Maurício segura Barrichello e vence corrida 1 da Stock Car em Santa Cruz do Sul
O Rei da Pista em Santa Cruz do Sul, é a quarta vitória do piloto da Eurofarma na pista, terceira na temporada 2022 da Stock Car. Barrichello e Jakos completam o pódio
Ricardo Maurício aproveitou a pole-position e segurou Rubens Barrichello para vencer a corrida 1 da Stock Car disputada neste domingo (25) em Santa Cruz do Sul. É a terceira vitória do piloto da Eurofarma RC na temporada, segunda consecutiva em 2022 - venceu a corrida 2 no Velocittà, em julho. E quarta no circuito gaúcho, desempatando com Cacá Bueno e se tornando o Rei da Pista.
Andi Jakos completou os três primeiros da corrida gaúcha. Os postulantes ao título também tiveram boa jornada, com Daniel Serra em quarto, Gabriel Casagrande em quinto e Matías Rossi na sétima posição. Por ter chegado na décima colocação, Cacá Bueno é o pole-position da corrida 2, com grid invertido.
+ Serra diz que asfalto "começou a soltar" e gerou erro no sábado em Santa Cruz do Sul
+ Casagrande mira "corrida de sobrevivência" para obter triunfo em Santa Cruz do Sul
+ Rossi lamenta descuido que gerou punição e 7º lugar no grid em Santa Cruz do Sul
+ Abreu fala em "sensação indescritível" após primeira fila em Santa Cruz do Sul
+ Maurício comemora fim de "fase ruim" na Stock Car com pole em Santa Cruz do Sul
O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades em Santa Cruz do Sul com cobertura completa. A largada para a corrida 2 acontece às 14h50 (horário de Brasília).
Confira como foi a corrida 1 em Santa Cruz do Sul:
Os termômetros marcavam 19ºC de temperatura ambiente e 35ºC na pista gaúcha, bem diferente do que foi visto na classificação de sábado. Gaetano Di Mauro, que se classificou em 27º, partiu dos boxes. Na largada, Ricardo Maurício saiu na pole e manteve a ponta, com Abreu em segundo, Barrichello em terceiro. Mais atrás, um enrosco envolvendo Massa, Ramos, Salas e Khodair, que abandonaram.
Na abertura da segunda volta, briga entre Jakos e Felipe Baptista pela quarta colocação era muito interessante. Thiago Camilo ganhara nove posições, subiu para 20º. No giro 3, pressão de Rubens para cima de Átila deu resultado, segunda posição para o piloto da Full Time Sports.
Ricardo Maurício abrira 1.4s de vantagem em relação ao segundo colocado. Líder do campeonato, Casagrande era 9º, com Rossi à sua frente em oitavo e Daniel Serra brigava pela quinta posição.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Na abertura da oitava volta, Átila Abreu ficou parado na pista e foi obrigado a abandonar. Estava em terceiro lugar e em um bom final de semana. Nada de safety-car. Hora da parada dos boxes e o líder foi o primeiro a entrar, assim, Barrichello assume a ponta da corrida, mas que não durou muito, pois ele partiu na marcação do piloto da Eurofarma e fez sua troca de pneu.
A 14 minutos do fim da prova, era hora e vez de Serra ir aos boxes, voltando atrás de Rubens e Jakos. O líder era Cacá Bueno, que fazia volta rápida atrás de volta rápida, 2.8s à frente do então segundo colocado Felipe Lapenna.
Rafael Suzuki foi o último a entrar nos boxes, então, o top-5 ficou assim: Maurício, Barrichello, Jakos, Serra e Bruno Baptista. A dupla da A. Mattheis Vogel vinham na sequência, em sexto (Gabriel) e sétimo (Matías).
Nelsinho Piquet teve problemas de superaquecimento e foi obrigado a abandonar, a nove minutos do fim. Na volta 17, pressão de Casagrande para cima de Bruno Baptista ao final da reta de chegada, quinto lugar para o atual campeão da Stock.
Zonta, por sua vez, usa a cabeça para ir por dentro e bater a carteira de Bueno e Pedro Cardoso, oitavo lugar para o piloto da Shell.
Nas últimas voltas, Maurício tinha 3.5s de vantagem para Barrichello e vinha com uma tocada tranquila para vencer a terceira prova na temporada 2022. O piloto da Full Time voltou ao pódio depois de um jejum incômodo e Andi Jakos, surpresa da corrida 1, completou os três primeiros em Santa Cruz do Sul.
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.