Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Martins é campeão da F3 com 4º lugar na corrida 2 da Itália. Maloney vence e Collet é 20º

Victor Martins terminou a corrida 2 da F3 na Itália, realizada neste domingo (11), em quarto no geral e conquistou o título da temporada 2022 da F3. Caio Collet ficou apenas em 20º após punição por limites de pista

11 set 2022 - 07h18
Compartilhar
Exibir comentários
Victor Martins é o campeão da F3 2022
Victor Martins é o campeão da F3 2022
Foto: Reprodução/F3 / Grande Prêmio

A Fórmula 3 tem um novo campeão: Victor Martins conquistou o título após terminar a corrida 2 deste domingo (11), na Itália, em quarto, resultado que o fez manter a liderança no campeonato. O francês chegou aos 139 pontos, enquanto Zane Maloney, que foi o vencedor da prova, terminou como vice-campeão.

O final da corrida, na verdade, foi bastante tumultuado por causa do forte acidente envolvendo Kush Maini e Brad Benavides na saída da 2ª perna da Lesmo, a cinco voltas do fim. De início, a direção de prova acionou bandeira amarela e autorizou a entrada do safety-car, porém optou pela bandeira vermelha na sequência.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Victor Martins conquistou o título da F3
Victor Martins conquistou o título da F3
Foto: Reprodução/F3 / Grande Prêmio

Àquele momento, Martins era o terceiro, resultado que lhe daria o título, mas os comissários informaram que vários pilotos estavam sob investigação por excederem os limites de pista, incluindo o representante da ART. Foi uma espera de cerca de 15 minutos a ter o resultado final, enfim, ser confirmado.

A direção de prova decidiu punir Martins em 5s, e o piloto caiu para o quinto lugar na classificação geral. Mas como William Alatalo, em quarto, também recebeu a mesma sanção, Martins subiu um posto. Portanto, o quarto lugar no geral foi suficiente para ele celebrar a conquista do título com a equipe, colocando a França mais uma vez no topo da série — em 2018, Anthoine Hubert foi o campeão da categoria, quando ela ainda se chamava GP3.

Oliver Bearman, que também brigava pelo campeonato, cruzou a linha de chegada em segundo. Com a punição a Martins, Jack Crawford herdou o pódio.

Arthur Leclerc, que possuía chances bem remotas, terminou em quinto, com Roman Stanek ficando na sexta posição. Alatalo e Jonny Edgar ficaram em sétimo e oitavo, respectivamente. Isack Hadjar, que chegou à última corrida na vice-liderança, ficou apenas em nono, com Reece Ushijima fechando o top-10.

Caio Collet cruzou a linha de chegada em nono, mas entrou no bolo dos pilotos punidos após a paralisação e, com os acréscimos, ficou apenas em 20º no grid final.

Como foi a corrida 2 da última rodada da F3 2022, na Itália:

Maloney segurou Stanek na largada e ainda atacou Smolyar, assumindo a liderança da corrida. Atrás, Leclerc e Bearman brigavam roda a roda pelo quinto lugar. Já na primeira volta, porém, o safety-car deu o ar da graça após incidente envolvendo David Vidales e Rafael Villagomez na Lesmo. Enzo Trulli e Brad Benavides também se tocavam.

Na quinta volta, o carro de segurança saiu para a relargada. Martins tracionou melhor e assumiu a liderança, trazendo Smolyar consigo. Maloney, então, caía para o terceiro posto. Leclerc e Bearman continuavam brigando roda a roda pelo quinto lugar, com o irmão de Charles levando vantagem.

Na frente, Smolyar começou a sofrer ataque de Maloney e Stanek, com o barbadiano conseguindo recuperar a segunda posição no oitavo giro, na curva 1. A disputa, então, passou a ser entre o piloto da Trident e Martins pela liderança, com Maloney assumindo o posto definitivamente na volta 9.

Enquanto isso, Bearman se aproveitava do enrosco entre Leclerc e Stanek e assumia o quarto posto. Ele ainda deixou Smolyar para trás antes de partir para o ataque sobre Martins, que foi superado pelo inglês no 12º giro.

Mas Bearman queria mais, e começou a pressionar bastante Maloney, que se defendia dos ataques do piloto da Prema. Eles chegaram a ficar lado a lado na curva 1 da volta 14, mas o representante da Trident manteve o posto.

O safety-car veio na volta 17, a cinco do fim, pelo incidente entre Maini e Benavides, mas não demorou para a direção de prova acionar a bandeira vermelha. Depois de uma longa espera e algumas punições por limites de pista na conta, Martins enfim pôde soltar o grito de campeão.

O campeonato da Fórmula 3 terminou da seguinte forma: Martins em primeiro, com 139 pontos, seguido por Maloney (134), Bearman (132), Hadjar (123), Stanek (117) e Leclerc (114), os seis melhores colocados que chegaram à corrida final com chances de título.

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade