Nascar firma parceria com GT Sprint Race e anuncia criação de categoria no Brasil em 2023
O anúncio foi feito na noite de quarta-feira (16). Um dos objetivos, de acordo com o vice-presidente internacional da Nascar, Chad Seigler, é abrir caminho para que pilotos, mecânicos e engenheiros brasileiros avancem para a tradicional série americana de turismo
A partir da temporada 2023, a Nascar vai aterrissar no Brasil. A tradicional categoria americana de turismo anunciou na noite de quarta-feira (16) a criação da Nascar Brasil Sprint Race, a quarta série internacional da divisão e a primeira na América do Sul. O projeto é fruto da parceria com a GT Sprint Race brasileira.
Além do Brasil, a Nascar também realiza a Mexico Series, a Pinty's Series, no Canadá, e a Whelen Euro Series fora dos Estados Unidos. Ao todo, a categoria vai passar por 12 países diferentes em três continentes distintos ao longo de 2023.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
O vice-presidente internacional da Nascar, Chad Seigler, classificou o Brasil como "o local perfeito para a primeira série na América do Sul". "O Brasil é um país vibrante, rico em cultura e na comunidade do automobilismo. A Nascar Brasil Sprint Race nos permitirá mostrar as corridas emocionantes que definem a classe, ao mesmo tempo em que vai oferecer aos fãs brasileiros uma série com a qual eles vão se sentir conectados", salientou.
Seigler disse ainda que a presença da Nascar por aqui vai abrir caminho para que pilotos, mecânicos e engenheiros brasileiros avancem para a classe principal, em solo americano, que é "o auge mundial das corridas de stock car".
Carlos Col, sócio-geral da Nascar Brasil Sprint Race, falou que a parceria com a GT vai ajudar na introdução de mais corridas em pistas ovais no futuro, ressaltando que o anúncio era "um dia histórico para o automobilismo no Brasil. "A Nascar é um esporte americano icônico, e estamos honrados em unir forças para criar a NASCAR Brasil Sprint Race."
A GT Sprint Race foi fundada em 2012 por Thiago Marques, ex-piloto da Stock Car no Brasil. Este ano, a temporada contou com 18 corridas.
Sobre a relação Nascar/Brasil nos últimos 20 anos, três pilotos brasileiros já competiram no tradicional turismo americano: Christian Fittipaldi, que participou de 15 etapas em 2003; Nelsinho Piquet, com 83 corridas nas três séries americanas da Nascar de 2010 a 2016 e três vitórias; e Miguel Paludo, com 81 largadas na Xfinity Series e Truck Series, sendo três na última temporada.
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.