Quem é quem na empolgante disputa pelo título da Stock Car
Stock Car Pro Series chega a Interlagos com quatro pilotos disputando o título – três deles já têm títulos na categoria
A temporada 2022 da Stock Car Pro Series entra em seu fim de semana derradeiro com a disputa pelo título completamente em aberto. Nada menos que quatro pilotos largarão em Interlagos com chances reais de faturar o campeonato: Rubens Barrichello, Daniel Serra, Gabriel Casagrande e Matías Rossi.
O líder do campeonato é Rubens Barrichello. O veteraníssimo piloto de 50 anos briga por seu segundo título da Stock – o primeiro veio em 2014. Rubinho tem 298 pontos e, por ter vantagem na tabela, pode ser campeão mesmo sem vencer nenhuma das duas provas que serão realizadas no domingo.
Mas a vitória é questão de honra: Rubinho foi criado vizinho ao autódromo de Interlagos e nunca escondeu que essa é sua pista favorita no mundo. Apesar disso, a vitória nunca veio. Ele soma 30 triunfos entre Fórmula 1 e Stock Car, mas nenhuma na pista que é sua segunda casa. Para ele, tão importante quanto o título é, finalmente, poder comemorar uma vitória em Interlagos.
Título: 1
Vitorias: 19
Poles: 12
Pontos: 298
Equipe: Full Time
O segundo na tabela é outro piloto experiente tanto na Stock Car quanto fora do Brasil: Daniel Serra, que se divide como piloto na Stock pela Eurofarma RC, e na categoria LMGTE Pro do Mundial de Endurance, pela Ferrari (AF Corse).
O filho do lendário Chico Serra chega à Interlagos com 290 pontos. Daniel tem números parecidos com os de Rubinho em sua carreira na Stock, mas faz valer sua incrível regularidade para acumular três títulos. Se vencer mais esse, Daniel ultrapassa a marca de seu pai e se torna o Serra com mais títulos de Stock Car.
Títulos: 3
Vitórias: 21
Poles: 13
Pontos: 290
Equipe: Eurofarma RC
Gabriel Casagrande é mais um campeão da Stock que segue na briga pelo campeonato de 2022 o terceiro na pontuação do campeonato, com 288 pontos. O piloto da A. Mattheis Vogel se tornou a sensação das últimas temporadas da Stock. Aos 27 anos, ele luta pela honraria de ser o mais jovem bicampeão da história.
Títulos: 1
Vitórias: 7
Poles: 6
Pontos: 288
Equipe: A. Mattheis Vogel
O último dos postulantes ao título da Stock é o único que ainda não é um campeão da categoria. Trata-se de Matías Rossi. O argentino de 38 anos corre pela marca de se tornar o primeiro estrangeiro campeão da categoria.
Em sua terceira temporada no Brasil, Rossi vive sua melhor fase no país, tendo conquistado vitórias em Interlagos e no Velo Cittá ao longo do ano. Os 268 pontos acumulados o mantêm vivo na briga, mas ele só poderá sair campeão se conseguir bons resultados e puder contar com alguns tropeços dos pilotos à sua frente.
Títulos: 0
Vitórias: 2
Poles: 0
Pontos: 268
Equipe: A. Mattheis Vogel
A classificação acontece no sábado (10), às 14h40. O pole soma 2 pontos, que podem ser fundamentais em um campeonato tão equilibrado quanto o atual. Em uma disputa assim, cada ponto conta.