Maurício derrota Abreu por 0s157 e crava pole da Stock Car em Santa Cruz do Sul
É a primeira pole do piloto da Eurofarma RC na temporada 2022 da Stock Car. Líder Gabriel Casagrande vai mal e sai apenas em 11º em treino marcado por duas punições a Rossi e Rodrigo Baptista em Santa Cruz do Sul
Em um treino bastante emocionante disputado neste sábado (24), a pole-position ficou com Ricardo Maurício. No circuito de Santa Cruz do Sul, o piloto da Eurofarma RC cravou o tempo de 1min21s769 e vai largar na frente pela primeira vez na temporada 2022 da Stock Car.
Ao seu lado, a surpresa do dia: Átila Abreu, da Shell V-Power, que ficou a apenas 0s157 do pole. Rubens Barrichello, da Full Time, sai na terceira posição. O líder da temporada, Gabriel Casagrande, não fez um bom treino e vai largar apenas em 11º.
Duas punições marcaram o fim da classificação gaúcha. Matías Rossi, da A. Mattheis Vogel, perderá três posições no grid por excesso de velocidade nos boxes. E Rodrigo Baptista foi desclassificado do treino por incidente com Rubens Barrichello nos minutos finais de treino.
+ Ramos lidera TL2 da Stock Car marcado por bandeiras vermelhas em Santa Cruz do Sul
+ Suzuki sai na frente no TL1 da Stock Car em Santa Cruz do Sul. Casagrande é 6º
+ Antoniazzi bate e atrasa início do TL1 em Santa Cruz do Sul
+ Onde assistir ao vivo a etapa de Santa Cruz do Sul da Stock Car
O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades em Santa Cruz do Sul com cobertura completa. A largada para a corrida 1 acontece às 14h10, enquanto a segunda prova está marcada para 14h50 (ambas no horário de Brasília).
Confira como foi a classificação em Santa Cruz do Sul:
Q1 - Atraso do início do treino, ausência de Antoniazzi e líderes avançam ao Q2
Os termômetros marcavam 17ºC em Santa Cruz quando os boxes foram abertos. A sessão começou com atraso por conta de uma limpeza feita na pista após a prova da Stock Series. E, como esperado, com apenas 30 pilotos, uma vez que Tuca Antoniazzi não conseguiu recuperar o carro após o acidente que sofreu no shakedown.
O primeiro grupo que foi à pista em Santa Cruz do Sul contou com: Casagrande, Serra, Rossi, Barrichello, Bruno Baptista, Di Mauro, Zonta, Camilo, Nelsinho Piquet, Ramos, Gui Salas, Lapenna, Suzuki, Khodair e Maurício.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Os pilotos não tinham tempo a perder e logo partiram em busca da classificação para o Q2. Maurício foi o primeiro a cravar tempo, 1min26s038, logo superado por Matías Rossi, que fez 1min22s678. O líder da temporada errou no último setor e teve de abortar a volta.
Em seguida, volta mais rápida para Ricardo Zonta, com 1min22s095. Mas Serra não deixou por menos e bateu sua carteira, 1min21s958. Porém, não contava com o acerto perfeito de Rossi para marcar 1min21s818. Ao fim dos oito primeiros minutos, rodadas de Nelsinho Piquet e Guilherme Salas.
O segundo pelotão teve: Nunes, Campos, Átila, Marcos Gomes, Osman, Kanaan, Felipe Baptista, Cacá Bueno, Massa, Navarro, Jimenez, Cardoso, Foresti, Rodrigo Baptista e Andi Jakos.
Tony Kanaan, enfim, pôde ir à pista em Santa Cruz do Sul e fez logo 1min25s187. Ele não participou do TL2 por ter se acidentado durante o primeiro treino. Cardoso, por sua vez, se colocou em 12º, com 1min22s484.
Faltando um minuto e meio para o fim, Campos subiu para nono, com 1min22s210. Mas duas voltas voadoras, primeiro com Jakos em 1min21s637, depois com Rodrigo Baptista, com 1min21s587, subiram para as primeira colocações e foram ao Q2.
Passam ao Q2: Rodrigo Baptista, Jakos, Bueno, Rossi, Suzuki, Cardoso, Barrichello, Serra, Bruno Baptista, Casagrande, Maurício, Abreu, Zonta, Felipe Baptista e Campos.
Q2 - Trocação aberta entre Serra e Barrichello. Casagrande fica fora do Q3
A pista em Santa Cruz do Sul mudou bastante do primeiro para o segundo grupo e essa melhora seguira para esta parte do treino. Eram quinze pilotos buscando uma vaga no Q3, então, nada de perder tempo para Átila e Ricardo Maurício.
Logo, Daniel Serra cravou 1min21s879, seguido por Jakos e Barrichello, cerca de 0.3s atrás. Mas, na volta seguinte, o veterano da Full Time marcou 1min21s708 e assumiu a liderança. Mais atrás, foi a vez de Júlio Campos passar reto e ir parar na brita.
A trocação de guarda aberta era honesta entre os campeões da Stock. Melhor para Serra, que fechou o Q2 na liderança. Má notícia para Casagrande, que marcou apenas o 11º tempo e não avançou ao Q3.
Passam ao Q3: Serra, Barrichello, Maurício, Rodrigo Baptista, Rossi e Átila Abreu.
Q3 - Maurício voa para cravar pole inédita na temporada
Os oito minutos derradeiros tiveram apenas seis na briga pela pole-position com Rodrigo e Átila como surpresas e os líderes Serra, Barrichello e Rossi se digladiando volta após volta.
Com três minutos para o fim, o piloto da Crown Racing arriscou demais e pisou na grama. Matías Rossi faz a volta mais rápida, com 1min22s526, porém, por excesso de velocidade nos boxes, perderá três posições no grid.
Ricardo Maurício não quis saber da disputa dos líderes e foi o mais rápido, 1min21s769, com Abreu logo atrás. Assim, fim de treino e pole inédita para o piloto da Eurofarma RC na temporada. Ainda sobrou tempo para Rodrigo Baptista e Barrichello se estranharem no fim.
O fã de Stock Car pode acompanhar a transmissão AO VIVO nos canais Band e Sportv 3, além do canal oficial da categoria no Youtube e pelo canal do Gaules na Twitch.
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.