Vettel afirma que voltou a ter "5 anos de idade" após pilotar histórico FW14B na Inglaterra
Dono do carro campeão de tudo em 1992 pela Williams, tetracampeão mundial destacou sensação de pilotar icônico bólido e ressaltou felicidade por fazê-lo com combustível neutro em carbono
Sebastian Vettel andou com o FW14B antes do GP da Inglaterra e fez o público inglês se lembrar da temporada 1992, ao demonstrar o histórico carro - campeão daquele ano tanto no Mundial de Construtores, quanto no de Pilotos, com Nigel Mansell - no circuito em Silverstone.
Dono do chassi 08 do histórico e vencedor bólido da Williams - projetado por Adrian Newey, considerado até hoje uma joia da aerodinâmica -, o tetracampeão mundial teve tal ideia para comemorar os 30 anos do carro, mas já havia ressaltado desejo de celebrar "de maneira responsável". Por isso, utilizou combustível carbono-neutro.
Após a demonstração, Vettel se disse honrado e orgulhoso pela oportunidade de pilotar o FW14B de maneira mais sustentável. O carro foi utilizado em 13 das 16 corridas em 1992, com sete pole-positions para a conta e conferiu o campeonato a Mansell com cinco corridas de antecedência.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
"Foi muito especial. Vê-lo (Mansell) ali, esperando por mim no final da volta, também. Me senti como uma criança de 5 anos de idade novamente. O som - tudo - me levou 30 anos para trás. Fazer a volta do jeito que fizemos, com o combustível neutro em carbono e tentando mostrar todas essas emoções foi ótimo, mas mostrar que podemos fazer tudo isso de maneira mais responsável foi muito importante para mim", confidenciou Vettel.
O bólido da Williams se destacava pela eletrônica embarcada, câmbio semiautomático, controle de tração e pela suspensão ativa. Na pista, foi um dos mais dominantes da história, a ponto de muitos, inclusive o narrador Galvão Bueno, apelidá-lo como o 'carro de outro planeta'.
"Nigel (Mansell) venceu o GP aqui 30 anos atrás e sou dono daquele exato carro. Quando tive a ideia, não quis dar uma volta e apenas gastar recursos - portanto, pensei em uma maneira melhor de fazermos isso. Então, sou muito orgulhoso pela oportunidade. Aconteceu no dia do meu aniversário, algo que eu não havia percebido antes", finalizou o tetracampeão mundial, que completou 35 anos de idade no último domingo.
SILVERSTONE INDICA O QUE FÓRMULA 1 SERÁ COM REGRAS NOVAS ? | TT GP #59
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.