IMSA: Dries Vanthoor coloca a BMW na pole das 12 Horas de Sebring
Montadora alemã repete o feito da etapa de abertura em Daytona e mostra evolução no quesito velocidade com o M8 Hybrid.
Uma coisa que o fã não pode negar na classificação para as 12 Horas de Sebring foi o excesso de movimentação. Muita emoção bateu ponto na histórica pista da Flórida e mais uma vez a BMW ficou na frente no grid. E se a prova for tão disputada como foi esta sessão, valerá muito a pena acompanhar a corrida.
GTP
A classificação da classe principal foi mais frenética do que o normal, após apenas alguns minutos, a sessão foi paralisada com uma bandeira vermelha causada pelo Cadillac Whelen, que sofreu com “apagões” logo em sua saída de boxes. O resgate do #31 acabou consumindo tempo da sessão com a pista fechada, diminuindo as oportunidades de voltas rápidas para as equipes.
Em meio a esse cenário, Dries Vanthoor que nunca havia competido no circuito de Sebring conseguiu uma volta voadora de 1m47s091 que garantiu a pole para a segunda prova da temporada da IMSA.
O #60 da Meyer Shank Racing guiado por Tom Blomqvist, que largará em segundo, parecia ter a pole garantida antes da segunda volta do BMW M Hybrid V8 #25, que superou a equipe da Acura por apenas 0s025. Blomqvist e a tripulação do #60 vem de um forte fim de semana nas 24h de Daytona, onde eles sobreviveram a prova de longa duração e conquistaram a segunda colocação.
Na oportunidade, o carro da Meyer Shank acabou atrás do #7 da Porsche Penske, que é justamente o carro que sairá logo atrás do mesmo na prova de amanhã. O carro de Felipe Nasr teve sua melhor volta no tempo de 1m47s522. Fechando a segunda fila, os companheiros de equipe de Nasr no #6 se classificaram com uma volta de 1m45s598.
Completando o top-5, o Porsche 963 da Proton Competition foi o melhor carro privado com um tempo de 1m48s074, 0s983 atrás do pole.
Apesar da paralisação, a organização da prova garantiu o tempo mínimo de 10 minutos de sessão classificatória, fazendo com que pilotos e equipes recebessem seus pontos de qualy.
LMP2
Na segunda classe de protótipos, uma batalha entre o #11 da TDS Racing, que se mostrou muito rápidos nos treinos livres, e o #99 da AO Racing definiu a ponta da classe para a prova de amanhã.
O #11 levou a melhor com uma volta de 1m51s804, enquanto o #99 teve que se contentar com uma volta apenas 0s115 mais lenta.
Assim como na classe principal, a segunda fila foi ocupada apenas por um time. Na LMP2 United Autosport colocou o #2 e #22 em terceiro e quarto, o #18 da Era Motorsports fechou o top-5 da classe.
GTD E GTD Pro
As classes de GTs viram uma situação inusitada acontecendo, onde o carro mais rápido não sairá na ponta. Com sessões separadas, os carros da GTD, classe Pro-Am, foram a pista primeiro, e na sessão, Alessandro Pier Guidi comandando a Ferrari 296 GT3 da AF Corse marcou o tempo mais rápido de 1m59s131.
Já na classificação da GTD Pro, também com uma Ferrari 296 GT3, Albert Costa conquistou a pole para a Dragon Speed, porém com o tempo de 1m59s225, 0s094 mais lento que o pole da GTD.
Apesar das categorias possuírem os mesmos carros, em procedimentos de largada e relargada as classes serão separadas, colocando sempre a classe Pro à frente da Pro-Am, significando que apesar de ter sido o segundo mais rápido entre os GTs, quem liderará as classes será o #81 da Dragon Speed, e o #21 da AF Corse que foi o mais rápido do dia sairá atrás de todos os 11 carros da GTD Pro.
A segunda etapa do campeonato da IMSA e da Endurance Cup, às 12h de Sebring, acontecerá amanhã (15/03) com sua largada programada para às 11h no horário de Brasília.