Script = https://s1.trrsf.com/update-1742411713/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Peugeot: um leão que rugirá ou irá para a toca no WEC?

Com resultados abaixo do que se esperava, a Peugeot dá sinais diversos sobre o seu programa no WEC: parar ou desenvolver um novo carro

20 mar 2025 - 11h03
Compartilhar
Exibir comentários
Peugeot 9X8 Evo em ação nos 1812km do Catar este ano
Peugeot 9X8 Evo em ação nos 1812km do Catar este ano
Foto: Peugeot Sport

Se tem uma marca que tem a observação de boa parte do publico que acompanha o Endurance é a Peugeot. A marca francesa tem uma tradição no esporte e foi uma das primeiras a abraçar o novo regulamento dos Hypercar, vindo com o conceito extremo do 9X8 sem aerofólio traseiro ainda em 2022, se preparando para competir em 2023.

De lá para cá, muito esforço foi feito e os resultados não foram os esperados. Embora tenham tido alguns pontos que deram esperanças (liderança em Le Mans e pódio em Monza 2023 e Bahrein 2024), os comandados de Jean Marc Finot viram que precisavam ser mais competitivos.  Diante disso, uma série de mudanças foram conduzidas e culminaram no 9X8 Evo, estreado em Le Mans do ano passado, que trouxe suspensões diferentes (para adequar ao padrão dos demais, com 29" na frente e 34" atrás no lugar das 31" nas 4 rodas originalmente estabelecido) e uma aerodinamica totalmente nova, incluindo um então inédito aerofólio traseiro.

Estreia do Peugeot 9X8 no WEC nas 6 Horas de Monza de 2022
Estreia do Peugeot 9X8 no WEC nas 6 Horas de Monza de 2022
Foto: Peugeot Sport

Mesmo gastando boa parte dos pacotes de evolução que tinha direito pelas regras, os resultados não vieram. Isso colocou o programa muito em xeque internamente, dado o nivel de recursos dispendidos. Tem que se lembrar que a Peugeot foi uma das que investiu no campo do LMH, que dá uma liberdade técnica maior aos fabricantes.

Desde o ano passado não foram poucas as vozes que diziam que a Stellantis (controladora da marca) poderia transferir a operação para a bandeira da Alfa Romeo ou até mesmo encerrar o time. Em um momento em que a industria automotiva vem tendo inumeros desafios técnicos e estratégicos, todos os recursos devem ser utilizados com bastante cuidado e geralmente os planilheiros optam por cortar os programas esportivos...

Entretanto, algumas notícias vindas da Europa surpreendem positivamente. Diante do cenário de permanência do regulamento até o fim de 2029 e a liberação de mais pacotes de desenvolvimento ("tokens") em 2028 e 2029, o comando da Stellantis teria dado sinal verde para que um novo Hypercar fosse desenvolvido. Isso abriria espaço para que a Peugeot tivesse novamente mais os 5 pacotes de desenvolvimento originais além dos adicionais.  Porém, não está claro se este novo carro viria para 2026.

Em todo caso, a Peugeot vem trabalhando com o que tem para poder chegar mais à frente. Torcemos para que os franceses sigam na pista e façam o rugido do leão se ouvir forte.

Parabólica
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade