Script = https://s1.trrsf.com/update-1742912109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

IndyCar: Thermal Club – Treinos Livres Movimentados

A pista, que aparece pela primeira vez no calendário oficial da IndyCar, promete muito drama com o gerenciamento de pneus após os treinos.

22 mar 2025 - 16h43
Compartilhar
Exibir comentários
Alex Palou durante o TL2 em Thermal Club
Alex Palou durante o TL2 em Thermal Club
Foto: Reprdução: Penske Entertainment/Joe Skibinski

O fim de semana do Thermal Club IndyCar Grand Prix, disputado no exigente circuito de 3,067 milhas e 17 curvas na Califórnia, começou com Alex Palou e Christian Lundgaard mostrando força em meio a um cenário dominado por alta degradação de pneus e condições desafiadoras. Com sessões de treinos marcadas por interrupções, estratégias conservadoras e um traçado que castiga os compostos da Firestone, a etapa promete uma corrida de 65 voltas no domingo, cheia de variáveis táticas.

Na sexta-feira, Palou, pilotando o Honda #10 da Chip Ganassi Racing, liderou a primeira prática com um tempo de 1m40.5486s, seguido de perto pelos carros da Andretti Global. Kyle Kirkwood (#27) ficou a apenas 0.0901s, com Marcus Ericsson (#28) e Colton Herta (#26) completando um quarteto dominante da Honda nas quatro primeiras posições. O melhor carro com motor Chevrolet foi o de Christian Rasmussen (#21, Ed Carpenter Racing), em quinto, enquanto Pato O’Ward (#5, Arrow McLaren) fechou o top 6.

A sessão inicial foi marcada por longas pausas, com equipes optando por poupar pneus para sábado e domingo, além de duas bandeiras vermelhas. A primeira foi causada pelo novato Robert Schwartzman (#83, PREMA Racing), que parou na pista com chamas saindo da traseira de seu Chevrolet devido a um problema no powertrain. Mais tarde, Devlin DeFrancesco (#30, Rahal Letterman Lanigan Racing) também causou uma interrupção ao parar na Curva 1, precisando ser removido por um guincho. Apesar do ritmo intermitente, Palou manteve sua marca até o fim, enquanto Herta superou Felix Rosenqvist (#60, Meyer Shank Racing) no Grupo 1 nos instantes finais.

No sábado, foi a vez de Christian Lundgaard, da Arrow McLaren, assumir o topo na segunda prática com 1m40.6421s no Chevrolet #7. Palou ficou em segundo, a 0.4826s, com Ericsson em terceiro, consolidando a força da Andretti. Marcus Armstrong (#66, Meyer Shank Racing), O’Ward e Will Power (#12, Team Penske) completaram os seis primeiros. A PREMA, após perder quase toda a sexta-feira com o incêndio no carro de Schwartzman, trabalhou durante a noite e conseguiu colocar um chassi reserva na pista para uma volta de instalação no fim da sessão.

 Schwartzman fazendo suas voltas de instalação no TL2
Schwartzman fazendo suas voltas de instalação no TL2
Foto: Reprodução: Penske Entertainment/Chris Owens

Pneus: O Protagonista Inesperado

A grande história do fim de semana até agora é a degradação dos pneus, apelidada por O’Ward como um “ralador de queijo”. Com chuvas recentes limpando a borracha acumulada no traçado, o grip é baixo, e os compostos primários (banda preta) e alternativos (banda vermelha) da Firestone sofrem desgaste acentuado.

“A degradação vai ser grande. Parece uma Iowa antiga, mas em um circuito misto”, disse O’Ward, comparando à pista oval conhecida por castigar pneus.

Herta acrescentou:

“A falta de aderência geral e o desgaste rápido tornam difícil completar uma volta limpa. Os vermelhos duram uma ou duas voltas no máximo para a classificação.”

As equipes fizeram poucos long runs na sexta-feira, com stints curtos de três a cinco voltas nos pneus primários e uma ou duas rápidas nos alternativos. Para a corrida de domingo, espera-se que os pneus primários precisem durar entre 10 e 15 voltas por stint, o que ainda é uma incógnita. A estratégia de pit stops e a gestão dos compostos serão cruciais, especialmente com o calor intenso sob o céu azul da Califórnia, amplificando o desafio.

A IndyCar retorna à pista ainda neste sábado, às 18h (horário de Brasília), para a classificação da prova de amanhã.

Parabólica
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade