Maloney bate Martins e vence corrida 2 da F3 na Holanda. Collet termina em sétimo
Zane Maloney chegou a perder a liderança para Victor Martins na largada, mas recuperou o posto na volta 12 e venceu a corrida principal da F3 na Holanda, realizada neste domingo (4). Caio Collet terminou em sétimo
Pela segunda vez consecutiva, Zane Maloney venceu a corrida principal da Fórmula 3, realizada neste domingo (4) no circuito de Zandvoort, Holanda. O piloto de Barbados alinhou na pole-position e chegou a perder a liderança logo na largada para Victor Martins, mas fez uma bela ultrapassagem sobre o francês e recuperou o primeiro lugar na volta 12 de 26 disputadas.
Martins terminou em segundo, mas sai da Holanda novamente na liderança do Mundial 2022 com apenas mais uma rodada a ser disputada. O representante da ART foi bastante agressivo desde o início, passando a centímetros do muro para atacar Maloney, porém sucumbiu à ótima manobra do piloto da Trident na disputa pela vitória.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
O argentino Franco Colapinto levou a Van Amersfoort ao pódio, voltando a pontuar depois de quatro corridas zeradas. Roman Stanek completou em quarto, seguido de Isack Hadjar, que agora aparece a cinco pontos de Martins na classificação.
Jak Crawford completou na sexta posição, à frente de Caio Collet, o vencedor da sprint race. Sebastián Montoya ficou em oitavo, com Jonny Edgar vindo na sequência. Oliver Bearman, que havia assumido a liderança após a ótima rodada na Bélgica, foi apenas o décimo e caiu para o quarto lugar na classificação, a 20 pontos de Martins.
A Fórmula 3 volta no próximo final de semana, em Monza, para a disputa da nona e última rodada da temporada. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de F3.
Zane Maloney manteve firme a liderança na relargada (Foto: Reprodução/F3)
A corrida contou com intervenção do safety-car já na volta 3, num incidente envolvendo Brad Benavides e William Alatalo, com ambos indo parar no muro. Na relargada, Martins, que havia assumido a liderança no início, mantinha a ponta, enquanto Crawford despencava para o nono lugar. Colapinto, por sua vez, subia ao terceiro posto. Logo atrás, Collet e Montoya superavam Edgar e assumiam sétimo e oitavo, respectivamente.
Na volta 12, Maloney foi para o ataque e recuperou a liderança. A corrida continuou com bons pegas, como o de Crawford contra Zak O'Sullivan, segurando bem o ímpeto do representante da Carlin e ainda subindo mais dois postos, completando o 14º giro em sétimo.
Poucas voltas depois, o safety-car deu as caras mais uma vez, agora por conta da escapada de David Vidales na curva 2, ficando preso à caixa de brita. A cinco giros do fim, o carro de segurança deixou a pista, e Maloney manteve firme a liderança, com Colapinto se aproximando bastante de Martins na briga pelo segundo lugar. Atrás, Bearman tentava de todas as formas recuperar o tempo perdido com boas ultrapassagens, entrando na zona de pontuação.
Mas a corrida sofreu nova intervenção sob bandeira amarela depois da escapada de Rafael Villagomez na curva 1, ao mesmo tempo em que Gregoire Saucy abandonava com problemas na suspensão dianteira direita.
O safety-car deixou a pista a duas voltas do fim, e Maloney mais uma vez foi preciso na relargada, não dando chances a Martins. Com isso, o barbadiano rumou para a sua segunda vitória consecutiva em corridas principais na F3 2022.
Com o segundo lugar, Martins retornou à liderança, com 126 pontos. Hadjar é o segundo, seguido de Stanek e Bearman. Arthur Leclerc é quem teve um fim de semana muito ruim: o monegasco saiu zerado das duas corridas em Zandvoort e manteve os 101 pontos na classificação, ficando agora a 25 do líder e vendo as chances de título ficarem ainda menores. Com as duas vitórias seguidas, Maloney pulou para quinto no Mundial, a um ponto de Leclerc.
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.