Mortara descarta pensar em título e explica ritmo em Marrakech: "Bateria sob controle"
Edoardo Mortara assumiu a liderança da Fórmula E após vencer eP de Marrakech, no último final de semana, mas preferiu deixar para pensar em título no fim da temporada e explicou como conseguiu manter ritmo até o final no Marrocos
COMO FUNCIONAM OS TESTES DO NOVO CARRO GEN3 DA FÓRMULA E?
Edoardo Mortara passou a ser o líder da Fórmula E em um momento crucial na disputa do campeonato, que vai afunilando em sua reta final e entrou em seu penúltimo mês agora, em julho. Com a vitória conquistada no eP de Marrakech, no último sábado (2), o suíço tomou a ponta de Stoffel Vandoorne e se colocou como firme candidato ao título — principalmente considerando seu histórico recente, com quatro pódios seguidos. Após a prova, o #48 celebrou bastante e admitiu surpresa com o ritmo demonstrado pela Venturi.
"É sempre uma surpresa, porque a Fórmula E é tão imprevisível que você nunca sabe o que vai acontecer", admitiu Mortara. "Não sabia que seríamos tão competitivos na classificação e na corrida antes de vir para cá. Marrakech é uma das minhas pistas favoritas e esperava que pudéssemos nos dar bem aqui, então estou adorando. Estou na Lua, super feliz por todos da equipe", celebrou.
Mortara destacou o equilíbrio encontrado no grid da Fórmula E, com disputas muito justas e carros próximos em nível na pista — os componentes principais dos carros são padronizados, restando às equipes a produção do trem de força. E em mais uma corrida marcada por um calor escaldante, conseguir gerenciar a temperatura dos pneus e principalmente da bateria é fundamental na busca por um bom resultado.
Mortara vem em grande sequência, com quatro pódios, e assumiu a liderança no final de semana (Foto: FIA Fórmula E)
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
"É sempre difícil, todas as vitórias são. Você enfrenta competidores difíceis, e obviamente precisa ser melhor do que eles — e muitas vezes é muito difícil", prosseguiu. "Acho que o que fez a diferença foi termos conseguido administrar a corrida melhor do que os outros. Conseguimos manter a energia da bateria e a temperatura sob controle e acho que isso realmente fez a diferença", ressaltou.
Na liderança do Mundial de Pilotos em uma disputa que se mostra extremamente equilibrada — está separado do quarto colocado, Mitch Evans, por apenas 15 pontos —, Mortara preferiu não tecer comentários sobre a busca pelo título e ressaltou que o importante mesmo é ocupar o posto após o encerramento do certame, em agosto, na Coreia do Sul.
"Sim, mas no final, o que conta é depois da última corrida", reconheceu. "Estou extremamente feliz, porque depois de Mônaco estivemos muito longe e estamos com uma fantástica sequência de quatro pódios seguidos. Espero que continue", finalizou o líder do campeonato.
A Fórmula E retorna daqui a duas semanas, com a rodada dupla do eP de Nova York programada para acontecer nos dias 16 e 17 de julho.
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.