Vettel elogia ritmo da Aston Martin na Hungria, mas admite: "Carro difícil de pilotar"
Em primeiro dia de atividades após anunciar que vai deixar a Fórmula 1, Sebastian Vettel disse torcer pela chuva e se dividiu entre o bom ritmo da Aston Martin e a dificuldade de pilotar o carro
F1 2022 AO VIVO: FERRARI LIDERA TREINOS LIVRES NA HUNGRIA COM LECLERC. VERSTAPPEN É 2º | Briefing
A grande estrela do final de semana da Fórmula 1 na Hungria é, sem dúvidas, Sebastian Vettel. O tetracampeão mundial atraiu todos os holofotes para si ao anunciar que vai deixar a categoria ao final da temporada — dentro das pistas, entretanto, a Aston Martin segue sem chamar atenção. O alemão até conseguiu entrar no top-10 e fechou o TL2 do Hungaroring no sétimo lugar, mas admitiu que ainda tem dificuldades ao pilotar o AMR21.
"Olhando de cara, nosso ritmo hoje pareceu bastante bom — nossas jornadas longas foram bem competitivas, e acho que fizemos um trabalho sólido como equipe", disse o campeão de 2010, 2011, 2012 e 2013, que externou o desejo de passar mais tempo com sua família ao anunciar a saída da F1. "Mas o carro ainda é bem complicado de pilotar", reconheceu.
Vettel marcou 1min20s383 em sua melhor volta no primeiro treino livre, o que lhe rendeu a 11ª colocação — uma posição e 0s034 à frente de seu companheiro de equipe, Lance Stroll. Na segunda sessão do dia, o alemão anotou 1min19s253 no sétimo lugar, sete posições à frente do canadense e deixando para trás as duas Mercedes, além das duas Alfa Romeo e da Alpine de Esteban Ocon.
Vettel disse que vai torcer para a chuva dar as caras no Hungaroring (Foto: Aston Martin)
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Apesar da boa colocação, Vettel tem ciência de que os treinos livres têm representado pouco para a Aston Martin em comparação aos sábados, que têm sido o real ponto fraco da equipe em 2022. O alemão admitiu a dificuldade do time britânico em ritmo de classificação e disse torcer para que a chuva prevista para o final de semana realmente caia, embaralhando o grid e possivelmente trazendo uma oportunidade de ser mais competitivo.
"Recentemente, nós temos sofrido nas classificações em pista seca. Então, estou otimista de que a chuva pesada esperada para amanhã possa nos trazer uma oportunidade", explicou. "Eu amo pilotar nesse circuito e espero realmente que o tempo não nos impeça de dar um grande show para os fãs amanhã", finalizou.
O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do fim de semana do GP da Hungria. No sábado, o TL3 está marcado para as 8h (de Brasília, GMT-3), enquanto a classificação começa às 11h.
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.