Quanto mais, melhor: WEC e IMSA recebem bem novos times
Ao contrário da F1, os times recebem os novos carros das classes principais do WEC e do IMSA com bastante cordialidade e sem restrições
Não é à toa que a o FIA WEC tem atraído as atenções. Uma situação que acaba por deixar o publico impressionado é o tratamento aos novatos. Tudo bem que interessa ao campeonato ganhar corpo ainda mais diante de uma mudança de regulamento e de um grid que vem sendo recomposto. Mas é uma posição totalmente diferente do que a F1, onde vemos times quase implorando para que novas equipes não entrem no campeonato.
A notícia de que a Aston Martin deve se juntar à classe Hypercar (GTP no IMSA) em 2025 foi recebida com muito otimismo pelos demais times. Ao menos, para consumo externo.
Quanto mais, melhor. Esta é a frase que melhor resumiria a postura dos principais dirigentes dos fabricantes dos Hypercar nas duas categorias. David Salters, Presidente da divisão americana de competições da Honda, se declarou animado e, antes de tudo, lembrar do entretenimento.
“Estamos aqui para promover nossas marcas, desenvolver nossos engenheiros e, principalmente, entreter os fãs que chegam e ter algo que os incentive a acompanhar. Acho que mais carros e mais construtores de nome definitivamente ajudam. Estou muito animado com este anúncio e ver também a Lamborghini no próximo ano”.
Mas mesmo com toda a animação, há uma questão que os preocupa. Embora o regulamento técnico do IMSA e do FIA WEC sejam convergentes, há dúvidas de como isso se dará no IMSA. No FIA WEC, temos carros construídos dentro do regulamento do IMSA (Porsche e Cadillac, os LMDh), mas não vimos ainda carros do regulamento FIA WEC (LMH) indo para o campeonato norte-americano.
Um dos que externou esta preocupação foi o responsável pelo programa de Hypercar da Porsche, Urs Kutrale. Segundo ele, a vinda da Aston Martin é muito bem-vinda, mas “uma coisa que tem que ser esclarecida – e sei que tem gente trabalhando nisso – é a convergência entre os LMH e os LMDh”.
“Neste campo, ainda temos muitas perguntas que ainda devem ser respondidas. Mas como disse, tem gente trabalhando nisso e estou confiante que uma solução será encontrada”, respondeu Kutrale ao site Sportscar365.
A Aston Martin já começou os trabalhos de preparação do Valkyrie na Europa e um dos pilotos de teste deverá ser dinamarquês Nicki Thiim, que foi campeão com a marca em 2016 e 2019/20 usando o Vantage na LM GTE Pro. Em seu Instagram, já postou imagens andando com o modelo....