Grid do FIA WEC poderá contar com até 40 carros em 2024
Organização do Mundial de Endurance está com dificuldades de conseguir vagas nos boxes para todos os carros no próximo ano
Com a chegada de tantos fabricantes na classe Hypercar e na futura classe GT3, quantos carros teremos no grid para o próximo ano no WEC? A FIA/ACO tem enfrentado dificuldades para alocar tantas equipes interessadas, porém, existe um limite.
Durante coletiva de imprensa na manhã deste sábado, 04, que antecedeu as 8 Horas do Bahrein, Pierre Fillon, presidente do Automobile Club de l’Ouest (ACO), divulgou um número de 37 carros.
“O plano é ter 37 carros em 2024”, responderam Pierre Fillon e Richard Mille, presidente da Comissão de Endurance da FIA, e Frédéric Lequien, CEO da Le Mans Endurance Management.
“Para reabastecer é necessário ter dois carros em duas garagens diferentes, pois é uma situação injusta se não tiver dois sistemas de abastecimento”.
WEC com 40 carros?
Porém, durante o ano, especulou-se um plantel de 40 carros, porém a ideia foi adiada visto que muitos circuitos precisam de adaptações. “Foi muito complicado”, justificaram. Precisamos de tempo para discutir com as equipes para encontrar uma solução. Porém, a meta é conseguir isso até 2025. Se voltarmos em cinco anos, quem imaginaria que teríamos esse problema?”
Aliás, se o limite de inscrições para toda a temporada do WEC for de 37 (e a divisão entre as duas classes for de 18 a 18 , então a Audi, assim como a Mercedes-AMG, pareceria estar do lado de fora, olhando para dentro. Com a Aston Martin (Prodrive/Heart of Racing), BMW (WRT), Corvette (TF Sport), Ferrari (AF Corse), Ford (Proton Competition), Lamborghini (Iron Lynx), Lexus (ASP), McLaren (United) e Porsche (Manthey) estão todos em busca de duas vagas. Conseguirão?