Hughes bate Evans e garante primeira pole na Fórmula E no eP de Diriyah 2
Em sua terceira etapa na Fórmula E, Jake Hughes superou o experiente Mitch Evans na classificação de Diriyah para garantir sua primeira pole-position na categoria
Um dia depois da vitória de Pascal Wehrlein na Arábia Saudita, a Fórmula E deu prosseguimento à sua primeira rodada dupla da temporada 2022/2023 com a classificação para o eP de Diriyah 2, nos arredores da capital Riad. E Jake Hughes levou a melhor na grande final, batendo Mitch Evans com o tempo de 1min08s693, o suficiente para conquistar a primeira pole de sua carreira na categoria. Derrotado na semifinal, René Rast larga em terceiro.
A classificação, ao contrário do dia anterior, não contou com grandes incidentes ou interrupções. Os destaques do dia, sem dúvidas, ficaram por conta da força da McLaren: a equipe britânica, em sua terceira corrida na Fórmula E, colocou os dois carros entre os três primeiros e garantiu sua primeira pole na categoria.
Relacionadas
Além disso, dois postulantes ao título do ano passado enfim apareceram: Stoffel Vandoorne, atual campeão, se classificou para os mata-matas pela primeira vez em 2023, mesmo feito alcançado por Edoardo Mortara — que enfim, fez a Maserati estrear nos duelos eliminatórios.
Entre os dois brasileiros, Sérgio Sette Câmara e Lucas Di Grassi não fizeram uma classificação feliz em Diriyah. O piloto da NIO acabou eliminado na sétima posição do Grupo A, logo atrás do companheiro Dan Ticktum, enquanto o campeão de 2016/2017 teve uma jornada ainda mais complicada: ficou na décima posição do Grupo B, à frente apenas da Abt Cupra de Nico Müller.
A segunda corrida do fim de semana da Fórmula E no circuito árabe está programada para acontecer às 14h (horário de Brasília), com transmissão ao vivo da Band e cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.
Confira como foi a classificação em Diriyah:
Grupo A
Nick Cassidy abriu os trabalhos no Grupo A subindo diretamente para a liderança, com o tempo de 1min21s011, mas rapidamente foi superado pelos outros pilotos à medida em que cada um ia registrando suas voltas rápidas. Com cinco minutos de sessão, quando todos os competidores já tinham voltas marcadas, o líder passou a ser Jake Hughes, que marcou 1min10s029.
Cassidy conseguiu baixar bastante o tempo e encostou no britânico, com 1min10s231, enquanto Jake Dennis e Sébastien Buemi fechavam a zona de classificação. Com pouco menos de seis minutos para o fim, Stoffel Vandoorne marcou 1min10s100 e subiu para o segundo lugar, tirando o suíço da Envision dos quatro primeiros.
Todos os pilotos recolheram para os boxes com cinco minutos restantes de sessão, e a ordem dos classificados tinha Hughes, Vandoorne, Cassidy e Dennis. Buemi, Sérgio Sette Câmara, António Félix da Costa, Dan Ticktum, Sam Bird, Norman Nato e Kelvin van der Linde ocupavam as outras posições.
Na última janela de tentativas, Ticktum abriu os trabalhos com 1min09s698, tempo que o levou à primeira posição. Nato entrou na zona de classificação pela primeira vez com 1min10s215, e os dois resultados imediatamente tiraram Dennis e Cassidy da zona de classificados.
Da Costa fez 1min09s832 e passou a ser o segundo colocado com um minuto para o fim, tirando o próprio Nato do top-4 e deixando Vandoorne no limite. O atual campeão perdeu a vaga nos últimos instantes, quando Cassidy baixou o tempo de novo, anotou 1min09s761 e tomou o segundo lugar.
No último suspiro da atividade, Sam Bird apareceu para cravar o melhor tempo da sessão até ali, com 1min09s628. No entanto, outros pilotos foram completando suas voltas e deixaram o inglês da Jaguar para trás: Hughes assumiu o primeiro lugar com 1min09s361, Buemi tomou a segunda posição, Vandoorne assumiu em terceiro e Dennis fechou em quarto.
Bird, Ticktum, Sette Câmara, Cassidy, Da Costa, Nato e van der Linde acabaram eliminados no Grupo A.
Grupo B
O Grupo B começou com o vencedor da véspera, Pascal Wehrlein, pulando para a liderança com 1min13s298. Os tempos começaram a baixar rapidamente, e André Lotterer marcou 1min13s132 para ultrapassar o alemão da Porsche. Lucas Di Grassi, com 1min14s920, ocupava a terceira posição, seguido por Maximilian Günther.
Wehrlein melhorou seu tempo em seguida, com 1min10s106, o suficiente para tomar a ponta de Lotterer. Sacha Fenestraz se colocou logo atrás de Pascal, com 1min10s230, logo antes de René Rast tomar a ponta com 1min09s713. Jean-Èric Vergne aproveitou e marcou 1min09s794, subindo diretamente para o segundo lugar.
