Norris lidera o TL1 em Suzuka, com Mercedes próxima e destaque para Tsunoda
Lando Norrirs foi o mais rápido no primeiro treino livre do GP do Japão, superando os avanços da Mercedes e cravando 1min28s549, mesmo após uma escapada leve na caixa de brita. George Russell, que liderou boa parte da sessão, ficou 0s163 atrás, seguido por Charles Leclerc, da Ferrari. O TL1 em Suzuka trouxe algumas novidades, […]
Lando Norrirs foi o mais rápido no primeiro treino livre do GP do Japão, superando os avanços da Mercedes e cravando 1min28s549, mesmo após uma escapada leve na caixa de brita. George Russell, que liderou boa parte da sessão, ficou 0s163 atrás, seguido por Charles Leclerc, da Ferrari.
O TL1 em Suzuka trouxe algumas novidades, como o novo asfalto, que eliminou as ondulações visíveis e melhorou o desempenho dos carros. Apesar do bom ritmo da Mercedes com pneus médios e macios, a McLaren mostrou força com uma volta limpa de Norris, sinalizando que segue como referência nesta fase inicial da temporada 2025.
Leclerc ficou 0s4 atrás de Norris, mas ainda terminou à frente de Lewis Hamilton. Na Red Bull, o destaque ficou com Yuki Tsunoda: o japonês teve sua primeira chance com o carro principal da equipe e não decepcionou, ficando apenas 0s107 atrás de Verstappen, em sexto. O neerlandês terminou em quinto.
Outros destaques foram Isack Hadjar, que colocou o carro da Racing Bulls no top-10, superando Liam Lawson, apenas 13°. Já Gabriel Bortoleto, com um carro em versão antiga da Sauber, foi o 20º, ligeiramente atrás de Nico Hulkenberg (17°), que usou as atualizações mais recentes da equipe.
A sessão ocorreu com uma clima ameno em Suzuka (14°C), pista a 35° e rajadas de vento chegando a 50 km/h. O novo traçado de Suzuka exigiu cautela dos pilotos, especialmente por conta da aderência ainda em adaptação. No fim, muitos optaram por simular trechos de corrida, inclusive com pneus macios, considerando a previsão de chuva para o domingo. Norris, apesar da liderança, reclamou da granulação nos pneus dianteiros - o que pode influenciar os ajustes até a classificação.