WEC e F1 juntos: Hirakawa reserva da McLaren, com benção da Toyota
No fim de semana do GP do Japão, McLaren anuncia Ryo Hirakawa, piloto da Toyota no FIA WEC como reserva na F1
Aproveitando o GP do Japão, a McLaren fez um anúncio extremamente inesperado nesta sexta (22): anunciou o japonês Ryo Hirakawa como piloto reserva do time de F1.
Desconhecido de boa parte do público, Hirakawa é atualmente piloto da Toyota no FIA WEC, sendo campeão da categoria na categoria Hypercar em 2022, com direito a vitória nas 24 Horas de Le Mans, e atual líder do campeonato.
O programa que Hirakawa se envolver com a McLaren inicialmente prevê trabalhos de simulador na sede do time, o MTC, além de andar com o MCL35M de 2021. Além de “atividades em outros campos da equipe”.
“Estou feliz por ter ingressado na McLaren F1 Team como piloto reserva”, disse Hirakawa. “É uma perspectiva emocionante trabalhar com uma equipe tão respeitada e estou grato a Zak [Brown, CEO da McLaren Racing] e Andrea [Stella, chefe da equipe McLaren] pela oportunidade”, disse o piloto, que estará no programa de desenvolvimento de pilotos de F1 da McLaren em 2024.
“Já conheci a equipe e experimentei o simulador do MTC, o que me permitiu começar a correr. Agora estou totalmente preparado e focado para o restante de 2023”, explicou.
O japonês chega na esteira do barulhento rompimento de contrato de Alex Palou com a McLaren, que previa que o espanhol ocupasse este posto na equipe, se juntando a Pato O’Ward e aos pilotos da Mercedes, Mick Schumacher e Stoffel Vandoorne no grupo de reservas.
Embora não seja tão aparente, a relação McLaren x Toyota é bastante longa. Embora a equipe britânica conte com um túnel de vento em suas dependências, usou as instalações nipônicas montadas em Colônia (Alemanha) para desenvolvimento de seus modelos de F1 desde 2010. Com os problemas de calibração e defasagem tecnológica da unidade do MTC, desde 2018, todo o trabalho aerodinâmico é feito na Toyota.
Com o término da construção do novo túnel de vento em Woking, o projeto de 2024 foi transferido e o acordo McLaren/Toyota teve que ser refeito. Pode até se entender que a contratação de Hirakawa possa ser uma espécie de “compensação” aos japoneses pela conclusão, embora oficialmente ambos declarem que seguem “parceiros para oportunidades futuras”.
Isso ficou claro na declaração de Andrea Stella, chefe de equipe da McLaren na F1: “Tenho o prazer de receber Ryo na McLaren Racing como piloto reserva de Fórmula 1 para fortalecer ainda mais nosso crescente grupo de pilotos de apoio. Estamos gratos à TOYOTA GAZOO Racing pela sua colaboração, permitindo que Ryo assumisse a nova função juntamente com as suas funções de piloto”,
Uma das possibilidades que se abre é o uso de Hirakawa para o desenvolvimento do McLaren 720 para a nova categoria LMGT3 que começará a ser disputada no FIA WEC a partir de 2024 e que deve ser utilizado pela United Autosports, que tem Zak Brown entre seus acionistas…embora se tenha como certo que a Toyota alinhará o seu Supra no campeonato.