Com sete minutos restantes na atividade, a Jaguar apareceu pela primeira vez: Mitch Evans anotou 1min09s557 e pulou para o topo da tabela de tempos, seguido por Wehrlein, Rast e Vergne. Neste momento, Günther, Lotterer, Oliver Rowland, Edoardo Mortara, Fenestraz, Di Grassi e Nico Müller iam sendo eliminados.
Os pilotos saíram para suas últimas tentativas na reta final da sessão, e Fenestraz foi o primeiro a entrar no grupo dos classificados — Vergne caiu para a quinta posição. Di Grassi não conseguiu melhorar o suficiente para entrar no top-4, mas Rast baixou o tempo para 1min09s435 e subiu para o primeiro posto novamente.
No final do treino, Mortara entrou na zona de classificação pela primeira vez e garantiu uma presença inesperada da Maserati nas quartas de final — já que a equipe não tinha conseguido se classificar até o momento em 2023 —, e Evans tomou a ponta da tabela com 1min09s401.
No fim, se classificaram Evans, Rast, Wehrlein e Mortara, enquanto Günther, Fenestraz, Rowland, Vergne, Lotterer, Di Grassi e Müller foram eliminados. Foi a primeira vez na temporada que o brasileiro não conseguiu passar para o mata-mata.
Quartas de final
Stoffel Vandoorne x Sébastien Buemi
O primeiro duelo de sábado começou com Vandoorne cruzando a linha de chegada primeiro, com 1min09s282. No entanto, Buemi anotou 1min08s925 e acabou com as esperanças do campeão de chegar às semifinais.
Jake Dennis x Jake Hughes
Em mais um duelo entre Jakes na Fórmula E, melhor para o mais jovem: Dennis cruzou a linha de chegada com 1min09s198, mas Hughes marcou 1min08s748 — em uma grande volta — e garantiu sua passagem às semifinais.
Pascal Wehrlein x René Rast
No terceiro mata-mata do dia, o vencedor da corrida 1 não conseguiu sorrir no fim. Wehrlein marcou 1min09s028, mas Rast fez 1min08s855 e venceu um duelo pela primeira vez na temporada.
Edoardo Mortara x Mitch Evans
Fechando as quartas de final, Mortara estreou a Maserati no mata-mata com o tempo de 1min09s279, insuficiente para eliminar a Jaguar de Evans, que marcou 1min08s909.
Semifinais
Sébastien Buemi x Jake Hughes
No duelo que abriu as semifinais, uma reedição da final do dia anterior. E se Buemi garantiu a pole na disputa de sexta-feira contra o britânico, a história se inverteu neste sábado: o piloto da Envision anotou 1min08s926, insuficiente para eliminar o piloto da McLaren, que conseguiu marcar 1min08s680.
René Rast x Mitch Evans
Na definição do último finalista do fim de semana, Evans cruzou a linha de chegada com 1min08s690 e despachou Rast — que não passou de 1min08s922 —, evitando uma final composta exclusivamente por carros da McLaren.
Final
Jake Hughes x Mitch Evans
Na batalha para definir o primeiro colocado do grid, a juventude levou a melhor: com o tempo de 1min08s693, Hughes superou Evans — que não passou de 1min08s797 — e garantiu sua primeira pole na Fórmula E.
Fórmula E 2022/2023, eP de Diriyah 2, Grid de Largada:
1 | J HUGHES | McLaren | 1:08.693 | |
2 | M EVANS | Jaguar | 1:08.797 | +0.104 |
3 | R RAST | McLaren | 1:08.922 | +0.229 |
4 | S BUEMI | Envision | 1:08.926 | +0.233 |
5 | P WEHRLEIN | Porsche | 1:09.028 | +0.335 |
6 | J DENNIS | Andretti | 1:09.198 | +0.505 |
7 | E MORTARA | Maserati | 1:09.279 | +0.586 |
8 | S VANDOORNE | DS Penske | 1:09.282 | +0.589 |
9 | S BIRD | Jaguar | 1:09.628 | +0.935 |
10 | M GÜNTHER | Maserati | 1:09.643 | +0.950 |
11 | D TICKTUM | NIO | 1:09.698 | +1.005 |
12 | S FENESTRAZ | Nissan | 1:09.670 | +0.977 |
13 | S. SETTE CÂMARA | NIO | 1:09.735 | +1.042 |
14 | O ROWLAND | Mahindra | 1:09.690 | +0.997 |
15 | N CASSIDY | Envision | 1:09.761 | +1.068 |
16 | J.E VERGNE | DS Penske | 1:09.794 | +1.101 |
17 | A.F DA COSTA | Porsche | 1:09.832 | +1.139 |
18 | A LOTTERER | Andretti | 1:09.430 | +0.737 |
19 | N NATO | Nissan | 1:10.107 | +1.414 |
20 | L DI GRASSI | Mahindra | 1:09.975 | +1.282 |
21 | K VAN DER LINDE | Abt Cupra | 1:10.221 | +1.528 |
22 | N MÜLLER | Abt Cupra | 1:10.072 | +1.379 |