Hauger conta com punição de Collet e herda pole da corrida principal da F3 na Áustria
Dennis Hauger foi só o segundo mais rápido na classificação para o GP da Áustria de Fórmula 3, mas uma punição a Caio Collet o levou para a primeira posição no grid. O brasileiro, então pole, caiu para a quarta posição no grid da corrida principal
Dennis Hauger não fez a melhor volta na classificação da Fórmula 3, mas vai largar na pole-position da corrida principal da categoria na Áustria. Com 1min19s726, o dinamarquês foi o segundo mais rápido da sessão, mas contou com uma volta deletada de Caio Collet para herdar a primeira posição no grid de largada da corrida de domingo (4).
Frederik Vesti ficou com a segunda posição, apenas 0s028 atrás do pole, e Alex Smolyar foi o terceiro mais rápido.
Desde os testes de pré-temporada, Caio Collet tinha mostrado muita força no Red Bull Ring, na Áustria. E na terceira etapa do calendário, o cenário foi idêntico. Com 1min19s697, tempo já obtido com o cronômetro zerado, o brasileiro da MP Motorsport cravou a pole-position para a corrida principal da Fórmula 3, mas tempo acabou sendo deletado por exceder os limites de pista na curva 10 e ficou uma agridoce quarta colocação no grid para a prova principal.
Jak Crawford parte da quinta posição na corrida principal, seguido por Clement Novalak, Jack Doohan, Oli Caldwell, Arthur Leclerc e Victor Martins, que fecham o top-10 na Áustria. Enzo Fittipaldi, o segundo brasileiro no grid, não passou da 15ª posição.
A corrida 1 da F3 na Áustria é neste sábado (3), a partir de 5h30 (de Brasília, GMT-3), e a corrida 2 tem largada prevista para 12h45, sempre com transmissão ao vivo pelo canal por assinatura BandSports e pelo serviço de streaming F1 TV Pro. O GRANDE PRÊMIO acompanha todos os detalhes do fim de semana no Red Bull Ring.
Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! .
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
Como foi a classificação da Fórmula 3 na Áustria:
Quando o relógio apontou 8h50, o sinal verde foi dado e os pilotos liberados para a pista, que apresentava temperatura de 33ºC. Como de costume, o Red Bull Ring ficou cheio e um congestionamento foi presenciado logo de cara.
Com a pista lotada, os pilotos não conseguiam aquecer os pneus, muito menos encaixar uma volta rápida. No meio do pelotão, Caio Collet e Arthur Leclerc quase se envolveram em um acidente na reta principal que foi ivnestigado pelos comissários da prova.
Com 1min20s608, Logan Sargeant foi o primeiro a fazer volta rápida e assumiu a liderança da sessão. Logo depois, Frederik Vesti fez 1min20s153 para tomar o primeiro lugar do treino. Enzo Fittipaldi, neste momento, era o 9º, enquanto Caio Collet não passava de 13º.
Na metade da sessão, os pilotos voltaram para os boxes e deixaram o circuito livre. Neste momento, Vesti, Crawford, Sargeant, Doohan e Hauger ocupavam as cinco primeiras posições separados por apenas 0s068.
A 11 minutos do fim, os pilotos retornaram para a bagunça. Na saída dos boxes, Reshad De Gerus foi liberado de forma equivocada pela equipe Trident e acertou o carro de um rival ainda no pit-lane.
Com 8 minutos para o fim, Ido Cohen, da Carlin, também teve problemas e encostou o carro na reta principal, levando a bandeira vermelha para a classificação e fazendo todo o pelotão voltar para os boxes.
Quando a pista foi liberada, os pilotos saíram novamente para um caótico fim de sessão. Hauger pulout para primeiro, com 1min20s085, apenas 0s068 mais rápido que Vesti.
Vesti, porém, não deixou barato e voltou a marcar o melhor tempo, com 1min19s743. Caio Collet reagiu no fim do treino e pulou para a segunda posição 0s066 atrás, com Crawford, Novalak e Hauger no top-5.
Quando a bandeira quadriculada apareceu, Hauger voltou para a ponta. Durou pouco, porém, pois Collet achou grande volta e marcou 1min19s697 para ficar com a pole-position no Red Bull Ring. Uma punição, no entanto, tirou o brasileiro da ponta.