Williams reconhece pressão e diz que Masi "lidou bem" com final da F1 2021 em Abu Dhabi
Jost Capito, chefe da Williams, falou sobre a final da F1 2021 e defendeu Michael Masi, então diretor de provas. Segundo ele, o australiano "lidou bem" de acordo com a pressão do momento
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A final da Fórmula 1 2021 ainda não teve um desfecho. Isso porque, após as polêmicas e conturbadas decisões de Michael Masi, então diretor de provas, e comissários, a FIA (Federação Internacional do Automobilismo) faz uma investigação e análise de entendimento a respeito de tudo que aconteceu em Abu Dhabi. As equipes, inclusive, terão uma discussão com a entidade no dia 14 de fevereiro, na reunião da Comissão da Fórmula 1.
Jost Capito, chefe da Williams e de Nicholas Latifi, que causou o safety-car na volta 53, crê que Masi fez o possível para aquele momento, dada as dificuldades de tomar uma decisão sob tanta pressão. Capito revela que conversou com os comissários para entender a grande confusão e, após analisar bem, crê que a postura foi correta.
"Conheço Masi muito bem, eu o encontrei algumas vezes", disse Capito, em entrevista ao podcast Collecting Cars. "Eu tive discussões com ele e com os comissários, especialmente com Emmanuelle Pirro [ex-piloto e que faz parte da comissão da FIA]. Quais são os problemas, quais são as dificuldades que os comissários e Masi passam durante uma corrida e vejo que é muito, muito difícil", acrescentou.
"Mas acho que eles lidaram muito bem com o que está acontecendo. E também Masi é muito profissional, não acredito que ninguém na FIA ou os comissários tenham preferência com alguma equipe ou qualquer piloto", seguiu.
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Polêmico GP de Abu Dhabi ainda rende assunto nas análises de Fórmula 1 (Foto: AFP)
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O mandatário da equipe de Grove volta a falar sobre a pressão nas costas de Masi e companhia. "Você tem de tomar as decisões de forma rápida e imediata, e essa decisão é vista por milhões ou bilhões de pessoas ao mesmo tempo", explicou.
"É uma pressão enorme. E acredito que eles lidaram muito bem com isso. O que acho que não está certo é que pode haver uma conversa com os chefes de equipe ou qualquer pessoa da equipe com o diretor de prova durante a corrida. A transmissão não é o problema. Acho que é a conversa em si. É o mesmo quando você olha para o futebol, o treinador discutindo com um árbitro durante a partida", completou.
"Além disso, essas decisões durante a corrida não devem ser protestadas ou analisadas [depois]. Se você tem uma partida de futebol e houve um pênalti, o pênalti não será cobrado após a partida se parecer que não foi certo. Acho que isso deve ser esclarecido pelas regras e essa é a única coisa que acho que deve ser feita", concluiu Capito.
Em relação à comunicação da direção de prova com as equipes, Ross Brawn, diretor esportivo da F1, revelou que tem como ideia diminuir essa conversa a partir de 2022.
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