McLaren MP4-23: o carro do primeiro título de Hamilton na Fórmula 1 em 2008
A McLaren começou 2008 diferente: com a saída de Fernando Alonso, Heikki Kovalainen passou a ser companheiro de Lewis Hamilton. E o MP4-23 levou ambos à vitória, mas foi o inglês quem conseguiu o triunfo máximo: o primeiro título na Fórmula 1
A Fórmula 1 começou 2008 com regulamento quase idêntico ao de 2007. Isso, entretanto, não significava vida fácil para a McLaren no desenvolvimento do MP4-23. Depois do escândalo de espionagem do ano anterior, em que os britânicos copiaram informações confidenciais da Ferrari, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) inspecionou o novo modelo para garantir que todas as novidades eram realmente fruto do trabalho da turma de Woking.
As diferenças para o MP4-22 foram pequenas. O carro ganhou maior distância entre eixos, o que viraria tendência nos anos seguintes, e teve um redesenho na asa traseira. O rápido desenvolvimento aerodinâmico do período permitiu novidades como as 'orelhas de dumbo' na frente e a barbatana de tubarão na tampa do motor.
Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! .
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
O projeto foi assinado por Paddy Lowe, engenheiro-chefe e principal projetista da McLaren desde a saída de Adrian Newey em 2006. Neil Oatley, diretor de desenvolvimento, e Simon Lacey, diretor de aerodinâmica, foram outros nomes importantes no projeto. Como todos já estavam na equipe em 2007, não é exagero algum dizer que o MP4-23 foi apenas continuidade do MP4-22, que seria campeão do Mundial de Construtores caso não houvesse 'Spygate' e decorrente desclassificação da equipe.
O carro de 2008 também marcou o primeiro título de Lewis Hamilton na Fórmula 1.