Script = https://s1.trrsf.com/update-1735848910/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

GUIA STOCK CAR 2022: Campeão, Casagrande busca bi em grid "mais competitivo do mundo"

Campeão em 2021, Gabriel Casagrande quer lutar pelo bi e disputar por mais 15 ou 20 anos para conquistar mais títulos e marcar história na Stock Car

10 fev 2022 - 04h46
Compartilhar
Exibir comentários
Gabriel Casagrande é dono do carro #83
Gabriel Casagrande é dono do carro #83
Foto: Duda Bairros/Vicar / Grande Prêmio

RED BULL APRESENTA RB18, CARRO PARA A TEMPORADA 2022 DA F1 | React

A temporada de 2021 da Stock Car entregou algo que qualquer fã de automobilismo deseja: disputas e competitividade. Embora Ricardo Maurício e Thiago Camilo tenham sido os maiores vencedores do ano, com sete e cinco vitórias, respectivamente, Gabriel Casagrande conquistou seu primeiro título graças a uma enorme consistência. Afinal, foram 14 pódios, além de ser o maior pontuador em diversas corridas.

Em entrevista exclusiva ao GRANDE PRÊMIO, o dono do carro #83 falou sobre a conquista, sobretudo, após a temporada de 2020, em que não pôde participar da final por ter testado positivo para a Covid-19. "É a maior categoria do automobilismo brasileiro, eu estou realizado por poder estar no rol dos vencedores e espero que não seja o único, que a gente possa conquistar mais. Eu vou fazer 27 anos agora em fevereiro e, se Deus quiser, vou ter mais 15 ou 20 anos pela frente para brigar", comentou.

"O sentimento foi de uma volta por cima, fiquei fora da final de 2020, foi ruim, frustrante. Então, esse título veio para me mostrar que tudo é no tempo de Deus. E aproveitei muito, o ano foi maravilhoso. Veio para lavar a alma mesmo", acrescentou ele.

Gabriel Casagrande conquistou seu primeiro título na Stock Car (Foto: Duda Bairros/Vicar)

Casagrande chegou à final com Daniel Serra em seu encalço, além de chances matemáticas de Camilo. Mas, na última etapa, fez uma corrida segura e o necessário para o título. Tornou-se o primeiro paranaense a vencer o campeonato desde David Muffato, em 2003. Mas isso não significa que não teve de lidar com problemas, dentro e fora das pistas.

"Meu maior aprendizado em 2021 foi dar tempo ao tempo. Não perder a cabeça com situações que fogem do meu controle e que às vezes podem me decepcionar. Infelizmente, nesse mundo de corridas, nós temos muito mais frustrações do que alegrias. Mas se você souber lidar com isso, souber esperar o tempo certo e aproveitar quando o tempo certo chega, com certeza o sucesso vem e eu tenho certeza que a minha cabeça vai estar cada vez melhor. Em 2022 espero não ter tantos problemas. Eu tive alguns no ano passado, mas não deixaram a gente ficar para trás. Espero que não tenha isso em 2022 e que a gente possa fazer um campeonato consistente, com tudo que a gente aprendeu aí nas temporadas passadas para seguir evoluindo e, quem sabe, conquistar mais coisas", completou o piloto.

A expectativa agora é grande. Gabriel explica que, na temporada passada, a equipe da A.Mattheis/Vogel não era uma das favoritas. Ainda assim, ele desafiou competidores de alto nível. Por isso, o objetivo para 2022 é um só: defender seu título.

Gabriel Casagrande, o campeão de 2021 (Foto: Duda Bairros/Vicar)

"A expectativa é de que a gente consiga brigar na frente pelo menos por mais um ano. No ano passado não nos colocavam como prováveis candidatos ao título e agora tenho certeza de que somos um deles. Espero que a gente consiga pelo menos fazer um ano consistente em diversas etapas como foi no ano passado. Se não for como foi, que a gente tenha um desempenho pelo menos igual, aí com certeza estaremos brigando pelo título. Eu espero mesmo que a gente esteja entre os postulantes ao título na última etapa, mas sempre com pés no chão, sempre com muita humildade. Com minha preparação e da equipe, tenho certeza que a gente vai ficar no páreo", seguiu ele.

Mas, então, com novos pilotos chegando e os medalhões ainda na ativa, em quem se deve ficar de olho nesta temporada? Eis aqui os palpites do paranaense e do GRANDE PRÊMIO.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Para ficar de olho

Quando questionado sobre quais poderiam ser os destaques do campeonato da Stock Car 2022, Casagrande explicou que, numa temporada tão competitiva como esta — inclusive, a mais disputada do mundo, segundo ele — não dá para simplesmente apontar apenas um nome. Mas ele levantou algumas opções, ainda assim.

"A Stock Car é uma categoria que não dá pra cravar um ou dois nomes. São os mesmos nomes de sempre: os dois da Ipiranga, os dois da Eurofarma, pessoal da Blau, que vem muito forte. [Ricardo] Zonta, Átila [Abreu], Rubinho [Barrichello]. São caras que sempre estão brigando na frente. Espero que a gente possa disputar com eles e ficar à frente por mais um ano, mas é a categoria mais competitiva do mundo, eu diria. É um nível muito alto, o que abrilhanta ainda mais a conquista do título", finalizou.

Começando pelos pilotos da RC Eurofarma, que é dupla de simplesmente seis títulos na categoria. Enquanto Serra ficou com o vice-campeonato, Maurício foi o maior vencedor da temporada passada: sete triunfos, além de duas poles e outros sete pódios.

Daniel Serra e Ricardo Maurício são companheiros de equipe (Foto: Bruno Terena)

Já em relação aos pilotos da Ipiranga, Camilo e Cesar Ramos: o primeiro teve chances de título e, inclusive, igualou-se ao pentacampeão Cacá Bueno como o maior vencedor em atividade na Stock Car, com 37 vitórias. Já Ramos, teve cinco pódios ao longo do ano passado.

Rubens Barrichello e Átila Abreu tiveram duas vitórias cada um. O piloto da Full Time, inclusive, foi quem conquistou mais poles. Já Ricardo Zonta, venceu uma vez e chegou a sete pódios, igualando-se a Camilo.

E ainda estão no grid nomes como Felipe Massa e Tony Kanaan, que foram estreantes da categoria em 2021, e que buscam melhores resultados nesta temporada. Além deles, olho em Felipe Baptista, campeão da Stock Series no ano passado, que ganhou a chance de correr na categoria principal pela KTF.

HAMILTON DE VOLTA: E AGORA? + LANÇAMENTOS DA SEMANA NA F1 | Paddock GP  #273

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade