com 94 pontos, 14 a mais do que Verstappen, o segundo colocado. E o #44 ainda saiu dando uma sutil lição ao rival: "Isso é uma maratona, não uma corrida sprint", disse.

Round 3: GP da Inglaterra

A primeira grande polêmica de 2021, contudo, aconteceu no 'quintal' de Hamilton. Na décima etapa da temporada, em Silverstone, Hamilton mudou de tática e decidiu peitar a agressividade de Verstappen. Isso aconteceu em um momento positivo para Max, que tinha vencido quatro das últimas cinco corridas, incluindo o GP da França, quando o inglês foi criticado por pegar leve na defesa de posição.

Na primeira volta da corrida que marcou a estreia do formato sprint no Mundial, Hamilton colocou por dentro de Verstappen na Copse, uma das mais rápidas curvas de Silverstone. A dinâmica ali exigia que um dos dois tirasse o pé, o que nenhum deles fez.

Max tentou fazer a curva e, com o pneu traseiro direito, tocou o dianteiro esquerdo de Hamilton, saiu da pista e bateu. Enquanto o filho de Jos foi levado ao hospital para passar por exames ― apesar de a Red Bull já ter confirmado que ele passava bem ―, Hamilton foi julgado "predominantemente culpado" pelo incidente e recebeu uma punição de 10s, cumprida no pit-stop. Ainda assim, o companheiro de Valtteri Bottas saiu vitorioso da disputa, derrubando a vantagem de 33 pontos de Max na liderança do Mundial para apenas oito pontos.

Esta disputa, contudo, elevou demais o tom, especialmente do lado da Red Bull. Chefe do time, Christian Horner classificou a manobra de Hamilton como "inaceitável, perigosa e desesperada". E o próprio Verstappen se queixou nas redes sociais por Lewis ter comemorado a vitória enquanto ele estava no hospital. A informação que o piloto de 36 anos tinha no momento da celebração, porém, era de que Max estava bem.

Hamilton, por sua vez, defendeu a manobra e voltou a apontar excesso de agressividade de Verstappen.

Round 4: GP da Itália

A 14ª etapa da temporada, todavia, viu um novo capítulo desta intensa rivalidade. Só que a corrida em Monza acabou antes mesmo da metade para os dois pilotos.

Depois de pit-stops ruins de Red Bull e Mercedes, os dois se encontraram na chicane italiana no momento em que Hamilton saia do pit-lane. Hamilton contornou a chicane de maneira que Max ficou espremido e não abriu mão de seguir um traçado mais ou menos normal.

Sem que ninguém cedesse, os dois se tocaram, e Verstappen foi parar literalmente em cima de Hamilton. No rádio, Max culpou o rival: "é o que acontece quando não se deixa espaço". O halo evitou que Lewis sofresse lesões maiores, mas o piloto de 24 anos foi criticado por ter deixado o local do acidente sem sequer olhar para ver se o rival estava bem.

Desta vez, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) entendeu que Verstappen era o principal responsável pelo acidente e aplicou uma punição de três posições no grid de largada da corrida seguinte, na Rússia.

Os dois saíram de Monza separados por só cinco pontos, com Verstappen no topo da classificação.

Round 5: GP da Arábia Saudita

O round decisivo para o empate com que a Fórmula 1 chega à decisão de Abu Dhabi aconteceu na estreia da Arábia Saudita no calendário. Desta vez, porém, o incidente foi menos polêmico ― pelo menos na comparação com as tretas anteriores.

Perto do fim da corrida em Jedá, Hamilton tentou passar, mas Verstappen espalhou e forçou o #44 a recolher o carro. Como o holandês tinha saído da pista, a Red Bull orientou o piloto a entregar a posição "estrategicamente". Max, então, ficou no centro da pista e diminuiu o ritmo. Com a falta de espaço, Lewis tocou a traseira da Red Bull e quebrou um pedaço da asa dianteira.

Verstappen cedeu a posição pouco depois, mas deu o troco no britânico e manteve a liderança. Lewis, contudo, conseguiu a ultrapassagem e garantiu a vitória, o que resultou em um empate no Mundial de Pilotos, já que, mesmo com a asa quebrada, conseguiu fazer a volta mais rápida da corrida.

Verstappen, entretanto, segue alegando que não fez nada de errado, mas conseguiu a proeza de receber cinco punições em uma única corrida: ele foi obrigado a devolver a posição três vezes por levar vantagem indevida, recebeu 5s por causar uma saída da pista a Hamilton e mais 10s por ter feito um brake test também ao rival.

A Red Bull, claro, partiu para o ataque. Tradicionalmente desbocado, Helmut Marko disse que Verstappen é punido "assim que mostra os dentes", mas depois o próprio consultor admitiu o brake test, já que se desculpou por tê-lo negado.

Decisão

Com cinco rounds mais tumultuados, a Fórmula 1 chega para a última de 22 etapas com a tensão pairando no ar. A FIA já até avisou que pode tirar pontos no campeonato de quem colocar o rival para fora. Dentro da pista, Verstappen e Hamilton tentam manter a cabeça no lugar, mas, do lado de fora, Christian Horner e Toto Wolff têm perdido as estribeiras, o que motivou até pedidos por educação de colegas da F1.

O desfecho do campeonato segue sendo um mistério, mas 2021 já fez de Verstappen e Hamilton uma das rivalidades mais importantes da história da Fórmula 1.

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