Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Hauger conta com punição de Collet e herda pole da corrida principal da F3 na Áustria

Dennis Hauger foi só o segundo mais rápido na classificação para o GP da Áustria de Fórmula 3, mas uma punição a Caio Collet o levou para a primeira posição no grid. O brasileiro, então pole, caiu para a quarta posição no grid da corrida principal

2 jul 2021 - 09h38
(atualizado às 09h56)
Compartilhar
Exibir comentários
Dennis Hauger herdou a pole com a punição imposta a Caio Collet na Áustria
Dennis Hauger herdou a pole com a punição imposta a Caio Collet na Áustria
Foto: F3/Twitter / Grande Prêmio

Dennis Hauger não fez a melhor volta na classificação da Fórmula 3, mas vai largar na pole-position da corrida principal da categoria na Áustria. Com 1min19s726, o dinamarquês foi o segundo mais rápido da sessão, mas contou com uma volta deletada de Caio Collet para herdar a primeira posição no grid de largada da corrida de domingo (4).

Frederik Vesti ficou com a segunda posição, apenas 0s028 atrás do pole, e Alex Smolyar foi o terceiro mais rápido.

Desde os testes de pré-temporada, Caio Collet tinha mostrado muita força no Red Bull Ring, na Áustria. E na terceira etapa do calendário, o cenário foi idêntico. Com 1min19s697, tempo já obtido com o cronômetro zerado, o brasileiro da MP Motorsport cravou a pole-position para a corrida principal da Fórmula 3, mas tempo acabou sendo deletado por exceder os limites de pista na curva 10 e ficou uma agridoce quarta colocação no grid para a prova principal.

Dennis Hauger festeja a pole-position da F3 no Red Bull Ring
Dennis Hauger festeja a pole-position da F3 no Red Bull Ring
Foto: Prema Powerteam / Grande Prêmio

Jak Crawford parte da quinta posição na corrida principal, seguido por Clement Novalak, Jack Doohan, Oli Caldwell, Arthur Leclerc e Victor Martins, que fecham o top-10 na Áustria. Enzo Fittipaldi, o segundo brasileiro no grid, não passou da 15ª posição.

A corrida 1 da F3 na Áustria é neste sábado (3), a partir de 5h30 (de Brasília, GMT-3), e a corrida 2 tem largada prevista para 12h45, sempre com transmissão ao vivo pelo canal por assinatura BandSports e pelo serviço de streaming F1 TV Pro. O GRANDE PRÊMIO acompanha todos os detalhes do fim de semana no Red Bull Ring.

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! .

Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Como foi a classificação da Fórmula 3 na Áustria:

Quando o relógio apontou 8h50, o sinal verde foi dado e os pilotos liberados para a pista, que apresentava temperatura de 33ºC. Como de costume, o Red Bull Ring ficou cheio e um congestionamento foi presenciado logo de cara.

Com a pista lotada, os pilotos não conseguiam aquecer os pneus, muito menos encaixar uma volta rápida. No meio do pelotão, Caio Collet e Arthur Leclerc quase se envolveram em um acidente na reta principal que foi ivnestigado pelos comissários da prova.

Carros todos muito próximos no começo da classificação da F3 na Áustria
Carros todos muito próximos no começo da classificação da F3 na Áustria
Foto: Reprodução / Grande Prêmio

Com 1min20s608, Logan Sargeant foi o primeiro a fazer volta rápida e assumiu a liderança da sessão. Logo depois, Frederik Vesti fez 1min20s153 para tomar o primeiro lugar do treino. Enzo Fittipaldi, neste momento, era o 9º, enquanto Caio Collet não passava de 13º.

Na metade da sessão, os pilotos voltaram para os boxes e deixaram o circuito livre. Neste momento, Vesti, Crawford, Sargeant, Doohan e Hauger ocupavam as cinco primeiras posições separados por apenas 0s068.

A 11 minutos do fim, os pilotos retornaram para a bagunça. Na saída dos boxes, Reshad De Gerus foi liberado de forma equivocada pela equipe Trident e acertou o carro de um rival ainda no pit-lane.

Incidente no pit-lane durante a classificação da F3 na Áustria
Incidente no pit-lane durante a classificação da F3 na Áustria
Foto: Reprodução / Grande Prêmio

Com 8 minutos para o fim, Ido Cohen, da Carlin, também teve problemas e encostou o carro na reta principal, levando a bandeira vermelha para a classificação e fazendo todo o pelotão voltar para os boxes.

Quando a pista foi liberada, os pilotos saíram novamente para um caótico fim de sessão. Hauger pulout para primeiro, com 1min20s085, apenas 0s068 mais rápido que Vesti.

Vesti, porém, não deixou barato e voltou a marcar o melhor tempo, com 1min19s743. Caio Collet reagiu no fim do treino e pulou para a segunda posição 0s066 atrás, com Crawford, Novalak e Hauger no top-5.

Quando a bandeira quadriculada apareceu, Hauger voltou para a ponta. Durou pouco, porém, pois Collet achou grande volta e marcou 1min19s697 para ficar com a pole-position no Red Bull Ring. Uma punição, no entanto, tirou o brasileiro da ponta.

Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade