Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Mercedes quer respostas após De Vries despencar de 1º para 10º lugar em Diriyah

Atual campeão da Fórmula E e vencedor da corrida 1, Nyck De Vries liderava disputa em Diriyah quando perdeu desempenho e terminou apenas em décimo lugar, e Mercedes ainda busca entender o porquê

31 jan 2022 - 04h01
Compartilhar
Exibir comentários
Nyck de Vries foi apenas o décimo na corrida 2 em Diriyah, após vencer na estreia
Nyck de Vries foi apenas o décimo na corrida 2 em Diriyah, após vencer na estreia
Foto: FIA Fórmula E / Grande Prêmio

F1 VAI NA CONTRAMÃO DE MUDANÇAS E ESCONDE TESTE EM BARCELONA

A Mercedes ainda não encontrou respostas para a perda de desempenho de Nyck De Vries na corrida 2 do eP de Diriyah — o holandês liderava a prova e despencou para a décima posição, com apenas um ponto somado. Após perder o primeiro lugar para a Venturi de Lucas Di Grassi, o atual campeão foi ultrapassado de forma sequencial por Edoardo Mortara, Robin Frijns, Jean-Èric Vergne, André Lotterer, Jake Dennis, Stoffel Vandoorne, Oliver Rowland e Pascal Wehrlein.

"É complicado quando você não tem o ritmo", disse o atual campeão. "No final, porém, foi nossa culpa já que acredito que simplesmente não fomos rápidos o bastante hoje. Isso acontece para provar mais uma vez que as coisas podem dar errado, mesmo se você tiver um final de semana forte até aquele momento. A janela é estreita, e você rapidamente pode perder tudo", explicou.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Nyck de Vries venceu a corrida 1 do eP de Diriyah, mas perdeu rendimento na segunda prova (Foto: FIA Fórmula E)

A Mercedes ainda está investigando o motivo exato que causou tantas perdas de posição a De Vries, que liderava a corrida até ser ultrapassado por Di Grassi e não conseguiu mais sequer manter contato com os líderes — até mesmo quando ativou o modo ataque pela segunda vez.

O problema pode ser simplesmente uma questão de configuração na Mercedes #17, que pode ter sido pega de surpresa com o andamento das condições do asfalto e as temperaturas — o que leva à perda de equilíbrio e dificulta ainda mais o gerenciamento de energia do carro.

Por outro lado, a perda de desempenho também pode ser relacionada com o fato de que De Vries saiu do traçado durante as disputas na pista com Di Grassi e Vergne, algo que pode ser fatal na Fórmula E. Com a sujeira acumulada fora do caminho dos pilotos, os detritos que grudam nos pneus acabam custando tempo de volta até que se limpem com o andamento da corrida.

No entanto, a possibilidade de ter sofrido danos nas disputas com o brasileiro da Venturi e o francês da DS Techeetah foi descartada — o que levou o chefe da Mercedes, Ian James, a admitir que a equipe vai "gastar algum tempo analisando os dados para garantir que vai melhorar nas corridas seguintes".

Stoffel Vandoorne largou em 12º na corrida de sábado, mas terminou à frente do pole De Vries (Foto: Mercedes)

Do outro lado da garagem, o belga Stoffel Vandoorne — companheiro de equipe de Nyck na Mercedes — conseguiu "limitar os danos" após não conseguir aquecer os pneus na classificação e largar apenas no 12º lugar. O #5 tentou fazer uma corrida de recuperação e escapou de incidentes para ultrapassar De Vries e finalizar com a sétima colocação e o ponto extra pela volta mais rápida.

"Talvez hoje tenha sido um pouco mais difícil do que ontem em termos de ritmo de corrida", admitiu Vandoorne. "Mas foi o melhor que conseguimos fazer nessas circunstâncias, então hoje foi sobre limitar os danos", encerrou.

Na corrida 1, Vandoorne liderava a disputa quando errou na hora de acionar o modo ataque, ao perder o traçado externo da pista. Assim, perdeu a primeira colocação para De Vries, que venceu a disputa. Com o triunfo de Edoardo Mortara na corrida 2, o suíço da Venturi lidera o campeonato seguido pelo atual campeão, em segundo, com Stoffel em terceiro.

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade