Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Nissan e Mahindra admitem desejo de fornecer motor para equipes clientes na Fórmula E

Com diversas equipes da Fórmula E em busca de um fornecedor de motor para 2023 e Jaguar fora do bolo, Mahindra e Nissan querem ser as próximas produtoras de trem de força do grid

18 fev 2022 - 10h46
Compartilhar
Exibir comentários
Nissan de Sébastien Buemi pode se tornar fornecedora de outra equipe em 2023
Nissan de Sébastien Buemi pode se tornar fornecedora de outra equipe em 2023
Foto: FIA Fórmula E / Grande Prêmio

MERCEDES APRESENTA W13, CARRO PARA A TEMPORADA 2022 DA FÓRMULA 1 | React

Após a confirmação do acordo entre Envision e Jaguar, em que a equipe de Sam Bird e Mitch Evans vai produzir os trens de força para Robin Frijns e Nick Cassidy, Nissan e Mahindra querem ser os próximos fornecedores de motor da Fórmula E. Recentemente, dirigentes das duas equipes deram declarações no sentido de que estão abertos a conversar, mas que ainda não encontraram clientes.

Diretor global de automobilismo da Nissan, Tommaso Volpe afirmou que a equipe estaria procurando uma parceria no grid da Fórmula E. Predecessora da montadora japonesa na categoria, a francesa Renault possuía um vínculo de fornecimento para a Techeetah, inexistente nos dias atuais.

Uma das conversas recentes da Nissan envolveu McLaren e Mercedes, que vai deixar o grid da Fórmula E como equipe de fábrica ao final de 2022. No entanto, a equipe deu indicativos de que pretende permanecer na categoria — como levar os empregados da fábrica a Brackley, na Inglaterra — e negociou com o time de Woking sobre uma possível parceria.

Mahindra de Oliver Rowland também pode se tornar fornecedora de motor em 2023 (Foto: Envision)

Neste cenário, a Nissan seria a responsável por produzir o trem de força da aliança Mercedes-McLaren.

"É um longo processo", adiantou o dirigente, que reconheceu ter conversas em andamento. "Nós também olhamos para isso e temos diferentes opções. Não temos um acordo ainda, ou já teria sido anunciado", disse.

Pelo lado da Mahindra, o chefe Dilbagh Gill revelou que as negociações para fornecer outras escuderias já existe. O indiano ainda brincou sobre o assunto ao revelar que a Envision foi um dos times a sentarem para conversar com sua equipe, antes de optar pelo trem de força da Jaguar.

"Estaríamos abertos à possibilidade. Estamos em conversas com algumas [equipes] neste momento, mas nada está assinado", explicou. "E acho que nesse campeonato, estamos em um estágio em que qualquer fabricante vai começar a ser ligado a uma equipe cliente", opinou.

"Acho que existem benefícios fortes pelo lado esportivo e de desempenho", destacou Gill. "E adoraríamos tentar e ver se conseguimos chegar lá. Infelizmente, Sylvain [Filiippi, chefe da Envision] fez a escolha errada, mas é sua escolha", brincou.

Jaguar já fechou com a Envision e vai produzir os motores da equipe no ano de estreia do carro Gen3 (Foto: FIA Fórmula E)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

A Envision ainda usa o trem de força da Audi na temporada 2022, mas a fabricante já deixou a categoria e a equipe precisou trocar de fornecedor, fechando com a Jaguar. Andretti, Venturi e Mercedes vivem situação parecida: a primeira, fornecida pela BMW, também viu a marca alemã sair da Fórmula E ao final da temporada passada e precisa de um novo motor para a estreia dos carros Gen3 em 2023.

A Mercedes fabrica o próprio motor e o fornece à Venturi, em operação que não vai continuar no próximo ano. Desta forma, as duas equipes também se encontram em posição de procurar um novo fornecedor de motores. A Dragon deixará de ter trens de força produzidos pela Penske pela primeira vez em sete anos de Fórmula E e também busca uma fabricante para 2023.

Entre as que restaram no grid, ainda não ficou claro se NIO e Porsche estão interessadas em fornecer outras equipes da categoria. A Jaguar, por sua vez, já afirmou que não busca um segundo time cliente após fechar com a Envision. Por fim, a DS não confirmou oficialmente se seguirá produzindo motores para a Techeetah na Era Gen3.

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

Grande Prêmio
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade