IMSA: Após boa prova em Indianápolis, Pipo Derani volta à liderança
A dupla Derani/Sims enfrentou problemas nos freios do Cadillac #31 durante todo o final de semana. Mesmo assim, chegou em 4º e é líder
O brasileiro Pipo Derani e seu companheiro de equipe, Alexander Sims, voltaram a liderar o IMSA WeatherTech SportsCar Championship, na classe GTP, neste domingo, 17, em Indianápolis.
A prova que teve 2h40 de duração, foi vencida pelo Porsche #7 dos pilotos Nick Tandy e Mathieu Jaminet. Pilotando o Cadillac #31 da Action Express, Derani e Sims enfrentaram problemas nos freios ainda nos treinos livres e estenderam-se para a corrida. Mesmo com dificuldades, a dupla terminou na quarta posição, porém, lideram a classe GTP.
Em segundo na classificação, estão Filipe Albuquerque e Ricky Taylor, pilotos do Acura #10 da equipe Wayne Taylor Racing, três pontos atrás da dupla do Cadillac #31. Faltando apenas a etapa de Petit Le Mans, uma prova de 10 horas, que acontecerá em outubro, a pressão sobre os pilotos só aumenta.
Assim, estão em disputa o título geral da série e o do Campeonato Norte-Americano de Endurance, que compreende as provas longas do WeatherTech (24 Horas de Daytona, 12 Horas de Sebring, 6 Horas de Watkins Glen e Petit Le Mans). O terceiro piloto do #31, Jack Aitken, estará competindo em Petit Le Mans.
Histórico de sucesso
Derani já foi campeão das duas competições (2019 Endurance e 2021 no geral) e estará na luta pelos bicampeonatos. No último sábado, 17, ele classificou o carro em oitavo no grid e fez uma grande corrida neste domingo, chegando à liderança da prova.
Pipo permaneceu na frente por 35 minutos, sendo superado quando faltava 1h3min para o encerramento da prova pelos carros da Porsche. O companheiro Alexander Sims manteve o ritmo e manteve a posição até fechar a prova.
“Estou muito orgulhoso de toda a equipe. Depois de perdermos o primeiro treino livre, estar em uma posição para liderar a corrida nos permitiu lutar muito para trazer para casa um resultado muito sólido. Subimos de oitavo para quarto e voltamos à liderança do campeonato. Obviamente, não foi o resultado que gostaríamos quando chegamos aqui. Queremos sempre a vitória, mas se você não pode vencer você tem de tentar terminar na melhor posição possível”, destacou Derani.
“Considerando como começamos o final de semana, foi um resultado muito bom. Muito obrigado a toda a equipe Whelen e à Cadillac Racing por estarem sempre lutando o máximo possível”, finalizou o brasileiro.
A decisão da temporada 2023 do IMSA WeatherTech SportsCar acontecerá entre os dias 11 a 14 de outubro, no circuito de Road Atlanta.