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Vettel revela que aposentadoria da Fórmula 1 já estava em mente "nos últimos anos"

Sebastian Vettel anunciou nesta quinta-feira (28) que vai se aposentar da Fórmula 1 ao final da temporada, e explicou como foi o processo para tomar a decisão de se afastar da categoria

28 jul 2022 - 13h18
(atualizado às 15h33)
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Sebastian Vettel
Sebastian Vettel
Foto: Aston Martin / Grande Prêmio

VETTEL ANUNCIA APOSENTADORIA DA FÓRMULA 1 AO FIM DE 2022

Sebastian Vettel anunciou nesta quinta-feira (28) que vai se aposentar da Fórmula 1 ao final da temporada. O tetracampeão divulgou um vídeo em seu Instagram explicando sua decisão, e colocando a família e lutas por sustentabilidade como prioridades em sua vida. O piloto da Aston Martin ainda terá mais dez provas pela frente até o GP de Abu Dhabi em novembro, que será sua prova de número 300 e também a última.

Neste fim de semana, Vettel tem compromisso com o GP da Hungria, onde terminou em segundo no ano passado, mas acabou sendo desclassificado. Perguntado sobre há quanto tempo pensava em tomar a decisão de se aposentar, o tetracampeão revelou que tinha isso em mente já há alguns anos, e sentiu que este era o momento certo.

"Quando? Nos últimos anos, na verdade. Acho que não é uma pergunta que você faz para si mesmo e encontra uma resposta e pronto. Acho que eu compreendi desde cedo que essa é uma decisão que muda sua vida", contou Sebastian ao canal britânico Sky F1.

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Vettel foi desclassificado na Hungria, deixando amargo para a Aston Martin abrir a segunda metade do campeonato (Foto: Aston Martin)

"É difícil saber o quanto vai mudar, porque estou virando a esquina sem saber o que esperar, mas acho que é assim para qualquer atleta, independentemente do esporte, seja por escolha própria ou forçado por conta de lesões ou fatores externos. É algo que todos nós vamos enfrentar. Para mim, sinto que este é o momento certo", explicou o tetracampeão.

Diferentemente de outros pilotos e atletas, Vettel não levou em conta a idade e seu corpo em conta para tomar a decisão. O piloto da Aston Martin reforçou o desejo de passar mais tempo com a família e mudar seu foco da pista para a vida fora dela.

Sebastian Vettel é tetracampeão mundial de F1 (Foto: Aston Martin)

"É verdade, e não me sinto velho ou limitado fisicamente para fazer o que preciso. Mas são muitas coisas, e sei o quanto você pode dedicar para este esporte e o quão intenso pode ser. E isso significa que não sobra espaço para outras coisas, e não posso ignorá-las mais", afirmou Vettel.

"Elas estão crescendo, literalmente. Eu tenho filhos, eles estão ficando maiores e mais altos e mais fortes mentalmente. Então há coisas que não quero ignorar, quero cuidar. No final das contas, eu posso decidir o que fazer e vocês sabem a escolha agora", concluiu o alemão.

Vettel ocupa atualmente a 14º posição no Mundial de Pilotos, com 16 pontos conquistados. A Fórmula 1 retorna neste domingo (31), para o GP da Hungria, com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO. A 13ª etapa do Mundial será a última antes da tradicional pausa do verão europeu.

A carreira de Vettel

Por mais que não tenha sido um dos principais pilotos do grid na 'Era Drive to Survive', que trouxe tantos novos fãs ao Mundial, a carreira de Vettel é uma das mais impressionantes de todos os tempos nos mais de 70 anos de F1.

Desde que entrou no grid e estreou no GP dos Estados Unidos de 2007, já na parte final da temporada, então com 20 anos, Vettel disputou 289 corridas e terá mais 11 pela frente. Assim, chegará aos 300 GPs. Neste período, venceu 53 corridas, foi a 122 pódios, anotou 57 poles e conquistou quatro títulos mundiais. Números de um peso-pesado histórico.

Sebastian está empatado com Alain Prost como tetracampeão mundial, atrás apenas de outros três pilotos com mais conquistas; é o mais jovem da história a fazer pole e vitória no mesmo fim de semana (21 anos e 73 dias, GP da Itália de 2008) e o mais jovem da história a fazer pole, vitória e volta mais rápida (21 anos e 353 dias, GP da Inglaterra de 2009).

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Vettel celebra sua primeira vitória na F1, em 2008 com a Toro Rosso (Foto: Reprodução/AlphaTauri)

É, junto de Nigel Mansell em 1992, o piloto com mais vitórias partindo da pole num mesmo ano (nove, 2011). Vettel é o terceiro piloto com mais vitórias e voltas lideradas, o quarto com mais poles e o sétimo com mais corridas da história.

Apesar do começo na BMW, Vettel fez apenas oito corridas na temporada a primeira cedido pela Red Bull, mas as outras sete já na Toro Rosso. No ano seguinte, 2008, começou nos quadros do time B dos energéticos e brilhou. Mesmo com muitos abandonos no fim do ano, soube trabalhar para colocar a equipe nos trilhos e fazer uma segunda metade do ano mágica, com direito a vencer o GP da Itália, com pole e tudo.

A Red Bull era o destino óbvio, e assim foi para 2009. Foi quando tudo mudou para si e para a equipe dos energéticos, que deu salto imponente no grid e deixou as gigantes Ferrari e McLaren para trás. O título não veio por conta do fenômeno Brawn GP, mas a Red Bull estava bem posicionada. Vettel foi vice-campeão mundial e surgiu favorito para 2010.

Sebastian Vettel (Foto: Dan Istitene/Getty Images)

Aí, sim, começou um dos momentos mais dominantes de qualquer piloto na história da F1. No ano em que completaria apenas 24 de idade, Vettel soube como brigar. Com cinco vitórias no ano, incluindo em três das quatro últimas corridas, bateu Fernando Alonso por pouco para conquistar o título mundial Vettel. Dominou em 2011 para ser bi e teve novamente de lidar com Alonso pelo tri, em 2012.

Em 2013 não houve disputa: Vettel foi tetra e ainda fechou a temporada com nove vitórias seguidas - dez nas últimas 11, 11 em 13 e 15 vitórias ao todo.Com a chegada da 'Era Híbrida', em 2014, a ordem de forças mudou e a ascensão da Mercedes foi meteórica, com o domínio de Lewis Hamilton e Nico Rosberg. Vettel parecia desanimado durante o ano e, em outubro, definiu que iria para a Ferrari no ano seguinte. Durante os seis anos que se seguiram, defendeu a cor vermelha.

Logo em 2015, quando a Ferrari passava por uma reconstrução após as saídas de Luca di Montezemolo, Stefano Domenicali e Alonso, Vettel venceu três vezes. A partir de 2017, as coisas mudaram. A Ferrari saltou e se colocou em condições de desafiar a Mercedes, com Vettel começando os campeonatos de 2017 e 2018 de maneira muito forte e liderando por vários momentos sobretudo na metade inicial daqueles anos. Os dois campeonatos têm lances importantes que demarcam a saída de Sebastian da briga: o acidente com Max Verstappen na largada do GP de Singapura de 2017 e a escapada da pista no GP da Alemanha de 2018. Hamilton levou a melhor nos dois casos.

Após o erro na Alemanha, que justamente depois de uma vitória na Inglaterra, onde Hamilton sempre reinou, Vettel não se recuperou. O fim daquela temporada foi ruim, enquanto Charles Leclerc chegou no ano seguinte e se tornou rapidamente o queridinho da equipe, que novamente mudara de chefe e presidente, com a saída de Maurizio Arrivabene e o afastamento e morte de Sergio Marchionne. Mesmo sem o sonhado título, Vettel venceu 14 corridas pela Ferrari o que coloca o alemão atrás somente de Michael Schumacher e Niki Lauda.

Sebastian Vettel (Foto: GEPA pictures/ Daniel Goetzhaber/ GEPA pictures/ Red Bull Content Pool)

A saída foi anunciada para o fim de 2020, mas ainda antes do campeonato começar. A Aston Martin, que retornava à F1 como marca após de quase 60 anos, aproveitou e assinou com Vettel. No primeiro ano, o tetracampeão foi ao segundo lugar no GP do Azerbaijão e alcançou o mesmo resultado na Hungria, mas, nesta segunda, foi desclassificado por uma infração técnica relacionada à quantidade de combustível entregue na inspeção. Um problema da equipe. A expectativa era ter um time mais forte em 2022, mas não aconteceu. A Aston Martin regrediu e pensa em como sair das últimas posições neste ano e nos próximos. Algo difícil mesmo com os planos ousados, com direito a nova fábrica e túnel de vento, mais funcionários e a tradição da marca.

Uma carreira nada menos que gloriosa, de maneira inegável. Avesso às redes sociais, nos últimos anos, Vettel aumentou a maneira como tratava questões sociais, sempre nos circuitos, aproveitando a plataforma da F1. Neste período, defendeu questões climáticas e a defesa das abelhas, espécie que sofre ameaça global de extinção - algo que mudaria o ecossistema do planeta, já que são as responsáveis pela polinização -, pelos direitos da comunidade LGBTQIA+ e antiguerra após a invasão da Rússia na Ucrânia, além do antirracismo. Agora, terá mais tempo para tratar de outros assuntos.

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